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Administração Corporativa

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Apresentação em tema: "Administração Corporativa"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Corporativa
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

2 Administração Estratégica - Visão Hierárquica
Administração de Nível Corporativo Missão e Objetivos Administração de Nível Divisional Estratégias Administração de Nível Funcional Táticas/Políticas

3 (Carteira Estratégica) Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Matrizes de Portfolio (Carteira Estratégica) Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

4 Matrizes de Portfolio São técnicas desenvolvidas com o objetivo de expor as operações de uma empresa diversificada na forma de um ‘portfolio’ de negócios e: 1. São aplicadas ao desenvolvimento de uma estratégia a nível de uma corporação como um todo; 2. Auxiliam na revisão das unidades individuais.

5 Parcela de Mercado Relativo
Matriz BCG - De Crescimento / Parcela Parcela de Mercado Relativo (Geração de Caixa) Alto Baixo Estrela Fluxo de Caixa +ou- Modesto Ponto de Interrogação ? Grande Fluxo de caixa Negativo Alto Crescimento (Uso de caixa) Fluxo de caixa ótimo 10% Vaca Caixeira Grande fluxo de caixa positivo Cão Fluxo de Caixa +ou- Modesto Baixo 1,0

6 Matriz BCG Ideal Campeões de Vendas em ‘Vaca Caixeira’ Alguns em ‘Estrela’ Poucos em ‘Ponto de Interrogação’ Muitos poucos ou nenhum em ‘Cão’

7 Matriz BCG - Estratégias Básicas
CRESCER - ‘Ponto de Interrogação’ MANTER - ‘Vaca Caixeira’ APROVEITAR AO MÁXIMO - ‘Vaca Caixeira’, ‘Ponto de Interrogação’; ‘Cão’ ABANDONAR - ‘Cão’

8 Atratividade de Mercado e Posição Competitiva
Forte Média Baixa Alta Proteger a posição Investir para crescer Concentrar esforços para manter superioridade Investir para ganhar Buscar a liderança Usar os pontos fortes para atuar seletivamente Reforçar áreas vulneráveis Atuar seletivamente Focar pontos fortes Superar pontos fracos Retirar-se caso não haja possibilidade de crescimento na posição compeitiva Média Atuar seletivamente Investir em segmentos atrativos e realizar ações para conter a concorrência Rentabilidade via aumento de produtividade Atuar seletivamente Proteger a posição atual Concentrar investimentos e segmentos onde o lucro é bom e o risco relativamente baixo Expansão limitada Procurar formas de expansão sem alto risco e minimizar as operações Baixa Proteger e buscar reposicionamento Procurar ganhos correntes Manter a posição Forçar ganhos de curto prazo Proteger posição nos segmentos mais lucrativos Minimizar investimentos Preparar a saída ou desinvestir Maximizar retorno de caixa Cortar custos fixos

9 Matriz McKinsey Atratividade/Posição Competitiva

10 Principais Limitações:
Matrizes de Portfolio Principais Limitações: Parcela de mercado ser um bom indicador (BCG) Crescimento de mercado ser um bom indicador Julgamentos subjetivos (McKinsey) podem levar à manipulação

11 Estratégia - Nível Corporativo
Moacir de Miranda Oliveira Junior 1

12 Principais Questões sobre Estratégia Corporativa
1. Em quais negócios a corporação deve atuar? 2. Como a corporação deve administrar as suas unidades de negócios? Estratégia Corporativa corresponde ao todo da corporação que representa mais que a soma das unidades de negócio 11

13 Níveis e Tipos de Diversificação
Baixos níveis de diversificação Negócio Único > 95% das receitas provém de um negócio único. Ex. Wm. Wrigley Jr. Company A Negócio Dominante Entre 70% e 95% das receitas provém de um negócio único. Ex. Kellog B A Níveis médios a altos de diversificação < 70% das receitas de negócio dominante; todos os negócios compartilham a integração de produtos, tecnologia e distribuição. Ex. Xerox e Procter & Gamble Relacionado compartilhado A B C Relacionado limitado (inclui relacionados e não relacionados) < 70% das receitas provém de negócios dominantes e as interligações entre os negócios são limitadas. Ex. General Electric A B C Níveis muito altos de diversificação A B C < 70% das receitas provém de negócios dominantes e não há interligações entre negócios. Ex. Samsung. Não relacionados 15

14 Premissas da Estratégia Corporativa
1. A competição tem lugar no nível das unidades de negócios 2. A diversificação inevitavelmente acrescenta custos e restricões às unidades de negócios 3. Os acionistas podem também facilmente diversificar

15 Testes Essenciais da Estratégia Corporativa
1. O setor é realmente atraente? 2. Qual o custo de entrada no setor? 3. A diversificação vai valer a pena?

16 Conceitos da Estratégia Corporativa
Gerência de carteira Reestruturação 3. Transferência de habilidades (conhecimento) 4. Compartilhamento de atividades

17 Estratégia Corporativa – Gerência de Carteira
Baseia-se na diversificação através de aquisição e a corporação deve: Fornecer capital Transmitir técnicas profissionais de gestão Objetivos Análise imparcial dos resultados das unidades

18 Estratégia Corporativa – Reestruturação
Baseia-se na ativa reestruturação de unidades de negócios com potencial não realizado, implicando em: Identificar organizações ou setores inteiros não completamente desenvolvidos Frequentemente trocando toda a equipe de gerentes da unidade Mudando a estratégia Introduzindo novas tecnologias Revendendo partes desnecessárias ou desconexas Cilada: Dificuldade de desfazer-se das unidades reestruturadas

19 Estratégia Corporativa – Transferência de Habilidades
Baseia-se no conceito de sinergia e inter-relacionamentos entre empresas diferentes, a partir da análise da cadeia de valores de diferentes negócios. As semelhanças entre as unidades devem realizar as três condições seguintes: As atividades envolvidas nos negócios são suficientemente semelhantes; A transferência de habilidades envolve atividades de importância para a vantagem competitiva; As habilidades transferidas representam uma fonte de vantagem competitiva para a unidade que as recebe.

20 Estratégia Corporativa – Compartilhamento de Atividades
O compartilhamento de atividades pode aumentar a vantagem competitiva pela redução de custos ou elevando a diferenciação. Redução de custos pode ser obtida: Através de economias de escala Percorrendo mais rapidamente a curva do aprendizado A empresa precisa colocar em ação ‘mecanismos horizontais’ que estimulem o compatilhamento, incluindo: 1.Forte sentido de identificação com a corporação 2.Missão que enfatize a integração das unidades 3. Incentivos que premiem além da unidade 4. Forças-tarefa envolvendo além das unidades


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