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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
4 . TEORIAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA 4.1 Teoria da Vantagem Competitiva de Porter 4.2 Foco indústria e organização 4.3 As 5 forças de Porter

2 VANTAGEM COMPETITIVA Necessidade de obtenção de requisitos e desenvolvimento de atributos que nos propicie melhores condições de competir em relação às condições de nossos oponentes.

3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA
VANTAGEM COMPETITIVA ESTRATÉGIA COMPETITIVA Melhor posição no mercado, medido pela rentabilidade Conhecimento sobre seu nicho de atuação Liderança de custo Diferenciação Enfoque

4 VANTAGEM COMPETITIVA A rentabilidade analisa os resultados da empresa considerando os investimentos (custos) feitos com as atividades habituais do negócio (compra de estoques, o pagamento de comissões para vendedores, etc) Capacidade que o empreendimento tem para recuperar o investimento inicial realizado ao longo do tempo

5 VANTAGEM COMPETITIVA LIDERANÇA DE CUSTO Capacidade da empresa produzir um produto, com o custo menor que o seu concorrente. Busca por economia de escala, tecnologia patenteada, acesso preferencial a matéria – prima, etc

6 VANTAGEM COMPETITIVA DIFERENCIAÇÃO
O produto é considerado único por seus clientes Os atributos valorizados pelos clientes são específicos para cada negócio (imagem, valor da marca, tecnologia empregada) Satisfazendo o cliente, a empresa será recompensada com um preço – prêmio.

7 Atendimento melhor ao seu alvo estratégico
VANTAGEM COMPETITIVA FOCO Atendimento melhor ao seu alvo estratégico Alvo estreito, de tal forma que a empresa consiga atender um segmento de mercado mais localizado ou restrito.

8 CADEIA DE VALOR DE PORTER

9 4.1 TEORIA DA VANTAGEM COMPETITIVA
Atributos que permitem superar os concorrentes. Preço Marca e design da marca Tendências Motivação dos funcionários Apoio ao cliente Localização geográfica

10 AS 5 FORÇAS DE PORTER Usado na segmentação de mercado
Abertura de um novo negócio Definição de estratégia Identifica os riscos inerentes de um segmento Evidencia a dependência de um único fornecedor Aponta ameaças que possam surgir através de fortes concorrentes.

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12 1 – RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES
AS 5 FORÇAS DE PORTER 1 – RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES Um mercado ou segmento específico que tenha uma alta rivalidade entre os concorrentes pode não ser atrativo para algumas empresas, pois a disputa entre preços pode possivelmente diminuir a lucratividade. Yanaze (2005, p. 122)

13 AUMENTO DA RIVALIDADE Concorrentes numerosos ou equilibrados Setor com grande número de empresas ou poucas, porém equilibradas em relação a tamanho e recursos. Setor com poucas empresas, altamente concentradas, os líderes podem impor regras ou meios como liderança de preços.

14 AUMENTO DA RIVALIDADE Crescimento lento da indústria Na expansão da participação do mercado, o crescimento lento da indústria transforma a concorrência em um jogo, provocando uma situação muito mais instável.

15 AUMENTO DA RIVALIDADE Custos fixos ou de armazenamento altos as empresas com custos fixos elevados, quando existe excesso de capacidade, provocam uma forte pressão que resulta numa rápida redução de preços.

16 AUMENTO DA RIVALIDADE Grandes interesses estratégicos Os objetivos de determinadas empresas consistem no estabelecimento de uma posição sólida no mercado em sacrifício da lucratividade, aumentando assim a instabilidade e a concorrência na indústria.

17 AS 5 FORÇAS DE PORTER 2 - PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES
Número de fornecedores é pequeno, gera uma dependência prejudicial para a empresa, o fornecedor passa a ter maiores poderes parar negociar preços, prazos e formas de pagamento, sem permitir muitos argumentos de negociação para seus clientes. Esta dependência pode impactar diretamente a lucratividade do negócio. FALÊNCIA DO FORNECEDOR FORNECEDOR FORNECEDOR TROCA DE CLIENTE

18 AS 5 FORÇAS DE PORTER 3 - PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES Se o negócio é altamente dependente de poucos clientes, a empresa é altamente dependente e sem poder de negociação. Os consumidores têm cada vez mais informação de produtos e concorrência

19 AS 5 FORÇAS DE PORTER 4 - AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES
A entrada de concorrente direto consome parte do “marketshare” forçando o investimento de mais recursos em publicidade, diminuindo assim os resultados do negócio. Barreiras de entrada e de saída são limitações para o ingresso de novas empresas em um segmento Quanto menores as barreiras de entrada e saída maiores são as chances de novos concorrentes entrarem e saírem desse mercado.

20 AS 5 FORÇAS DE PORTER BARREIRAS DE ENTRADA - Empresas já atuantes
- Produtos diferenciados Alto investimento inicial - Dificuldade de distribuição - Restrições, patentes, licenças - Matéria prima escassa BARREIRAS DE SAÍDA  - Instalações compartilhadas - Implicações políticas - Implicações com a comunidade

21 X AS 5 FORÇAS DE PORTER 5 - AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS
Satisfazer a mesma necessidade do consumidor. A Xerox demorou a notar que estava perdendo espaço para a HP com suas impressoras. A Kodak, líder disparada no mercado de filmes fotográficos, demorou para entrar no mercado de fotografia digital e viu a Sony tomar conta do seu mercado. Os perfumes eram líderes de vendas em datas comemorativas como natal e dia das mães, mas perderam espaço para celulares e tablets como concorrentes indiretos. X

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