Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlessandra Marques de Sousa Alterado mais de 7 anos atrás
2
GRUPO POSITIVO
8
© apops / / Fotolia. (Adaptado).
9
© apops / / Fotolia. (Adaptado).
10
Investimento do Grupo Positivo no Curso de Pedagogia
= FUTURO DA EDUCAÇÃO
11
Cursos de Pedagogia nas modalidades:
Presencial EAD Semipresencial
12
Estrutura das disciplinas semipresenciais (80 h)
Material didático (ebook, vídeo-aulas, mapas conceituais) e atividades de aprendizagem desenvolvidas exclusivamente para a disciplina, disponíveis no AVA; Acompanhamento e orientação de um professor-tutor no desenvolvimento das atividades online e no processo de ensino-aprendizagem. Aulas presenciais quinzenais, ministradas pelo professor presencial da disciplina, com o uso de metodologias ativas.
13
Metodologias ativas
14
ESCOPO DO CURSO DE PEDAGOGIA
15
DIFERENCIAIS DO CURSO
16
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO caracteriza-se como um conjunto de atividades de aprendizagem construído por meio da integração da teoria com a situação real de trabalho, levando em conta os meios social, profissional e cultural, em que o futuro pedagogo estará inserido.
17
O aluno tem a OPORTUNIDADE de entrar em contato com a realidade profissional, complementando sua formação acadêmica quanto ao desenvolvimento de competências importantes, como responsabilidade, compromisso, pensamentos crítico e inovador. Essa aproximação é FUNDAMENTAL, pois é na ação e na vivência do cotidiano que o conhecimento da experiência do fazer pedagógico assume significado, para saber observar, descrever, registrar, interpretar e problematizar e, consequentemente, propor alternativas de intervenção. (PIMENTA, 2001, p. 76)
18
Responsabilidade da UP
19
PROPOSTA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA
20
Estágio 1- Introdução – Mapeamento da Escola
Estágio 2 - Educação Infantil Estágio 3 - Ensino Fundamental Estágio 4 - Ensino Fundamental e Gestão TCC - Projeto de Intervenção
21
RECEPÇÃO AOS CALOUROS METODOLOGIA DO CURSO
22
METODOLOGIA O princípio da aprendizagem esta pautada na prática (action learning); Comunicação bidirecional entre aluno, professores-tutores e coordenadores; O percurso de aprendizagem prevê que a aprendizagem aconteça de forma cumulativa e formativa, com base em questionamentos e problematizações; Equipe de professores-tutores é composta por especialistas, mestres e doutores que acompanham todo processo de construção do conhecimento, por meio das atividades que serão propostas no seu percurso de estudo.
23
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA
24
PROPOSTA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO 1 INTRODUÇÃO | MAPEAMENTO
25
Vídeo inicial/Leitura do e-book e videoaula
Atividades de Observação- Roteiro e observação in loco (Encontro Presencial) Estruturação do Plano de Aula Aprovação do Plano de Aula (Encontro síncrono no ambiente virtual de aprendizagem) Regência Avaliação da Aula (Documentos específicos)
26
VÍDEO EXPLICATIVO - INICIAL
28
Calendário Entendendo a Disciplina / E-book e videoaula Atividades/Parada para a prática Documentos Fale com a professora Tira dúvidas Mensagens do Curso Avisos Tutoriais Comunicados do Curso
29
ESCOLHA DAS ESCOLAS
30
COMO PREENCHER FICHA FREQUÊNCIA?
31
DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES
34
PARADA PARA A PRÁTICA
35
PARADA PARA A PRÁTICA
36
MOMENTOS DE INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO
RECEPÇÃO AOS CALOUROS MOMENTOS DE INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO 1- ENCONTRO PRESENCIAL 2- ENCONTRO SÍNCRONO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
37
PROPOSTA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁGIO 2 – EDUCAÇÃO INFANTIL
38
Vídeo inicial/Leitura do e-book e videoaula
(Encontro Presencial) Atividades de Observação- Roteiro e observação in loco Estruturação do Plano de Aula (Encontro síncrono no ambiente virtual de aprendizagem) Aprovação do Plano de Aula Aula propriamente dita Avaliação da Aula (Documentos específicos)
39
PROJETO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA
RECEPÇÃO AOS CALOUROS
40
Art. 1o Fica instituída a Monitoria Voluntária (não remunerada) nos cursos de Graduação à distância da Universidade Positivo (UP), a ser realizada no respectivo ano letivo, por alunos da Graduação, como auxiliares de professores em tarefas de ensino. § 1o Ao monitor, sob orientação e responsabilidade do professor, compete: Auxiliar as atividades didáticas da disciplina, conforme plano de monitoria. Facilitar o relacionamento entre os professores e os alunos visando a uma maior eficácia na execução do plano de ensino da disciplina. Acompanhar a disciplina, apresentando sugestões ao professor. Conhecer e obedecer aos termos e exigências desta Resolução.
41
Monitoria voluntária – Projeto piloto EAD – para o Estágio Supervisionado
Foco: fortalecimento teoria/prática – proximidade professor-tutor/aluno Alunos das três modalidades do curso, que já tenham cursado a disciplina podem ser monitores Monitor fica vinculado ao Apoio pedagógico/professor tutor CH semanal/Horário a ser definido de acordo com cada vaga/aluno Para ampliação do projeto para outras disciplinas
42
NÃO FIQUE DE MÃOS ATADAS, ESTEJA PREPARADO TAMBÉM PARA AS SITUAÇÕES INESPERADAS, BUSCANDO SEMPRE ESCLARECER DÚVIDAS QUE SURGIREM
43
Josemary Morastoni josimora@up.edu.br
Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática. FREIRE, Paulo. A educação na Cidade, p. 58. Josemary Morastoni
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.