A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matriz de Referência e Escala de proficiência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matriz de Referência e Escala de proficiência"— Transcrição da apresentação:

1 Matriz de Referência e Escala de proficiência
ADEPE-MT

2 ADEPE-MT MATRIZ DE REFERÊNCIA

3

4

5

6

7 MATRIZ DE REFERÊNCIA O que é?
A matriz de referência serve para explicitar os critérios sobre os itens a serem avaliados. Segundo o caderno da ADEPE: “As Matrizes de Referência indicam as habilidades que se deseja avaliar nos testes da ADEPE-MT.” “Importa registrar que as Matrizes de Referência são uma parte do Currículo, ou Matriz Curricular” (MATO GROSSO, SEDUC, 2016, p. 14).

8 Matriz de Referência O que são descritores?
“Os descritores descrevem as habilidades que serão avaliadas por meio de itens que compõem os testes de uma avaliação em larga escala” (MATO GROSSO, SEDUC, 2016, p. 14).

9 ESCALA DE PROFICIÊNCIA O QUE É?
ADEPE-MT ESCALA DE PROFICIÊNCIA O QUE É?

10 Escala de proficiência O que é?
“A escala de proficiência tem o objetivo de traduzir medidas de proficiência em diagnósticos qualitativos do desempenho escolar. Ela orienta, por exemplo, o trabalho do professor com relação às competências que seus estudantes desenvolveram, apresentando os resultados em uma espécie de régua em que os valores de proficiência obtidos são ordenados e categorizados em intervalos. Esses intervalos indicam o grau de desenvolvimento das habilidades para os estudantes que alcançaram determinado nível de desempenho” (MATO GROSSO, SEDUC, 2016, p. 24) [grifo nosso].

11 Composição da escala de proficiência
A escala de proficiência é composta de: Domínios Competências Descritores Padrões de desempenho

12 Composição da Escala de proficiência

13

14 Objetivos de aprendizagem como expectativas de aprendizagem
Citação da nota de esclarecimento da SEDUC

15 O QUE SÃO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM?
“Um objetivo de aprendizagem representa um ideal a ser atingido, ou uma expectativa de aprendizagem,” “que pode ser consolidado num período relativamente curto de tempo ou estar em permanente construção.” (MATO GROSSO, SEDUC, 2016, p. 1) [grifo nosso].

16 “Para sua construção e consolidação é necessário que seja trabalhada uma série de conteúdos e realizadas diversas atividades, com uso de metodologias diversificadas.” (MATO GROSSO, SEDUC, 2016, p. 1).

17 Referências bibliográficas
MATO GROSSO. SEDUC. Coordenadoria de Ensino Médio. Nota de esclarecimento. SEDUC, MATO GROSSO. SEDUC. UFJF. CAED. Cadernos pedagógicos da ADEPE-MT. Disponível em: < Acesso em 22/09/2016.


Carregar ppt "Matriz de Referência e Escala de proficiência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google