A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA: um estudo das revistas da base de dados Scielo – CIÊNCIAS HUMANAS Maria Júlia Búrigo Trento¹ Regina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA: um estudo das revistas da base de dados Scielo – CIÊNCIAS HUMANAS Maria Júlia Búrigo Trento¹ Regina."— Transcrição da apresentação:

1 REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA: um estudo das revistas da base de dados Scielo – CIÊNCIAS HUMANAS Maria Júlia Búrigo Trento¹ Regina Ingrid Bragagnolo Programa UNISUL de Iniciação Científica – PUIC Psicologia – Campus Pedra Branca Introdução: A adolescência é uma temática central na psicologia, pois esta diz respeito a um processo de desenvolvimento da vida do sujeito onde os aspectos biológicos, psicológicos e sociais estão em transformação, interferidos pela cultura e a fase em que este vive. Compreender as representações sociais da sexualidade, é compreender as práticas sociais dos adolescentes, pois esses envolvem componentes afetivos, mentais e sociais. Segundo Jodelet (1998), em uma conceituação mais clara e precisa, vê as representações sociais como sendo uma forma de conhecimento, socialmente elaborada e partilhada, tendo uma visão prática para a construção de uma realidade comum a um conjunto social. Objetivo: Compreender as representações sociais da sexualidade em adolescentes nas publicações da base de dados do Scielo. Metodologia: Baseou-se em uma metodologia qualitativa, com delineamento bibliográfico. A coleta de dados deu-se através das revistas da base de dados Scielo, que tratam exclusivamente da sexualidade e adolescência, podendo ser verificado 16 artigos nesses moldes. Realizou-se também a confecção do protocolo de registro,. com categorização dos autores, instituição de origem, temática principal, conceito de sexualidade, abordagem psicológica, palavras-chave, periódico, ano e acesso. Distinguiu-se ainda os diversos tipos de citações como por exemplo a citação textual, a paráfrase, e a síntese, ao mesmo tempo em que foram feitas análises de conteúdos envolvendo pré-analise, exploração do material e por ultimo a categorização Resultados: Foram classificadas 3 categorias decorrentes do tema sexualidade, identificando nas mesmas as seguintes categorias: Na categoria sexualidade vinculada a questões sócio-culturais, foi possível verificar uma grande permanência dos conceitos ligados à sexualidade dos adolescentes, onde dos 16 artigos analisados, 4 fizeram uma grande menção a esta perspectiva. Já no que diz respeito às narrativas dos adolescentes que se pronunciaram em relação ao tema proposto, observou-se que apenas 2 artigos vinculam tais narrativas às construções sócio-culturais, concluindo então que os mesmos não dão muita importância a essas questões frente a sua sexualidade. Na categoria sexualidade vinculada ao ato sexual, identificou-se 9 artigos referindo-se a este aspecto, e ao contrário dos conceitos de sexualidade envolvendo questões sócio-culturais identificou-se pouca ênfase nos conceitos de sexualidade ao mesmo tempo em que uma permanência muito grande das narrativas dos adolescentes nesta categoria. Além disso, em relação aos conceitos dos autores acerca da sexualidade vinculada ao ato sexual, foi possível perceber também que os adolescentes do sexo masculino atrelam-se a uma prática de iniciação sexual enquanto experiência que marcam sua virilidade, ao mesmo tempo em que há uma cobrança social da virgindade em relação aos adolescentes do sexo feminino. Na terceira e última categoria, sexualidade vinculada à prevenção, dos 16 artigos analisados, 7 ressaltaram-na tanto nos conceitos de sexualidade como também nas narrativas dos adolescentes. Mas independente de tais resultados, pode-se confirmar que todos os 7 artigos mostraram visivelmente uma preocupação e importância relacionados à prevenção, visando evitar maiores riscos futuros. Ressaltou-se ainda nesta categoria, uma relação marcante entre as práticas educativas e a saúde pública. Considerações: A partir do estudo destas três categorias (ato sexual, sociocultural e prevenção), identificou-se uma característica bastante marcante e comum entre elas: as discussões de gênero. Mostra-se evidente que diferentes maneiras de homens e mulheres se desenvolverem e assumirem formas de ser e estar no decorrer da história, interferem diretamente na construção de significados acerca do que cada um considera como sendo sexualidade. Até hoje, adolescentes do sexo feminino são detentoras de uma educação mais rígida, que as fazem pensar e agir de acordo com seu sexo. Assim, a formação da identidade de gênero como também a representação da sexualidade para os adolescentes, relacionam-se com as aprendizagens, significações e internalizações que cada um faz ao longo de sua constituição, levando-se em conta o ambiente em que este está inserido, sempre pautado no tempo e espaço. REFERÊNCIAS COSTA, Denise Duarte Grafulha da; LUNARDI, Valeria Lerch; Universidade Federal de Santa Catarina. Adolescência e sexualidade: a enfermagem na construção de um processo educativo fundamentado em Paulo Freire /. Florianópolis, f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. GARCIA, Sandra M. Homens e Masculinidade: Conhecer os homens a partir do gênero e para além do gênero. São Paulo: ECOS, 2001. GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora UNESP, 1993. GOMES, Romeu Sexualidade masculina e saúde do homem: proposta para uma discussão. Rio de Janeiro: Ciência & Saúde Coletiva, p LYRA-DA-FONSECA, J.L.C. Paternidade adolescente: da investigação à intervenção.In: ARILHA, Margareth, RIDENTI, Sandra, MEDRADO, Benedito(org) Homens e Masculinidade: outras palavras. São Paulo: Ecos e Ed. 34, 1998. LOURO, Guacira Lopes. (2003). Currículo, gênero e sexualidade: o “normal”, o “diferente” e o “excêntrico.” In: LOURO, G. L.; NECKEL, J. F.; GOELLNER, S. V. (orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes. LOYOLA, Maria AndréA. (1999). A sexualidade como objeto de estudo das ciências humanas. In: HEILBORN, Maria Luiza (org.) Sexualidade: o olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: Zahar Ed.. SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Rio de Janeiro: Educação e Realidade, 1995. SIQUEIRA, Maria J. T. Masculino, Feminino, Plural: A constituição da identidade masculina: homens das classes populares em Florianópolis. Florianópolis: Mulheres, 1998. Apoio financeiro: Unisul [1] Graduanda do Curso de Psicologia da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina e bolsista do Programa UNISUL de Iniciação Científica (PUIC).


Carregar ppt "REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA: um estudo das revistas da base de dados Scielo – CIÊNCIAS HUMANAS Maria Júlia Búrigo Trento¹ Regina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google