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PublicouJonathan Adriano Bicalho Palma Alterado mais de 6 anos atrás
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Cenários de aprendizagem Formação inicial Xadrez Artefacto digital 1
Tânia Ferreira, n.º Licenciatura Educação, UAB
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Conteúdos a explorar O tabuleiro e as peças
As regras do jogo de Xadrez Movimentos das Peças O xadrez e as ferramentas digitais
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Competências a desenvolver nos alunos
Competências cognitivas : concentração, planeamento, estratégia, inteligência espacial, raciocínio lógico e abstrato e criatividade Competências relacionais : trabalhar as relações interpessoais competitividade/cooperação Competências digitais : melhorar a literacia digital, utilizar ferramentas digitais para elaborar e criar conteúdos online relacionados com o xadrez
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Objetivos de aprendizagem
Conhecer e compreender as regras do jogo de xadrez Identificar as peças e os seus movimentos Aplicar o conhecimento adquirido em ambientes digitais (Xadrez online, aplicações telemóvel) Utilizar ferramentas digitais para a produção de conteúdos
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Ferramentas tecnológicas mobilizadas
Apresentação diapositivos (Powerpoint, Prezi) Construção de animações e de vídeos (Animoto, Go!Animate) Ferramenta de construção de Blog (Blogger) Aplicações moveis de xadrez Jogos de xadrez online Ferramenta de produção de Quizz (Kubbu)
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Operacionalização do uso das ferramentas tecnológicas
Utilização das apresentações para explicar as regras, apresentar as peças e tabuleiro. Utilização de animações e vídeos para demonstrar os movimentos das peças e exemplos de jogadas Utilização do Blog para registo das aprendizagens adquiridas Utilização das aplicações móveis e ambientes online para treino, jogo e avaliação das aprendizagens
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Cenário de aprendizagem
Pretende-se com esta formação que os formandos adquiram conhecimento sobre o jogo de xadrez, as peças, algumas aplicações móveis e jogos online existentes. Também se pretende que os formandos trabalhem colaborativamente na produção do blog como registo das suas aprendizagens.
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8 Momentos da Formação 1.º Momento 2.º Momento
Uso das ferramentas digitais (powerpoint) para apresentar o Xadrez, tabuleiro e peças Os formandos elaboram uma apresentação sobre as regras do xadrez, sobre o tabuleiro e as diferentes peças Regras do jogo com recurso a apresentações powerpoint e prezi Os formandos elaboram apresentações e animações para ilustrar os movimentos das diferentes peças do xadrez
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5.º Momento 6.º Momento identificação de aplicações móveis e online de Xadrez Os formandos constroem uma lista de sítios online e aplicações moveis disponíveis para o jogo do xadrez. Esclarecimento de dúvidas e visionamento de jogos de xadrez Visionamento de jogos de xadrez e/ou jogadas específicas em vídeos do youtube. O formador esclarece as dúvidas que vão surgindo e promove o debate entre formandos.
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3.º Momento 4.º Momento Quizz
Treino do jogo de xadrez em diferentes ambientes online e aplicações moveis Os formandos experimentam o que aprenderam em diferentes ambientes, jogando com colegas da turma, jogando online com pessoas aleatórias ou contra o computador. Experimentam igualmente o jogo de xadrez através das aplicações moveis Quizz Os formandos respondem a um questionário online com perguntas sobre xadrez para aferir os conhecimentos adquiridos
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7.º Momento 8.º Momento Torneio de xadrez
Os formandos organizam um torneio de xadrez entre colegas numa plataforma online ou móvel à escolha. Apresentação dos blogs colaborativos Autoavaliação
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Bibliografia Costa, F. (Coord.).(2008). Competências TIC. Estudo de Implementação.(vol.1) Lisboa: Ministério da Educação/GEPE.Acedido na plataforma iMOOC UAB. Hague, C. & Williamson, B. (2009). Digital participation, digital literacy, and school subjects. A review of the policies, literature and evidence. Bristol (UK) :Futurlab. Acedidona Plataforma iMOOC UAB Imagens Utilizadas: 1.ª) tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSir6tCW0LzzX19o- qc0QAn2esqkrobuk1ea6LUhPplC3YTZK5F 2.ª) tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRuk6uMwbxxfWamwVt CQbYQDkjALIUYBof47Zj00JBYei-j4sTOjA 3.ª) tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRZnPt4Ff-8V2zmqEX- sxV35QQdSmTvNzYPlj2DJ2Ze-JIRGiBXBw 4.ª) tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ6xoOBBOiZqidt_Nz7Y R63zkmXLmBVZZAvBj2aUYQHi5Jk2_F74w
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