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Regulamento da Organização Didática do IFCE

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Apresentação em tema: "Regulamento da Organização Didática do IFCE"— Transcrição da apresentação:

1 Regulamento da Organização Didática do IFCE
Armênia Chaves e Hobson Cruz COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

2 1. Qual a ideia geral do ROD?
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Objetivos e características do ROD

3 Regulamento da Organização Didática
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Objetivo Características Regulamentar as atividades acadêmicas em todos os campi e auxiliar o funcionamento da administração institucional. Documento de conteúdo dinâmico que deve acompanhar as necessidades da instituição; Documento construído com participação e consulta à comunidade acadêmica.

4 2. Como está organizado o documento?
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Seções do ROD aprovado pela Resolução Consup/IFCE nº 35/2015.

5 Seções do ROD I. DAS DIRETRIZES GERAIS II. DA ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA
Trata sobre a missão do IFCE e as bases legal e infralegal. II. DA ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA Trata sobre a oferta educativa e sua organização. III. DO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Trata sobre o ingresso, a matrícula, a avaliação, as formas de saída dos estudantes, aproveitamento e interrupção de estudos. IV. DO GRUPO DOCENTE Trata sobre sua constituição, direitos e deveres. V. DO GRUPO DISCENTE Trata sobre sua constituição, direitos e deveres VI. DO SISTEMA DISCIPLINAR Trata sobre medidas aplicáveis aos docentes e aos discentes VII. DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Trata sobre a organização didática na EaD VIII. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS Trata sobre assuntos diversos não previstos nas seçõees anteriores. © 2017 Pró-Reitoria de Ensino

6 3. Como o ROD trata os direitos e deveres dos docentes?
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Direitos e deveres dos docentes, de acordo com ROD.

7 Direitos e Deveres Docentes
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Condições de trabalho que julgarem necessários ao desenvolvimento adequado de suas atividades de docência e técnico-pedagógicas; Propor medidas aos órgãos competentes que objetivem o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem; Solicitar à chefia imediata afastamento de suas atividades na área de formação; Exercer com autonomia suas atividades didático-pedagógicas. Zelar pela aprendizagem dos estudantes; Lançar os conteúdos e as ausências do estudante no sistema acadêmico, em até 7 (sete) dias letivos após a aula ministrada; Ser pontual e assíduo às atividades educacionais da instituição; Participar da construção e atualização dos PPCs; Estabelecer estratégias de recuperação para os estudantes de menor rendimento.

8 4. E como o ROD trata os direitos e deveres dos discentes?
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Direitos e deveres dos discentes, de acordo com ROD.

9 Direitos e Deveres Discentes
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Receber educação de qualidade, que promova o seu desenvolvimento profissional e humano; Participar das atividades pedagógicas, desportivas, culturais, científicas, tecnológicas e lúdicas organizadas pelo IFCE; Apresentar ao grupo docente ou aos órgãos competentes da gestão do IFCE, sugestões que visem ao aprimoramento da instituição e à melhoria da qualidade do ensino; Ter representação no conselho de classe ou colegiado de curso, quando houver. Acatar as normas disciplinares do campus e deste ROD, colaborando com o devido cumprimento; Ser assíduo e pontual às atividades de ensino programadas; Portar-se sempre de acordo com os princípios da ética e da moral; Tratar com cordialidade e respeito toda a comunidade do IFCE, inclusive visitantes

10 5. Como o ROD trata a aprendizagem estudantil?
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino 5. Como o ROD trata a aprendizagem estudantil? Aspectos previstos no ROD, que o docente precisa conhecer, sobre a aprendizagem estudantil.

11 Da Avaliação da Aprendizagem
Para todos os cursos técnicos e de graduação © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Visa acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do estudante nas suas diversas dimensões Possibilitar ao professor analisar sua prática; As estratégias de avaliação da aprendizagem deverão ser formuladas incentivando o estudante à prática da pesquisa, da reflexão, da criatividade e do autodesenvolvimento. Estabelecer estratégias de recuperação da aprendizagem Os processos, instrumentos, critérios e valores de avaliação adotados pelo professor deverão ser explicitados aos estudantes no início do período letivo. As avaliações devem ter caráter diagnóstico, formativo, contínuo e processual. O critério para composição da nota de cada etapa, a partir das notas obtidas em cada uma das avaliações, ficará a cargo do docente da disciplina.

12 Da Avaliação da Aprendizagem
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Avaliação em cursos com periodicidade semestral: duas etapas Avaliação em cursos com periodicidade anual em quatro etapas Deverá ser registrada no sistema acadêmico: Curso semestral - apenas uma nota para a primeira etapa (N1) e uma nota para a segunda etapa (N2), com pesos 2 e 3, respectivamente. Curso anual - apenas uma nota para a primeira etapa (N1), uma nota para a segunda etapa (N2), uma nota para terceira e uma nota para quarta etapa com pesos 1,2,3 e 4. O docente deverá aplicar, no mínimo, duas avaliações em cada uma das etapas. O critério para composição da nota de cada etapa, a partir das notas obtidas em cada uma das avaliações, ficará a cargo do docente da disciplina, em consonância com o estabelecido no PUD. Equação para cálculo da média parcial Cursos com regime de crédito por disciplina Periodicidade de oferta semestral

13 Da Avaliação da Aprendizagem
DA PROMOÇÃO © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Cursos com regime de crédito por disciplina e cursos em regime seriado com periodicidade de oferta anual. Equação para cálculo da média parcial: Será considerado aprovado o estudante que: Cursos de graduação: Tenha frequência igual ou superior a 75% do total de horas do componente curricular e média parcial igual ou superior a 7,0. 2. Nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes: Tenha frequência igual ou superior a 75% do total de horas do componente curricular e média parcial igual ou superior a 6,0. 3. Cursos técnicos integrados ao ensino médio: Tenha frequência igual ou superior a 75% do total de horas do período letivo e média parcial igual ou superior a 6,0.

14 Da Avaliação da Aprendizagem
Equação para cálculo da AF © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Quem deverá fazer Avaliação Final (AF) ? Estudante de curso técnico que obtiver MP inferior a 6,0 (seis) e maior ou igual a 3,0 (três), Estudante de graduação que obtiver MP inferior a 7,0 (sete) e maior ou igual a 3,0 (três). Será considerado aprovado o estudante que, após a realização da avaliação final, obtiver média final (MF) igual ou maior que 5,0 (cinco).

15 Progressão Parcial de Estudos - PPE
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino PPE é a possibilidade de o estudante ser promovido para o período letivo seguinte, mesmo sem ter tido rendimento satisfatório em até 2 (dois) componentes curriculares do período letivo anterior. Deve estar presente apenas nos cursos técnicos integrados. É obrigatória ao campus cabendo a este a responsabilidade de planejar estratégias para sua efetivação plena.

16 Progressão Parcial de Estudos - PPE
PPE - Formas de Oferta Plano de Estudo Individual Dependência © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Plano de Estudo Individual - PEI Dependência É a forma de PPE em que o estudante cursará o componente curricular pendente, com carga horária reduzida e estabelecida em um plano elaborado e orientado pelo mesmo professor do componente cursado. É a forma de PPE onde o estudante cursa regularmente o componente curricular pendente cumprindo a carga horária estabelecida na matriz curricular do curso.

17 Participantes do Conselho de Classe
Pais ou Responsáveis CTP Docentes Coordenadores de curso Representantes dos alunos © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Espaço para discussão operacionalizado por meio de reuniões sistemáticas e avaliativas que discutem: o desempenho discente; os resultados das estratégias de ensino adotadas; a adequação da organização curricular; outros aspectos referentes ao processo de ensino-aprendizagem. Os aspectos são avaliados coletivamente possibilitando aos professores experiência formativa e reavaliação de suas práticas docentes. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL ROD 2015 LDB 9394/96 Art. 14, Inciso II CF/88 Art. 206, Inciso VI

18 Contatos Armênia Chaves Hobson Cruz armenia.chaves@ifce.edu.br
Contatos


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