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Radar ACREFI – DATA POPULAR Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012.

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Apresentação em tema: "Radar ACREFI – DATA POPULAR Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Radar ACREFI – DATA POPULAR Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012

2 Após conduzir inúmeras pesquisas sobre o mercado popular, liderar processos de inovação de produtos, auxiliar no desenvolvimento de marcas e planos de marketing para companhias nacionais e multinacionais, o DATA POPULAR é hoje referência absoluta no desenvolvimento de pesquisas e estratégias de negócio para as classes C, D e E O DATA POPULAR foi a primeira empresa brasileira a se especializar no mercado de baixa renda

3 O Data Popular atende as maiores e mais exigentes empresas que atuam no Brasil. A diversidade de áreas de atuação nossos clientes trouxe para empresa a capacitação e experiência de atuar no estudo e desenvolvimento de estratégias de negócio na grande maioria dos segmentos da economia nacional

4 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de 71 cidades em todo o país Radar Acrefi – Data Popular Os desejos de consumo dos brasileiros em 2012 Março de 2012

5 Classes Limites de renda per capita Média de renda das famílias Classe E Até R$ 79,00R$ 273,00 Classe D De R$ 79,00 até R$ 323,00R$ 940,00 Classe C De R$ 324,00 até R$ 1.387,00R$ 2.295,00 Classe B De R$ 1.388,00 até R$ 2.886,00R$ 6.070,00 Classe A Acima de R$ 2.886,00R$ ,00 Calculado a partir da renda domiciliar per capita mensal de todas as fontes Critério de Classificação Social Fonte: Data Popular, 2011; elaborado a partir de dados da PNAD-IBGE

6 HÁ DEZ ANOS QUE O DATA POPULAR AJUDA O BRASIL A ACOMPANHAR UMA DAS MAIS PROFUNDAS MUDANÇAS SOCIAIS DE SUA HISTÓRIA Elite Nova Classe Média Base da Pirâmide

7 MUDANÇA DA PIRÂMIDE POPULACIONAL 181 milhões 193 milhões 197 milhões Fonte: Projeção Data Popular à partir dos microdados da PNAD – IBGE

8 CRESCIMENTO DA NOVA CLASSE MÉDIA +35% +50% +29% +21% +16% Crescimento da nova classe média por regiões Contribuição de cada tipo de área para o crescimento da classe média Crescimento da nova classe média por tipo de área Contribuição de cada região para o crescimento da classe média 3 de cada 10 pessoas que entraram na Nova Classe Média são nordestinas O maior crescimento relativo da Classe Média se deu nas áreas rurais

9 NORTE Habitantes:15,8 milhões CENTRO-OESTE Habitantes: 14,0 milhões NORDESTE Habitantes: 53,0 milhões SUDESTE Habitantes: 80,3 milhões SUL Habitantes: 27,3 milhões Classe% Pop. E 8% D 47% C39% B 4% A 2% Class e % Pop. E 1% D 20% C63% B 11% A 5% Classe% Pop. E 1% D 18% C64% B 12% A 5% Classe% Pop. E 1% D 25% C58% B 10% A 6% Class e % Pop. E 4% D 41% C47% B 6% A 2% Brasil 2010: 190 milhões de Habitantes As regiões do Brasil

10 A classe C e o consumo DISTRIBUIÇÃO POR CATEGORIA * Valor que considera a renda total somada ao crédito das famílias **Serviços prestados esporadicamente: Cabeleireiros, manicures, lavanderias, sapateiros, empregados domésticos, cartórios etc. Alimentação e Bebidas Lar Vestuário Transporte Saúde e Beleza Educação Entretenimento Viagens Serviços** 18,49% 18,49% 31,55% 5,12% 8,17% 8,32% 2,07% 1,60% 1,52% 23,16%2011 R$ 1,03 trilhão * Fonte: Projeção Data Popular, Julho de 2011 (à partir dos dados do IBGE)

11 Expectativas

12 Desejos de compra em 2012 CelularCelular 54,4% 45,6% 37,0 milhões Pretendem comprar Número de pessoas À Vista Parcelado Formas de pagamento NotebookNotebook 45,8% 54,2% 32,4 milhões TabletTablet 42,8% 57,2% 25,6 milhões Individual Os brasileiros que pretendem comprar celular em 2012, somam 37 milhões de pessoas. A intenção de compra de tablets, que vem ganhando força, é manifestada por cerca 25,6 bilhões. Quanto às formas de pagamento, a maioria prefere parcelar as aquisições de notebooks e tablets. Em relação à compra de celulares, a preferência é pelo pagamento à vista. Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país Março de 2012

13 Pretendem comprar Número de Famílias À Vista Parcelado Formas de pagamento TVTV 43,9% 56,1% 8,3 milhões SofáSofá 37,6% 62,4% 6,9 milhões Jogo de quarto 52,1% 47,9% 6,4 milhões FogãoFogão 47,5% 52,5% 5,3 milhões GeladeiraGeladeira 39,3% 60,7% 5,1 milhões ComputadorComputador 39,2% 60,8% 3,8 milhões Familiar Quando questionadas sobre a intenção de compra para 2012 de vários bens de consumo, como TV e sofá, a maior parte das famílias afirmou que pretende comprar a prazo. Apenas o jogo de quarto obteve preferência pelo pagamento à vista. Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país Desejos de compra em 2012 Percebe-se ainda que as famílias que manifestam o desejo de comprar um computador de mesa é bastante reduzido. Resultado da competição com notebooks e tablets Março de 2012

14 Pretensão de Compra À VISTA versus A PRAZO A PRAZO Na média, o pagamento das potenciais compras será: À VISTA

15 PARCELADO Celular58,7% 41,3% Notebook 49,0% 51,0% Tablet 50,0% 50,0% Individual PARCELADO Automóvel28,5% 71,5% Imóvel 20,9% 79,1% Moto13,2% 86,8% Familiar As classes C e D pretendem comprar a maior parte dos bens com pagamento parcelado, em Apenas celulares e jogo de quarto são apontados como itens para os quais o pagamento à vista é o preferido Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país Março de 2012 Pretensão de Compra Formas de pagamento que serão utilizadas por quem pretende comprar entre a EMERGENTES Jogo de quarto 51,5% 48,5% Sofá 36,1% 63,9% Fogão 42,5% 57,5% Geladeira 36,6% 63,4% Computador 40,2% 59,8% TV 43,8% 56,2% À VISTA PARCELADO Familiar

16 Pretensão de Compra Formas de pagamento que serão utilizadas por quem pretende comprar entre a À VISTA PARCELADO Celular48,7% 51,3% Notebook 41,0% 59,0% Tablet 31,1% 68,9% Individual PARCELADO Automóvel24,7% 75,3% Imóvel 25,5% 74,5% Moto21,6% 78,4% Familiar As classes A e B também pretendem comprar, a maioria dos bens a prazo, em Independente da compra ser feita para uso individual ou familiar. Apenas para os casos de fogão e jogo de quarto, pagamento à vista é o preferido. Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país Março de 2012 TV 44,0% 56,0% Sofá 40,6% 59,4% Jogo de Quarto 53,9% 46,1% Fogão 55,2% 44,8% Geladeira 43,9% 56,1% Computador 38,0% 62,0% À VISTA PARCELADO Familiar ALTA RENDA

17 Pretensão de Compra R$ 1,7 milhões de brasileiros afirmam pretender adquirir uma MOTOCICLETA nova ou usada esse ano Entre os brasileiros que pretendem comprar uma motocicleta este ano, 57,9% pertencem às classes C e D. Já as classes A e B respondem por 42,1% dos interessados em adquirir esse tipo de bem em 2012 Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país Março de 2012

18 Posse de automóveis Alta Renda 85,5% Emergentes 41,3% Afirmam ter pelo menos um automóvel em sua residência: Proporcionalmente, de quem diz ter pelo menos um automóvel na sua residência: Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país Entre os brasileiros que dizem ter pelo menos um carro em casa, os emergentes representam 74,1%.

19 Pretensão de Compra R$ 8,5 milhões de brasileiros afirmam pretender comprar esse ano um AUTOMÓVEL novo ou usado Entre os brasileiros que pretendem adquirir um automóvel este ano, 55,3% pertencem às classes C e D. O restante, 44,7% são representados por integrantes das classe A e B. Fonte: Pesquisa Radar Acrefi-Data Popular realizada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 com entrevistados de todo o país Março de 2012

20 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país O que o automóvel significa para os brasileiros: CONFORTO LIBERDADE RAPIDEZ SEGURANÇA ECONOMIA

21 Posse de automóveis Alta Renda 74,8% Emergentes 42,9% O seu carro próprio possui seguro automotivo? Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país É comum possuir seguro de carro na alta renda. Os emergentes, porém, vão aos poucos descobrindo a sua importância: 42,9% dizem estar com os carros segurados

22 Posse de automóveis Tipo de carro adquirido: Alta Renda Emergentes Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país Os emergentes conseguem o melhor custo benefício comprando carros usados, que representam 74% de suas compras de automóveis. Já na alta renda, seis em cada dez integrantes compraram carros novos.

23 Fonte: Data Popular Online 2011 – respondentes Posse de automóveis Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país Entre os veículos adquiridos pela Alta Renda, 44,2% foi pago à vista. No caso dos Emergentes, a maior participação proporcional foi o de financiamento bancário

24 Posse de automóveis Março de 2012 Fonte: Pesquisa Data Popular realizada no terceiro trimestre de 2011 com entrevistados de todo o país Curiosidade 13,1% dos carros dos homens 13,1% estão licenciados em nomes de esposas 25,7% dos carros das mulheres 25,7% estão licenciados em nomes dos maridos É mais comum encontrar mulheres com carros licenciados em nomes dos maridos do que o inverso

25 Março de 2012 Renato Meirelles Sócio diretor do Instituto Data Popular OBRIGADO!


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