A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SENTIDO DA MISSA DESVENDANDO A SANTA MISSA As várias partes da Santa Missa -Ritos Iniciais -Liturgia da Palavra -Liturgia Eucarística -Ritos Finais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SENTIDO DA MISSA DESVENDANDO A SANTA MISSA As várias partes da Santa Missa -Ritos Iniciais -Liturgia da Palavra -Liturgia Eucarística -Ritos Finais."— Transcrição da apresentação:

1

2 O SENTIDO DA MISSA

3 DESVENDANDO A SANTA MISSA As várias partes da Santa Missa -Ritos Iniciais -Liturgia da Palavra -Liturgia Eucarística -Ritos Finais

4 DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Cântico e procissão de Entrada -Saudação do Altar e da Assembléia -Ato Penitencial -Kyrie, eleison -Gloria in excelsis -Oração da Coleta

5 DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Entrada (Procissão de Entrada) a)Representa o Salvador vindo a este mundo, manifestando a vontade de se oferecer e começando o ser sacrifício desde a Encarnação. b)As velas simbolizam a luz que ilumina todo homem. c)A Cruz mostra o sacrifício que marcou a vida de um Deus feito homem. d)O incenso indica o perfume da doutrina e das virtudes que Ele veio ensinar ao mundo.

6 DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Saudação do altar e da Assembléia a)do altar Inclinação profunda. Beijo. b) assembléia Fazer sentir à Assembléia reunida a presença de Nosso Senhor.

7 DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Acto Penitencial a) Reconhecimento das faltas e reconciliação com Deus. b) Carece da eficácia do sacramento da penitência. (pode-se fazer a bênção e aspersão da água em memória do batismo)

8 DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Gloria in excelsis O Glória é um antiquíssimo e venerável hino com que a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus e ao Cordeiro. Não é permitido substituir o texto deste hino por outro.

9 DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Iniciais -Oração da Coleta a)Recolhimento em silêncio, a fim de, tomar consciência da presença de Deus. b)Exprime a índole da celebração. c)Preces individuais. d)Se dirige a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo.

10 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Silêncio -Leituras Bíblicas -Salmo Responsorial -Aclamação antes da leitura do Evangelho -Homilia -Profissão de fé -Oração universal

11 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Silêncio A Liturgia da Palavra deve ser celebrada de modo a favorecer a meditação Haja nela também breves momentos de silêncio, nos quais com ajuda do Espírito Santo, a Palavra de Deus possa ser interiorizada.

12 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Profissão de Fé Tem como finalidade permitir que todo o povo reunido, responda à Palavra de Deus anunciada nas leituras das Sagradas Escrituras e exposta na homilia. Recordar e professar os grandes mistérios da fé, antes de começarem a ser celebrados na Eucaristia.

13 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia da Palavra -Oração universal (ou Preces dos Fiéis) É a súplica comunitária pelas necessidades da Igreja universal, do mundo e Igreja local Normalmente a ordem das intenções é a seguinte: a)Pelas necessidades da Igreja. b)Pelos poderes públicos e pela salvação de todo o mundo. c)Pelos que sofrem qualquer necessidade. d)Pela comunidade local. É bom que se faça preces curtas e objetivas.

14 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Preparação dos dons (ou das ofertas) -Oração sobre as oblatas -Oração eucarística -Rito da comunhão -Rito da paz -Fracção do pão -Comunhão

15 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Preparação dos dons (ou das ofertas) Na Preparação sobre as oferendas, levam-se ao altar o pão e o vinho com água, isto é, aqueles elementos que Cristo tomou em suas mãos. Em primeiro lugar prepara-se o altar ou mesa do Senhor, que é o centro de toda a liturgia eucarística, colocando-se nele o corporal, o purificatório, o Missal Romano e o cálice,... É de louvar que o pão e o vinho sejam apresentados pelos fiéis.

16 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Preparação dos dons (ou das ofertas) O sacerdote pode incensar os dons colocados sobre o altar, depois a cruz e o próprio altar. Depois o sacerdote e o povo. A seguir o sacerdote lava as mãos, exprimindo por esse rito um desejo de purificação interior

17 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Oração sobre as ofertas Após a preparação das oferendas para o sacrifício, o sacerdote profere a oração sobre as oferendas (própria de cada celebração). A assembleia responde:Amém.

18 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Oração eucarística Momento central e culminante de toda a celebração. Por ela os fiéis se unem a Cristo para proclamar as maravilhas de Deus e oferecer o verdadeiro sacrifício: oferecem o Cristo, pelo sacerdote; e unidos a Cristo, oferecem a si mesmos ao Pai. Visa preparar os fiéis para receberem o corpo e o sangue do Senhor como alimento espiritual.

19 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Oração eucarística Elementos principais da Oração eucarística: a)Ação de graças (no Prefácio); b)Aclamação (Sanctus); c)Epíclese (invocações especiais); d)Narração da instituição e consagração; e)Anamnese (celebramos a memória do Cristo, recordando a sua paixão, gloriosa ressurreição e ascensão aos Céus); f)Oblação; g)Intercessões (comunhão com toda Igreja, tanto do céu como da terra); h)Doxologia final (exprime a glorificação de Deus).

20 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Rito da Comunhão Visa preparar os fiéis para receberem o corpo e o sangue do Senhor como alimento espiritual. Na oração do Pai-Nosso nos sentimos filhos do mesmo Pai que está nos céus, pedimos o pão de cada dia e a vinda do reino de Deus.

21 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Rito da Comunhão Após a oração do Pai-Nosso, o sacerdote diz sozinho o embolismo (que é o desenvolvimento da última petição da oração do Pai-Nosso). O povo conclui com uma doxologia.

22 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Rito da paz A Igreja implora pela paz e a unidade para si própria e para toda a família humana. Todos se saúdam fraternalmente. É conveniente que cada um dê a paz com sobriedade e apenas aos que estão perto de si.

23 DESVENDANDO A SANTA MISSA Liturgia Eucarística -Fracção do Pão O sacerdote parte o pão eucarístico. O gesto da fracção, praticado por Cristo na última Ceia, e que serviu para designar, nos tempos apostólicos, toda acção eucarística, significa que os fiéis, apesar de muitos, se tornam um só Corpo, pela Comunhão do mesmo pão da vida que é Cristo, morto e ressuscitado pela salvação do mundo (1 Cor 10, 17)

24 DESVENDANDO A SANTA MISSA Ritos Finais -Avisos -Saudação e bênção do sacerdote -Despedida da assembléia -Beijo no altar por parte do sacerdote e depois inclinação profunda.

25 COMO ESCOLHER AS MÚSICAS DA MISSA

26 Princípio inspirador A música será tanto mais santa, quanto mais intimamente estiver ligada à ação litúrgica. Sacrosanctum concilium nº 112

27 Critérios para a música litúrgica Sincronia com o Rito Sintonia com o Tempo Litúrgico e com os Momentos Celebrativos Simpatia com a realidade da Assembléia Sinfonia com o Povo de Deus

28


Carregar ppt "O SENTIDO DA MISSA DESVENDANDO A SANTA MISSA As várias partes da Santa Missa -Ritos Iniciais -Liturgia da Palavra -Liturgia Eucarística -Ritos Finais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google