A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo celular e componentes mínimos da célula

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo celular e componentes mínimos da célula"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo celular e componentes mínimos da célula
Cassia

2 A maioria dos seres vivos é formada por células - animais, vegetais
A maioria dos seres vivos é formada por células - animais, vegetais... (exceto vírus) Os seres vivos começam a se formar por uma célula (óvulo + espermatozoide = zigoto) A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

3 Funções básicas da célula
Obtenção de alimento para manutenção (metabolismo) Fornecimento de energia para o funcionamento (respiração celular / fermentação) Fabricação de substâncias para manutenção e crescimento (proteínas, lipídios ...) Coordenação das atividades (DNA) Reprodução, formando novas células.

4 Componentes mínimos de uma célula
Membrana plasmática – envoltório celular; controla a entrada e a saída de substâncias (lipoprotéica = lipídios + proteínas) Hialoplasma / Citoplasma – material gelatinoso de preenchimento (água + proteínas) Ribossomos – responsáveis pela síntese de proteínas. Cromatina – material genético que interfere no controle do metabolismo celular e na reprodução (DNA)

5

6 Tipos básicos de célula
Células procarióticas ou procariontes São as células mais simples. Apresentam os componentes mínimos e uma parede celular externa de proteção. Não têm núcleo organizado = ausência de membrana Ex. bactérias.

7

8 Tipos básicos de célula
Células eucarióticas ou eucariontes Mais complexas, têm os componentes mínimos associados a outras organelas Núcleo organizado. Células animais e vegetais.

9 Organelas encontradas somente nas células eucarióticas
Retículo endoplasmático – transporte e síntese proteica. Sistema golgiense – secreção de substâncias para exportação ou uso. Mitocôndrias – respiração celular gerando energia

10 Diferenças entre célula animal e vegetal
Célula vegetal Parede celular Cloroplasto Centríolo Vacúolo Obs.: 1μm = 0, m


Carregar ppt "Modelo celular e componentes mínimos da célula"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google