A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Célula Eucariótica Prof. M.Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva Aula 3 2011.1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Célula Eucariótica Prof. M.Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva Aula 3 2011.1"— Transcrição da apresentação:

1 Célula Eucariótica Prof. M.Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva Aula

2 A célula eucariótica possui três componentes principais: –O núcleo, que constitui um compartimento limitado por um envoltório nuclear. –O citoplasma, outro compartimento envolvido por membrana plasmática e a membrana plasmática. –Esses três componentes possuem vários subcomponentes ou subcompartimentos.

3

4

5 Existe grande variabilidade na forma das células eucarióticas. Geralmente o que determina a forma de uma célula é sua função específica. Outros determinantes da forma de uma célula podem ser o citoesqueleto presente em seu citoplasma, a ação mecânica exercida por células adjacentes e a rigidez da membrana plasmática.

6 As células eucariontes são usualmente maiores e estruturalmente complexas. As organelas presentes no citoplasma possuem papéis específicos definidos por reações químicas. A presença ou ausência de determinadas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.

7

8

9 A função básica da membrana plasmática é regular a passagem e a troca de substâncias entre a célula e o meio em que ela se encontra. Também é função da membrana plasmática a proteção da célula, dar forma e síntese da parede celular nas células vegetais.

10 Citoplasma: Organelas Sistema de Membranas Estruturas não membranosas (ribossomos) Citosol (sol-gel) Corrente Citoplasmática (ciclose) Troca de substâncias Envolve gasto de energia

11 INCLUSÕES CITOPLASMÁTICAS Constituintes temporários das células Reserva de energia Grãos de glicogênio Gotas de gordura em células animais Amido em células vegetais

12 Respiração celular. Organela formada por duas membranas lipoprotéicas. Dentro delas se realiza o processo de extração de energia dos alimentos: Respiração celular.

13

14 Atua como transportador de substâncias. Há duas formas: O R.E. liso, onde há a produção de lipídios e é bem desenvolvido em células que secretam hormônios esteróides, células hepáticas e células do músculo estriado; O R.E. rugoso, onde se encontram aderidos a sua superfície externa os ribossomos, sendo local de produção de proteínas, as quais serão transportadas internamente para o Complexo de Golgi.

15

16

17

18 Ribossomos: Citoplasma, mitocôndria e cloroplastos Livres ou associados ao retículo endoplasmático Síntese de proteínas RNA - Polirribossomos

19


Carregar ppt "Célula Eucariótica Prof. M.Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva Aula 3 2011.1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google