A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É a ciência que tem por objetivo o estudo da célula e todos os fenômenos que nela ocorrem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É a ciência que tem por objetivo o estudo da célula e todos os fenômenos que nela ocorrem."— Transcrição da apresentação:

1

2 É a ciência que tem por objetivo o estudo da célula e todos os fenômenos que nela ocorrem.

3 1595 – Holanda: JANSSEN (Hans e Zacharias) constroem um dispositivo precursor do MO – Inglaterra – ROBERT HOOKE – Usa, pela primeira vez, o termo CÉLULA, termo derivado do latim: cella=cela, pequeno compartimento.

4 OBS: A célula não é oca ou vazia. Ela apresenta muitas estruturas no seu interior, o que não pode ser visto por Hooke, pois as células por ele observadas estavam mortas.

5 Em 1833: botânico escocês Robert Brown descobre o núcleo. Em 1839: alemães Schwann e Schleiden estabelecem a Teoria Celular : Todos os seres vivos são formados por células. Início do século XIX: três parte fundamentais da célula: membrana plasmática, citoplasma e o núcleo. E nos vegetais a presença de uma membrana mais espessa, a parede celular clulósica. Mais tarde, estudos demonstraram a existência de granulações no citoplasma, as organelas celulares.

6

7

8 Membrana plasmática Citoplasma Núcleo

9

10 MEMBRANA PLASMÁTICA (MP) Ocorre em todas as células vivas, tanto animais como vegetais. É uma finíssima película que delimita o espaço celular interno isolando-o do meio externo e somente vista ao ME (microscópio eletrônico).

11 A membrana plasmática é constituída, basicamente, por duas camadas de fosfolipídios e uma de proteínas:

12 Permeabilidade seletiva ou semipermeabilidade. Mantém a estabilidade do meio interno da célula. Proteção. Defesa.

13 É um envoltório relativamente espesso e que ocorre nas bactérias, em fungos algas e em vegetais. Nas plantas é denominada de parede celular celulósica. A PC dá rigidez e contribui para a sustentação à célula.

14

15 O citoplasma celular é a parte interna e gelatinosa da célula que vai desde a MP até o núcleo. O citoplasma possui várias estruturas, as organelas citoplasmáticas, responsáveis pelas funções vitais da célula.

16 ORGANELAS CITOPLASMÁ- TICAS

17

18 MITOCÔNDRIAS: são organelas alongadas e com forma de bastões com cerca de 2µm e comprimento. O seu número varia nas células, podendo ser desde dezenas a centenas delas, dependendo o tipo de célula. Função: respiração celular, processo de obtenção de energia dos seres vivos.

19

20 RETÍCULO ENDOPLASMÁTCO: Vasta rede de tubos ou bolsas que preenche grande parte do citoplasma O retículo é classificado em dois tipos: Retículo endoplasmático granuloso (RER) e Retículo endoplasmático liso (REL).

21 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULAR (REG): Possui grânulos aderidos sobre a sua membrana, os RIBOSSOMOS. FUNÇÕES : produção (síntese) de proteínas e seu transporte no citoplasma. RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO (REL): NÃO possui grânulos (ribossomos) aderidos sobre a sua membrana. FUNÇÕES : produção transporte e inativação de determinadas substâncias tóxicas.

22

23

24 Do grego lise=quebra, são bolsas que contêm enzimas digestivas capazes de digerir grande quantidade de substâncias orgânicas. FUNÇÃO: digestão no interior da célula.

25 É formado de bolsas membranosas e achatadas, empilhadas umas sobre as outras. FUNÇÃO: armazenamento e eliminação de substâncias, como proteínas (muco), enzimas digestivas.

26 Pequeno cilindro oco constituído por nove conjuntos de três microtúbulos. Cada célula apresenta dois centríolos. FUNÇÃO: orienta divisão celular e forma os cílios e flagelos.

27 Centríolo Cílios Flagelos


Carregar ppt "É a ciência que tem por objetivo o estudo da célula e todos os fenômenos que nela ocorrem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google