A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO DA CÉLULA (Resumo para o reforço

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO DA CÉLULA (Resumo para o reforço"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO DA CÉLULA (Resumo para o reforço
do dia 29 de novembro de 2010).

2 CITOLOGIA: É a ciência que tem por objetivo o estudo da célula e todos os fenômenos que nela ocorrem.

3 Histórico : 1595 – Holanda: JANSSEN (Hans e Zacharias) constroem um dispositivo precursor do MO. 1665 – Inglaterra – ROBERT HOOKE – Usa, pela primeira vez, o termo CÉLULA, termo derivado do latim: cella=cela, pequeno compartimento.

4 OBS: A célula não é oca ou vazia
OBS: A célula não é oca ou vazia. Ela apresenta muitas estruturas no seu interior, o que não pode ser visto por Hooke, pois as células por ele observadas estavam mortas.

5 Em 1833: botânico escocês Robert Brown descobre o núcleo.
Em 1839: alemães Schwann e Schleiden estabelecem a Teoria Celular : “Todos os seres vivos são formados por células”. Início do século XIX: três parte fundamentais da célula: membrana plasmática, citoplasma e o núcleo. E nos vegetais a presença de uma membrana mais espessa, a parede celular clulósica. Mais tarde, estudos demonstraram a existência de granulações no citoplasma, as organelas celulares.

6

7

8 PARTES FUNDAMENTAIS DA CÉLULA:
Membrana plasmática Citoplasma Núcleo

9 ENVOLTÓRIOS CELULARES (membranas)

10 MEMBRANA PLASMÁTICA (MP)
Ocorre em todas as células vivas, tanto animais como vegetais. É uma finíssima película que delimita o espaço celular interno isolando-o do meio externo e somente vista ao ME (microscópio eletrônico).

11 A membrana plasmática é constituída, basicamente, por duas camadas de fosfolipídios e uma de proteínas:

12 FUNÇÕES DA MP: Permeabilidade seletiva ou semipermeabilidade.
Mantém a estabilidade do meio interno da célula. Proteção. Defesa.

13 PAREDE CELULAR (PC): É um envoltório relativamente espesso e que ocorre nas bactérias, em fungos algas e em vegetais. Nas plantas é denominada de parede celular celulósica. A PC dá rigidez e contribui para a sustentação à célula.

14 CITOPLASMA

15 O citoplasma celular é a parte interna e gelatinosa da célula que vai desde a MP até o núcleo.
O citoplasma possui várias estruturas, as organelas citoplasmáticas, responsáveis pelas funções vitais da célula.

16 ORGANELAS CITOPLASMÁ- TICAS

17

18 MITOCÔNDRIAS: são organelas alongadas e com forma de bastões com cerca de 2µm e comprimento. O seu número varia nas células, podendo ser desde dezenas a centenas delas, dependendo o tipo de célula. Função: respiração celular, processo de obtenção de energia dos seres vivos.

19

20 O retículo é classificado em dois tipos:
RETÍCULO ENDOPLASMÁTCO: Vasta rede de tubos ou bolsas que preenche grande parte do citoplasma O retículo é classificado em dois tipos: Retículo endoplasmático granuloso (RER) e Retículo endoplasmático liso (REL).

21 Possui grânulos aderidos sobre a sua membrana, os RIBOSSOMOS.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULAR (REG): Possui grânulos aderidos sobre a sua membrana, os RIBOSSOMOS. FUNÇÕES: produção (síntese) de proteínas e seu transporte no citoplasma. RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO (REL): NÃO possui grânulos (ribossomos) aderidos sobre a sua membrana. FUNÇÕES: produção transporte e inativação de determinadas substâncias tóxicas.

22 ILUSTRAÇÕES DO RER:

23 ILUSTRAÇÃO DO REL:

24 LISOSSOMOS: Do grego lise=quebra, são bolsas que contêm enzimas digestivas capazes de digerir grande quantidade de substâncias orgânicas. FUNÇÃO: digestão no interior da célula.

25 COMPLEXO GOLGIENSE - GOLGI:
É formado de bolsas membranosas e achatadas, empilhadas umas sobre as outras. FUNÇÃO: armazenamento e eliminação de substâncias, como proteínas (muco), enzimas digestivas.

26 CENTRÍOLOS: Pequeno cilindro oco constituído por nove conjuntos de três microtúbulos. Cada célula apresenta dois centríolos. FUNÇÃO: orienta divisão celular e forma os cílios e flagelos.

27 ILUSTRAÇÕES DO CENTRÍOLO E DOS CÍLIOS E FLAGELOS:


Carregar ppt "O ESTUDO DA CÉLULA (Resumo para o reforço"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google