A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CÉLULA SÉC.XVII (1665) - ROBERT HOOKE DESCREVE A CÉLULA COMO PEQUENAS CAVIDADES EM UM PEDAÇO DE CORTIÇA. SÉC.XIX (1831)- A DESCOBERTA DO NÚCLEO POR ROBERT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CÉLULA SÉC.XVII (1665) - ROBERT HOOKE DESCREVE A CÉLULA COMO PEQUENAS CAVIDADES EM UM PEDAÇO DE CORTIÇA. SÉC.XIX (1831)- A DESCOBERTA DO NÚCLEO POR ROBERT."— Transcrição da apresentação:

1 A CÉLULA SÉC.XVII (1665) - ROBERT HOOKE DESCREVE A CÉLULA COMO PEQUENAS CAVIDADES EM UM PEDAÇO DE CORTIÇA. SÉC.XIX (1831)- A DESCOBERTA DO NÚCLEO POR ROBERT BROWN. SÉC.XIX (1839) TEORIA CELULAR - SCHLEIDEN E SCHWANN TODOS OS ORGANISMOS SÃO CONSTITUÍDOS POR UMA OU MAIS CÉLULAS. (EXCETO VÍRUS).

2 Unidades de medidas habitualmente empregadas nos estudos das células 1mm = 10 –3 m. 1µm = 10 –3 mm = 10 –6 m.Micrômetro 1nm = 10 –3 µm = 10 –6 mm = 10 –9 m.Nanômetro 1 A = 10 –4 µm = 10 –7 mm = 10 –10 m.Angstron Células animais e vegetais-10 a 150 µm. Bactérias grandes e mitocôndrias 1 a10 µm.

3 MICROSCOPIA MICROSCÓPIO ÓPTICO - feixe de luz atravessa um objeto muito fino e é recolhido por um sistema de lentes que ampliam a imagem(1500x). MICROSCÓPIO ELETRÔNICO – feixes de elétrons( x). MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE VARREDURA observação da superfície, visão tridimensional do objeto.

4 Microscópio eletrônico de transmissão

5 Microscópio eletrônico de varredura

6 Microscopia óptica Língua de rato.

7 Bactéria Escherichia coli vista ao microscópio optico (a) e eletrônico (b). a b

8

9

10

11

12 Reticulo endoplasmático liso Transporte de substâncias no interior da célula. Armazenamento de sustâncias:comuns em células vegetais onde os grandes vacúolos podem ser considerados porções dilatadas do retículo. Sintetiza lipídios( triglicerídeos,fosfolipídeos,esteróides). Participa da neutralização de substâncias tóxicas,como drogas e venenos.

13 Retículo endoplasmático rugoso e ribossomos-sítio da síntese de proteínas.

14 Sistema Golgiense Recepção de proteínas produzidas no ergastoplasma. Secreção celular. Expulsão de substâncias produzidas por uma célula e que serão utilizadas em outras partes do organismo. Formação do acrossomo em espermatozóides. Formação de lisossomos e peroxissomos. Secreção de muco e síntese de polissacarídeos. Em células vegetais está envolvido com a formação da lamela média.

15

16 Cloroplasto- sede da fotossíntese

17 Mitocôndrias – respiração celular

18 Centríolos:encontrados tipicamente em células animais, participam da divisão celular, originam cílios e flagelos.


Carregar ppt "A CÉLULA SÉC.XVII (1665) - ROBERT HOOKE DESCREVE A CÉLULA COMO PEQUENAS CAVIDADES EM UM PEDAÇO DE CORTIÇA. SÉC.XIX (1831)- A DESCOBERTA DO NÚCLEO POR ROBERT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google