A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes Citoplasmáticos. Ribossomos Grânulos citoplasmáticos formados de ribonucleoproteínas (RNAribossômico + proteínas). Atuam na síntese de proteínas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes Citoplasmáticos. Ribossomos Grânulos citoplasmáticos formados de ribonucleoproteínas (RNAribossômico + proteínas). Atuam na síntese de proteínas."— Transcrição da apresentação:

1 Componentes Citoplasmáticos

2 Ribossomos Grânulos citoplasmáticos formados de ribonucleoproteínas (RNAribossômico + proteínas). Atuam na síntese de proteínas.

3 Retículo Endoplasmático Rede de tubos e bolsas presentes no citoplasma. Pode ser liso ou rugoso. Funções: rede de distribuição de substâncias; produção de lipídios; absorve e destrói substâncias tóxicas; produção de proteínas.

4 Complexo golgiense Armazenamento de substâncias para posterior liberação; Síntese de mucopolissacarídeos; Origina os lisossomos e o acrossomo; Secreção de enzimas digestivas; Secreção de mucina.

5 LISOSSOMOS Bolsas que contém grande número de enzimas hidrolíticas; portanto, estão ligados diretamente à digestão intracelular. Funções: digestão intracelular; autofagia celular (digerem organóides); autólise: citólise e histólise (digestão de células e tecidos); digestão extracelular.

6 Centríolos Organóide citoplasmático não membranoso encontrado nas células dos animais e de alguns vegetais (gametas de musgos e samambaias) São formados pelo agrupamento de nove jogos de três microtúbulos dispostos em círculo. Relacionado com a divisão celular, formação de cílios e flagelos.

7 Mitocôndrias Organóides citoplasmáticos em forma de bastonetes ou arredondados, exercendo função na respiração aeróbia. Apresentam capacidade de autoduplicação, pois apresentam moléculas de DNA, RNA e ribossomos.

8 Respiração Celular Existem dois tipos: aeróbia e anaeróbia. A respiração aeróbia é aquela que usa o oxigênio para desdobrar a glicose em gás carbônico, água e energia. Produz 38 ATP de energia. A respiração anaeróbia quebra as moléculas de glicose sem utilização de oxigênio, promovendo a liberação de CO 2 e outro produto, que pode ser um álcool ou um ácido. Produz 2 ATP de energia.

9 CLOROPLASTO São constituídos por duas membranas, uma externa e uma interna que subdivide o interior do cloroplasto. O estroma é o local onde ocorrem as reações de escuro da fotossíntese. Os tilacóides são vesículas membranosas repletas de clorofila (pigmento verde, responsável pela fotossíntese).


Carregar ppt "Componentes Citoplasmáticos. Ribossomos Grânulos citoplasmáticos formados de ribonucleoproteínas (RNAribossômico + proteínas). Atuam na síntese de proteínas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google