A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Professor Mirko. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Professor Mirko. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento."— Transcrição da apresentação:

1 CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Professor Mirko

2 CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades funcionais e estruturais básicas dos seres vivos!

3 A história da Citologia Hans e Zaccharias Janssen- No ano de 1590 inventaram um pequeno aparelho de duas lentes que chamaram de microscópio. Robert Hooke (1635-1703)- Em 1665 observou os espaços vazios de uma cortiça, os quais chamou de célula (pequena cela)

4 A história da Citologia Theodor Schwann (1839) – observa a existência de células nos animais e nos vegetais. Todos os seres vivos são constituídos por células! TEORIA CELULAR

5 CITOLOGIA Microscópio óptico (até 2000 vezes); Microscópio eletrônico (até 100 milhões de vezes);

6

7 Citologia Os seres vivos formados por células podem ser divididos em: –Unicelulares: Seres vivos formados por uma única célula. Ex: bactérias, algas e protozoários.

8 Citologia Seres pluricelulares: seres vivos formados por muitas células. Ex: animais e vegetais.

9 Citologia As células podem ser categorizadas por tamanho: –Microscópicas (< 0,1 mm). –Macroscópicas (> 0,1 mm): podem ser vistas a olho nú.

10 Formas das células Esféricas Fusiformes (alongadas) Discóides Estreladas

11 Estruturas das células Basicamente uma célula é formada por três partes básicas: –Membrana: capa que envolve a célula; –Citoplasma: região que fica entre a membrana e o núcleo; –Núcleo: estrutura que controla as atividades celulares.

12 A Membrana Plasmática É uma capa dupla que envolve e protege todo o interior da célula. Permeabilidade Seletiva: capacidade de selecionar as substâncias que entram e saem da célula.

13 Parede celulósica É constituída pela celulose. Reduz a perda de água e promove a rigidez das células.

14 Citoplasma Fica entre a membrana e o núcleo; É preenchido pelo hialoplasma; É onde encontram-se dispersos os organóides (organelas citoplasmáticas) que garantem o bom funcionamento da célula;

15

16

17 Retículo Endoplasmático Liso Retículo Endoplasmático Rugoso Ribossomos Núcleo Membrana Plasmática Mitocôndria Complexo de Golgi Lisossomos Centríolos

18 Organelas Citoplasmáticas Complexo de Golgi: É formado por pequenas bolsas. Serve para armazenar e descartar substâncias. Mitocôndria: Responsável pela respiração celular e produção de energia. Células que utilizam bastante energia tem muitas mitocôndrias, por exemplo, as células musculares.

19 Lisossomos: São estruturas responsáveis pela digestão da célula. Retículo Endoplasmático: É responsável pelo transporte, distribuição e armazenamento de substâncias. Forma uma rede de canais que ocupam grande parte do Citoplasma.

20 Centríolos: Participam do processo de formação de cílios e flagelos e da divisão celular (multiplicação das células). Cloroplastos: São responsáveis pela fotossíntese. É nestas estruturas que encontramos a CLOROFILA (pigmento verde). São encontrados apenas nas células vegetais!

21 Núcleo O Núcleo atua na reprodução celular. Também é portador das características hereditárias e coordena as atividades celulares.

22 Carioteca: membrana dupla e porosa que envolve o Núcleo, permitindo a comunicação com o Citoplasma; Nucleoplasma: massa fluída limitada pela Carioteca que ocupa o interior do núcleo; Cromatina: material constituído por DNA (material genético). Responsável pelas CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS. Nucléolo: estrutura que produz proteínas.

23 1.O que é a Citologia? 2.O que diz a Teoria Celular? 3.O que é uma célula? 4.Qual a principal ferramenta utilizada para o estudo das células? 5.O que diferencia um ser unicelular de um multicelular? 6.Por que os seres vivos possuem células de diferentes formatos? 7.Quais são as três partes básicas de uma célula? 8.Qual é a principal característica da Membrana Plasmática? 9.Em quais células podemos encontrar a parede celulósica? 10.Onde encontramos os organóides (organelas citoplasmáticas)? 11.Ao observar uma célula no microscópio pode-se perceber a existência de cloroplastos. Esta célula é: ____________. 12.Por que os cloroplastos são importantes para as plantas? 13.Onde iremos encontrar uma maior quantidade de mitocôndrias: nas células dos nossos músculos ou da nossa pele? Justifique.


Carregar ppt "CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Professor Mirko. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google