A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Célula A unidade da vida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Célula A unidade da vida"— Transcrição da apresentação:

1 Célula A unidade da vida

2 Introdução à Biologia A Biologia é a ciência que estuda a vida nos vários aspectos, desde formas microscópicas, como bactérias, protozoários, algas e fungos, até formas macroscópicas como os mamíferos e plantas entre muitas outras.   A seguir, destacamos as principais áreas da Biologia e seus interesses principais de estudo.

3 * Citologia – Estuda a organização celular, tipos celulares, funcionamento, divisão celular, etc. *Histologia – Estuda a organização dos tecidos e suas especializações. *Embriologia – Estuda o desenvolvimento embrionário, os tecidos embrionários, suas especializações, os anexos embrionários, etc. *Evolução – Estuda as evidências da evolução biológica, as teorias evolucionistas, o processo de especiação, etc. *Genética – Estuda os mecanismos hereditários, as leis de Mendel, os mapas cromossômicos, as mutações, a genética de populações, etc.  

4 *Zoologia – Estuda os grupos animais, suas características morfológicas e anatômicas, os diferentes hábitats ocupados, os processos reprodutivos, etc. *Fisiologia Animal – Estuda o funcionamento dos diferentes sistemas, como o digestivo, o respiratório, o circulatório, o excretor, entre outros, nos animais. *Botânica – Estuda os grupos vegetais, aspectos reprodutivos, hábitats, adaptações vegetais ao ambiente, etc. *Fisiologia vegetal – Estuda o funcionamento do corpo do vegetal como trocas gasosas, fotossíntese, condução de seiva, movimentos vegetais, hormonas vegetais, etc. *Ecologia – Estuda o ambiente em sua estrutura e funcionamento.

5 Além das áreas citadas; de acordo com o interesse de ensino e pesquisa, outras áreas são criadas, como: microbiologia, a paleontologia, a botânica econômica, a parasitologia, a imunologia, etc.  

6 Conhecendo a Célula A Citologia é a área da Biologia que estuda a célula em sua organização, morfologia, funcionamento, composição química e os mecanismos de divisão celular Dizemos que todos os seres vivos são formados por células, sendo conhecidos desde formas unicelulares até formas pluricelulares.

7 O organismo unicelular tem a célula como sendo o próprio organismo, isto é, a única célula é responsável por todas as atividades vitais, como alimentação, trocas gasosas, reprodução, etc.

8 O organismo pluricelular, que é formado por muitas células (milhares, milhões, até trilhões de células), apresenta o corpo com tecidos, órgãos e sistemas, especializados em diferentes funções vitais. As células dos pluricelulares diferem quanto às especializações e de acordo com os tecidos a que elas pertencem.

9 Quanto à organização celular, as células podem ser procarióticas ou eucarióticas. As células procarióticas apresentam organização mais simples, sem núcleo organizado e sem organóides como retículo endoplasmático, complexo de Golgi, mitocôndria, entre outras. Possuem célula procariótica os organismos do reino Monera (bactérias e cianobactérias). As células eucarióticas apresentam maior complexidade com núcleo organizado em carioteca, nucleoplasma e nucléolo, além do citoplasma com organóides organizados com sistemas de membranas, como complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndria, cloroplasto, entre outras  

10 Podemos ainda considerar a fisiologia celular, o que caracteriza e diferencia a célula autotrófica de célula heterotrófica.   A célula autotrófica é auto-suficiente em termos nutricionais, podendo ser fotossintetizante ou quimiossintetizante. São autotróficas as células vegetais, das algas e de alguns tipos de bactérias. A célula heterotrófica não apresenta auto-suficiência, sendo dependente da aquisição de nutrientes extracelular por absorção direta ou absorção após um processo digestivo por ação enzimática São heterotróficas as células animais, dos fungos, dos protozoários e de muitos tipos de bactérias.  

11 Célula: unidade de eficiência na estrutura e funcionamento dos seres vivos O sucesso da organização celular e fisiologia celular está relacionado com várias características e propriedades dos diferentes componentes celulares; entre eles podemos destacar:

12 1) Alto teor de água: a célula é completamente ocupada por água, o que facilita a dispersão de substâncias e a ocorrência de reações químicas. 2) Compartimentação: um vasto sistema de membranas forma numerosos compartimentos, isolando os processos metabólicos entre si, estabelecendo um fluxo organizado dentro da célula e oferecendo uma superfície desproporcionalmente grande em relação ao volume celular. 3) Presença de material genético: a célula contém no seu interior as informações necessárias (DNA) para criar e manter sua própria organização e para coordenar as atividades que realiza. 4) Presença de enzimas: o material genético determina a produção de enzimas, catalisadores que permitem a ocorrência de reações que, sem eles, levariam milhares de anos para ocorrer.  

13 5) Economia: o rendimento dos processos celulares é elevado (parcela da energia consumida convertida em trabalho). As moléculas orgânicas, com as quais as células lidam, são bastante versáteis, isto é, podem desempenhar vários papéis funcionais. Com poucos tipos de substâncias, as células se mantêm. Além disso, muitas substâncias que são resíduos de um processo podem ser empregadas como matéria-prima de outro, fazendo com que a produção global de resíduos seja pequena. 6) Interação com o meio: as células interagem intensamente com o ambiente onde estão. Um ser unicelular interage com o meio onde vive, assim como as células de um ser pluricelular interagem com o líquido intercelular existente entre elas. O ser vivo deve garantir às células um meio intercelular estável e confortável. As células são as responsáveis por mantê-lo assim, e são as beneficiárias dessa estabilidade.

14 Embora usada como modelo para estudo, uma célula típica, contendo todas as estruturas possíveis, não existe. Organismos unicelulares são muito distintos entre si, bem como uma célula muscular é diferente de um neurônio. Todavia, todas as células possuem alguns componentes: uma membrana celular, um citoplasma contendo organóides e, geralmente, um núcleo  

15 As estruturas celulares:
Membrana celular ou plasmática Envolve toda a célula; não é contínua e apresenta poros por meio dos quais realiza a troca de substâncias com o exterior.

16 Citoplasma É a porção da célula localizada entre o núcleo e a membrana plasmática e contém uma parte fluida denominada citosol constituída de água, proteínas, sais e açúcares. Tem aspecto gelatinoso e viscoso.

17 Núcleo Comanda a maioria das atividades celulares utilizando as instruções contidas nos genes.

18 No citoplasma, encontramos várias estruturas mergulhadas, denominadas organóides.

19 Mitocôndrias Centríolos
São estruturas que utilizam açúcares e oxigênio para produzir energia em um processo denominado respiração celular. São estruturas que orientam o movimento dos cromossomos no momento da divisão celular.

20 Ribossomos Lisossomos
São estruturas que fabricam proteínas das células. Encontram-se livres no citoplasma ou aderidas ao retículo endoplasmático. São pequenas bolsas com sucos digestivos (enzimas) que se desprendem do complexo golgiense. Eles realizam a digestão intracelular.

21 Retículo endoplasmático
É uma rede de bolsas ou tubos membranosos em que há transporte de substâncias pelo citoplasma.

22 Complexo Golgiense Transforma e armazena proteínas e outras substâncias. É um sistema de vesículas (pequenas bolsas) empilhadas que tem como função também a síntese de açúcares importantes, como a pectina, que entra na constituição da parede de celulose dos vegetais.

23

24 O núcleo e a informação hereditária:
Nos organismos eucarióticos, o núcleo é a estrutura celular na qual as informações hereditárias estão armazenadas. As informações hereditárias são instruções específicas em forma de código para a síntese de proteínas. Segmentos de DNA que têm essas instruções são denominados genes.

25 O conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo é denominado cariótipo. Cada espécie de ser vivo tem um número diferenciado de cromossomos. Nas células humanas há 46 cromossomos.

26 A divisão celular Mitose e Meiose

27 A diferenciação celular
Células ósseas Células sanguíneas Células musculares Células ciliadas Células nervosas

28 Células reprodutoras Espermatozóides Óvulo

29 A vida é um dom de Deus. Preservá-la ou não, está nas nossas mãos !
Rosciere


Carregar ppt "Célula A unidade da vida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google