A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?
NADO SINCRONIZADO CORPO HUMANO O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?

2 CÉLULA

3 ■Todos os seres vivos são constituídos por células.
O ser humano é um organismo pluricelular formado por cerca de 10 trilhões de células.

4 A célula é a menor unidade viva de um organismo
A célula é a menor unidade viva de um organismo. Ela realiza muitas funções vitais que nele ocorrem, como digestão, respiração e reprodução.

5 È a menor unidade dos seres vivos que realiza funções vitais. Slide 8

6 Há seres vivos formados por uma única célula (seres unicelulares, como as bactérias, ou formados por muitas células (seres pluricelulares) como os animais e as plantas. As células de um organismo pluricelular, podem varias em forma e tamanho, dependendo da função que exercem. A maioria delas é visível somente com o auxilio microscópico.

7

8 As células que formam a maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso, são chamadas de células eucariotas. Ela é constituída por membrana celular (membrana plasmática), citoplasma e núcleo. Figura1

9 Também temos células como a das bactérias – células procariotas
Também temos células como a das bactérias – células procariotas. Essas células não tem o núcleo delimitado por membrana nuclear como a célula eucariota têm.

10

11

12 ESTRUTURA CELULAR Membrana plasmática; Citoplasma; Núcleo.

13 MEMBRANA PLASMÁTICA É o envoltório da célula. No entanto, essa membrana não isola a célula do meio externo, já que permite a passagem controlada de algumas substancias, para dentro e para fora da célula.

14 MP é a estrutura celular que atua como uma barreira seletiva, regulando a passagem de substâncias que entram ou saem da célula.

15 NÚCLEO É o centro de controle da maioria das atividades da célula. Ele além de conter o material genético também possui as informações necessárias para a produção de novas células.

16 O núcleo celular armazena o material genético e atua como centro de controle das atividades celulares.

17 Na maior parte dos seres vivos, incluindo os seres humanos, o material genético é uma substância denominada acido desoxirribonucléico (DNA). Nas fases do ciclo de vida de uma célula em que há divisão celular, o DNA se condensa e passa a ser chamado de cromossomo.

18

19 CITOPLASMA É formado por um material gelatinoso composto principalmente por água e proteínas, e porções menores de açucares e sais. Ele preenche o espaço entre a MP e o núcleo; nele ficam imersos o núcleo e estruturas denominadas organelas celulares.

20 O citoplasma é um material gelatinoso que preenche o espaço entre a MP e núcleo. Nele, as organelas celulares e o núcleo ficam imersos.

21 As organelas celulares são estruturas que realizam diversas funções como a respiração e a digestão celular, armazena substâncias, etc. O funcionamento da célula é resultado da ação conjunta das organelas, as quais executam uma infinidade de transformações químicas denominadas, em conjunto, de metabolismo.

22 AS CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL
A estrutura da célula vegetal difere um pouco da célula animal. Nela é encontrada a parede celular, que é uma membrana rígida formada por celulose, cuja função é dar forma e sustentação à célula. Existe também uma organela citoplasmática específica, o cloroplasto, que contém clorofila, pigmento responsável pela realização da fotossíntese e pela coloração verde dos vegetais.

23


Carregar ppt "O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google