A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segunda Parte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segunda Parte."— Transcrição da apresentação:

1 Segunda Parte

2 CITOPLASMA

3 O citoplasma celular (do grego kytos e plasma, líquido), corresponde a parte interna e gelatinosa da célula que vai desde a MP até o núcleo. O citoplasma é preenchido por várias estruturas, as organelas citoplasmáticas, responsáveis pelas funções vitais da célula.

4

5 ORGANELAS CITOPLASMÁ- TICAS

6 MITOCÔNDRIAS: são organelas alongadas e com forma de bastões com cerca de 2µm e comprimento. O seu número varia nas células, podendo ser desde dezenas a centenas delas, dependendo o tipo de célula. Função: respiração celular, processo de obtenção de energia dos seres vivos.

7

8

9 EQUAÇÃO DA RESPIRAÇÃO CELULAR:
C6H12O O CO2 + 6H2O + ATP ATP= energia Na respiração celular a maioria dos seres vivos produz energia (ATP). Com a ação do oxigênio moléculas orgânicas, como a glicose, são decompostas originando CO2 e H2O com liberação de energia.

10 RETÍCULO ENDOPLASMÁTCO:
Vasta rede de tubos ou bolsas que preenche grande parte do citoplasma. O retículo é classificado em dois tipos: Retículo endoplasmático granuloso (RER) e Retículo endoplasmático liso (REL).

11 ILUSTRAÇÕES DO RER:

12 ILUSTRAÇÃO DO REL:

13 LISOSSOMOS: Do grego lise=quebra, são bolsas que contêm enzimas digestivas capazes de digerir grande quantidade de substâncias orgânicas. FUNÇÃO: digestão no interior da célula.

14 ILUSTRAÇÃO DOS LISSOSSOMOS:

15 COMPLEXO GOLGIENSE-GOLGI:
É formado de bolsas membranosas e achatadas, empilhadas umas sobre as outras. FUNÇÃO: armazenamento e eliminação de substâncias, como proteínas (muco), enzimas digestivas.

16 ILUSTRAÇÃO DO GOLGI:

17 CENTRÍOLOS: Pequeno cilindro oco constituído por nove conjuntos de três microtúbulos. Cada célula apresenta dois centríolos. FUNÇÃO: orienta divisão celular e forma os cílios e flagelos.


Carregar ppt "Segunda Parte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google