A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia – 3º TRIMESTRE Citologia (Citoplasma)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia – 3º TRIMESTRE Citologia (Citoplasma)"— Transcrição da apresentação:

1 Biologia – 3º TRIMESTRE Citologia (Citoplasma)
Profª. Ma. Daniela Benaion Barroso

2 O Citoplasma Citoplasma, nada mais é do que a porção interna da célula, onde fica o DNA das células procarióticas e o núcleo contendo o DNA, das células eucarióticas. Esta porção é formada por uma substância líquida, meio gelatinosa (viscosa), chamada de HIALOPLASMA ou CITOSOL. No citoplasma encontram-se as organelas (ou organoides) citoplasmáticas. Cada uma destas organelas tem funções a desempenhar, e estas funções mantêm a célula funcionando e, portanto mantém a vida. São várias as organelas presentes na célula, veremos portanto suas funções.

3 Ribossomos Presentes em todos os seres vivos são grãos formados por ácido ribonucléico (RNA) e proteínas. Nas células eucarióticas, os ribossomos podem aparecer livres no hialoplasma ou associados a membrana do retículo (RE rugoso). A síntese é feita através da união entre aminoácidos, sendo o mecanismo controlado pelo RNA. Este é produzido no núcleo da célula, sob o comando do DNA. O RNA, apoiado num grupo de ribossomos chamado polirribossomo ou polissoma, comanda a sequência de aminoácidos da proteína. Durante esse trabalho, os ribossomos vão “deslizando” pela molécula de RNA, à medida que a proteína vai sendo fabricada.

4 Retículo Endoplasmático
O citoplasma das células eucariótica (que possuem núcleo) contém uma complexa rede de bolsas e tubos membranosos conhecida pelo nome de retículo endoplasmático. Devido a sua comunicação com a membrana plasmática, o RE aumenta consideravelmente a superfície de contato entre a célula e o exterior, facilitando a entrada e saída de substâncias. Além disso, substâncias do exterior ou fabricadas pela própria célula podem acumular-se nas vesículas ou serem distribuídas para outros pontos. Assim, o Retículo facilita o transporte de substâncias pelo citoplasma.   Seu aspecto ao microscópio eletrônico permite classificá-lo em rugoso ou liso.  RE rugoso ou granuloso (REG):: também chamado de ergastoplasma, é formado por bolsas membranosas achatadas, com grânulos – os ribossomos – aderido à superfície externa. Sua principal função, graças aos ribossomos presente, é a síntese de proteínas. RE liso ou agranular (REL): é formado por tubos membranosos lisos, sem ribossomos aderidos. Suas principais funções são: síntese de diversos lipídios, como o colesterol, hormônios esteróides e fofolipídios. É no RE liso que também ocorre o processo de desintoxicação das células.

5 Complexo golgiense Complexo de Golgi: O complexo de Golgi é formado por uma pilha de sacos achatados e de vesículas, cuja função está associada à secreção, o que justifica o seu desenvolvimento acentuado em células glandulares. O material protético vindo do RE rugoso é encaminhado para as vesículas do Golgi, onde é acumulado e condensado, para posterior eliminação. Além de sintetizar alguns glicídios, o complexo de Golgi possui enzimas que adicionam e/ou removem monossacarídeos às glicoproteínas sistetizadas no RE. Completa-se assim, o processo de síntese de glicídios. Os glicídios produzidos ou modificados no complexo de Golgi podem ser usados de diferentes maneiras: na formação do glicocálix da membrana plasmática; na constituição da parede de celulose e da lamela média (que divide o citoplasma no final da divisão de uma célula vegetal).

6 Os espermatozoides e as organelas

7 Os Lisossomos Lisossomos: (do grego Lýsis, “quebra”, “destruição”), são bolsas membranosas que contém enzimas capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. Os lisossomos são encontrados em praticamente todas as células eucarióticas. As enzimas digestivas dos lisossomos são sintetizadas no RE rugoso, de onde migram para o aparelho de Golgi. Nessa organela, as enzimas são acondicionadas nas bolsas lisossômicas e liberadas no citoplasma. Os lisossomos atuam na digestão intracelular. Suas enzimas digerem tanto substâncias capturadas do meio através de fagocitose e pinocitose – formando os vacúolos digestivos, como partes envelhecidas da própria célula, que devem ser recicladas. IMPORTANTE: Os lisossomos podem digerir substâncias vindas de fora da célula (heterofagia), ou digerir partes da célula que precisam ser recicladas (autofagia) ou ainda derramarem seu conteúdo enzimático na célula toda, destruindo-a (autólise ou apoptose). A autólise pode ser benéfica, uma vez que elimina células não mais úteis, como é o caso da metamorfose dos sapos, mas também está relacionada aos males de Alzheimer, Parkinson e osteoporose, sendo responsáveis pela morte prematura destas células, o que gera o mal). (fonte:

8 Os Peroxissomos Bolsas membranosas que contêm enzimas digestivas, porém, diferentes das presentes nos lisossomos. Além de enzimas para digerir gorduras e aminoácidos. Os tipos de enzimas presentes nos peroxissomos sugerem que, além da digestão, eles participem da desintoxicação da célula. O peróxido de hidrogênio (composto da água oxigenada), que se forma normalmente durante o metabolismo celular, é tóxico e deve ser rapidamente eliminado. Isso explicaria o fato de que quando pingamos água oxigenada em um ferimento, o oxigênio se desprenda das moléculas de H2O2 (água oxigenada) ‘borbulhando’. A enzima responsável por ‘degradar’ a molécula da água oxigenada, liberando o oxigênio é denominada CATALASE.

9 Os Centríolos Centríolos: no citoplasma das células animais encontramos dois cilindros formando um ângulo reto entre si: são os centríolos. Eles estão localizados em uma região mais densa do citoplasma, próximo ao núcleo. Essa região chama-se centrossomo. Cada centríolo é formado por microtúbulos dispostos de modo característico: há sempre nove grupos de três microtúbulos, formando a parede do cilindro. Os centríolos podem se autoduplicar, isto é, orientar a formação de novos centríolos. Eles têm duas funções: na divisão celular das células animais e na formação de cílios (estruturas curtas e numerosas) e flagelos (estrutura longa e em pequeno número), pelo corpo basal, que servem para a locomoção ou para a captura de alimento.

10 Mitocôndrias Mitocôndrias: As mitocôndrias são organoides celulares – presentes nos eucariontes – delimitadas por duas membranas lipoproteicas. A membrana externa é lisa, e a interna apresenta inúmeras pregas, chamadas cristas mitocondriais, que se projetam para o interior da organela. Entre as cristas há uma solução chamada matriz mitocondrial. Essa solução viscosa é formada por diversas enzimas, DNA, RNA, pequenos ribossomos e outras substâncias. A mitocôndria é a organela onde ocorre a respiração celular.

11 Cloroplastos Delimitados por duas membranas lipoproteicas. A membrana externa é lisa e a interna forma dobras para o interior da organela, constituindo um complexo sistema membranoso. Nesse sistema, destacam-se estruturas formadas por pilhas de discos membranosos, semelhantes a pilhas de moedas, cada uma chamada granum. Nas membranas internas do cloroplastos estão presentes os fotossistemas, cada um deles constituídos por algumas moléculas de clorofila, reunidas de modo a formar uma microscópica antena captadora de luz. Nos cloroplastos ocorre a fotossíntese.


Carregar ppt "Biologia – 3º TRIMESTRE Citologia (Citoplasma)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google