A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOPLASMA É todo o ambiente interno da célula, região entre a membrana plasmática (delimita a célula) e o envoltório nuclear. Formado por um líquido gelatinoso,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOPLASMA É todo o ambiente interno da célula, região entre a membrana plasmática (delimita a célula) e o envoltório nuclear. Formado por um líquido gelatinoso,"— Transcrição da apresentação:

1

2 CITOPLASMA É todo o ambiente interno da célula, região entre a membrana plasmática (delimita a célula) e o envoltório nuclear. Formado por um líquido gelatinoso, viscoso e semitransparente denominado citosol e por estruturas e substâncias necessárias às funções vitais.

3 CITOPLASMA É nele que ocorre a maioria dos processos metabólicos;
Produção da maior parte das substâncias necessárias para o funcionamento das células.

4 CITOPLASMA O citoplasma de células procarióticas têm organização relativamente mais simples que as células eucarióticas. Basicamente possui: - ribossomos - molécula de DNA Não possui membranas internas.

5 CITOPLASMA Como as células eucarióticas são bem mais complexas que as células procarióticas, o citoplasma possui diversas organelas.

6 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULOSO

7 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULOSO
Também chamado ergatoplasma ou RE-Rugoso. Rede de tubos e bolsas achatadas interligados. Apresenta grânulos (ribossomos) aderidos à sua superfície.

8 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULOSO
Atua na produção, transporte e modificação de proteínas. Algumas dessas proteínas são enzimas lisossômicas que atuam na digestão intracelular. As proteínas são “exportadas” (secretadas) para atuar fora da célula.

9 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO NÃO-GRANULOSO

10 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO NÃO-GRANULOSO
Atua na síntese de ácidos graxos, de fosfolipídios e de esteróides. É muito abundante nas células do fígado (hepatócitos).

11 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO NÃO-GRANULOSO
Há enzimas que alteram as moléculas de certas substâncias tóxicas como álcool, pesticidas e outras drogas, inativando-as e facilitando sua eliminação do corpo.

12 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO NÃO-GRANULOSO
As células das gônadas apresentam REL bem desenvolvido, pois é nele que os hormônios esteróides são sintetizados. As células musculares possuem o REL especializado no armazenamento de íons Ca+2 que promovem a contração muscular quando são liberados no citosol.

13 COMPLEXO GOLGIENSE É constituído por 6 a 20 bolsas membranosas achatadas (cisternas), empilhadas umas sobre as outras. Nas células vegetais são denominados de dictiossomos ou de golgiossomos. Nas células animais se localizam próximo ao núcleo e aos centríolos.

14 COMPLEXO GOLGIENSE Ocorrem processos modificadores de proteínas com adição de glicídios (glicosilação de proteínas). Ocorre síntese de carboidratos. Nas vesículas do CG ocorre com as proteínas: modificação, separação, empacotamento e exportação para fora da célula.

15 COMPLEXO GOLGIENSE Os citologistas dizem que as cisternas do CG possuem face cis e face trans. Face Cis ou Face Formativa = estão voltadas para o retículo granuloso. Face Trans ou Face de Maturação = é a face em que brotam as vesículas contendo proteínas modificadas e selecionadas de acordo com o seu destino.

16 COMPLEXO GOLGIENSE É responsável pela produção dos lisossomos.
Desempenha importante papel na produção de espermatozóides dos animais, originando o acrossomo. Acrossomo = vesícula repleta de enzimas digestivas, ocupa o topo da “cabeça” do espermatozóide têm a função de perfurar as membranas do óvulo.

17

18 ESPERMATOZÓIDE

19 LISOSSOMOS

20 LISOSSOMOS Bolsas membranosas que contêm um conjunto de mais de 80 tipos de enzimas digestivas, capazes de digerir grande variedade de substâncias ogânicas. Contém nucleases (digerem DNA e RNA) Proteases (digerem proteínas); Fosfatases (removem fosfatos de nucleotídios e de fosfolipídios)

21 LISOSSOMOS FUNÇÃO HETEROFÁGICA
Digerem material capturado do exterior por fagocitose ou por pinocitose. FUNÇÃO AUTOFÁGICA Digerindo partes desgastadas da própria célula.

22

23

24 Fagocitose - Clasmocitose

25 PEROXISSOMOS Organelas membranosas que contém enzimas que utilizam o O2 para oxidar substâncias orgânicas. Sua principal função é a oxidação de ácidos graxos. São abundantes nas células do fígado e dos rins.

26 VACÚOLO DIGESTIVO É formado pela união de um fagossomo ou de um pinossomo com o lisossomo.

27 VACÚOLO DE SUCO CELULAR

28 CITOESQUELETO A

29 MICROTÚBULOS São constituídos pela proteína – tubulina.
Definem a direção do crescimento da célula. São responsáveis pelos movimentos dos cromossomos durante as divisões celulares.

30 CENTRÍOLOS É um pequeno cilindro oco constituído por nove conjuntos de microtúbulos, mantidos juntos por proteínas adesivas. Possuem capacidade de autoduplicação. Atua na formação dos cílios e flagelos. Não estão presentes em fungos e plantas.

31 CÍLIOS Estrutura filamentosa móvel, curtos e numerosos.
Principal função é locomoção celular. Nossa traquéia é formada por células ciliadas que limpam o muco que lubrifica as vias respiratórias, no muco ficam presas bactérias e partículas de poeira.

32 FLAGELOS Estrutura filamentosa móvel, longos e pouco numerosos.
Principal função é a locomoção celular. Ajudar na obtenção de alimento por protozoários.

33 MITOCÔNDRIAS Organelas com forma de bastonete.
Podem variar de dezenas a centenas em cada célula. É nas mitocôndrias que ocorre a respiração celular – produzindo ATP (trifosfato de adenosina). Possuem genes próprios e têm capacidade de autoduplicação.

34 MITOCÔNDRIAS A

35 PLASTOS São organela presentes apenas em plantas e em algas.
Há três tipos principais de plastos: Cloroplastos Cromoplastos Leucoplastos

36 PLASTOS Cloroplastos: Apresenta cor verde devido presença do pigmento clorofila. Ocorre processo de fotossíntese. Cromoplastos: Não apresentam clorofila, mas sim outros pigmentos. Responsáveis pelas cores de frutos, flores e folhas Leucoplastos: Não possuem pigmento. Estão presentes em raízes, caules tuberosos. Sua função é armazenar amido.

37 PLASTOS

38

39 BIBLIOGRAFIA MARTHO, Gilberto Rodrigues. AMABIS, José Mariano. BIOLOGIA. 2. ed.Volume 1 – São Paulo: Moderna, 2004. LINHARES, Sérgio. GEWANDSNAJDER, Fernando. Biologia: volume único: 1ª edição – São Paulo: Ática, 2005. Figuras e Imagens do GOOGLE.


Carregar ppt "CITOPLASMA É todo o ambiente interno da célula, região entre a membrana plasmática (delimita a célula) e o envoltório nuclear. Formado por um líquido gelatinoso,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google