A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citoplasma Representa 50% do volume celular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citoplasma Representa 50% do volume celular."— Transcrição da apresentação:

1 Citoplasma Representa 50% do volume celular.
O citoplasma (hialoplasma) é formado por um líquido viscoso chamado citosol; É constituído basicamente por íons, proteínas, lipídios, glicídios, sais minerais, água etc. Nele, as substâncias obtidas no ambiente extracelular são processadas, fornecendo energia e matéria prima para o metabolismo celular. É também no citoplasma que ocorre a produção da maior parte das substâncias necessárias ao funcionamento da célula.

2 Citoplasma de Células Eucarióticas
Corresponde a toda a região entre a membrana plasmática e o núcleo celular; esta região é composta pelo citosol, rico em organelas celulares e também pelo citoesqueleto. O citoesqueleto é formado por tubos e filamentos proteicos (microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos), o qual define a forma e permite os movimentos no interior da célula (ciclose). As organelas celulares são estruturas membranosas que atuam como pequenos órgãos no interior da célula; cada uma dessas estruturas desempenham uma determinada função na célula. As células eucarióticas podem ser: animais, protistas, fungos e plantas.

3 Célula Eucariótica: Animal

4 Célula Eucariótica: Vegetal

5 Estruturas existentes no citoplasma das células eucarióticas
Citoesqueleto Centríolos (13) Organelas celulares: Retículo Endoplasmático Rugoso (5) Retículo endoplasmático liso (8) Complexo golgiense (6) Lisossomos (10) Ribossomos (3) Peroxissomos (12) Mitocôndrias (9) Cloroplastos Vacúolo

6 Citoesqueleto Exclusivo de células eucarióticas.
Complexa rede de filamentos e tubos de proteínas (microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos) que confere/permite sustentação interna da célula, adesão celular, ciclose, movimentos celulares, manutenção da disposição das organelas no interior da célula etc. A principal proteína presente na constituição do citoesqueleto, mais precisamenre, na constituição dos microtúbulos, é a tubulina.

7 Citoesqueleto Os microfilamentos são formados por proteínas actina e miosina, as quais desempenham um papel fundamental no processo de contração e na distensão das células musculares.

8 Citoesqueleto

9 Centríolos Presentes em células animais, protistas, briófitas e pteridófitas. Estão sempre aos pares e dispostos perpendicularmente um em relação ao outro; Cilindro oco constituídos por 9 grupos de 3 microtúbulos proteicos cada. Função: Participam do processo de divisão celular. Participam da constituição dos cílios (curtos e numerosos) e flagelos (longos e 1 ou 2 por célula).

10 Centríolos

11 Organelas Celulares Retículo endoplasmático liso (agranular)
Rede de canais cilíndricos sem ribossomos aderidos à face externa da sua membrana. Funções: Síntese de lipídios; Degradação de substâncias tóxicas para a célula; Produção de hormônios esteroides (exemplos: progesterona, estrógeno e testosterona – hormônios sexuais).

12 Organelas Celulares Retículo endoplasmático rugoso (granular)
Rede de canais achatados, com aspecto granuloso devido a presença de ribossomos aderidos à face externa da sua membrana. Funções: Atua na produção de proteínas que deverão ser encaminhadas ao meio extracelular. Atua na produção de lipídios (ex.: fosfolipídios e colesterol). Auxilia na produção de enzimas lisossômicas, que irão atuar nos lisossomos no processo de digestão intracelular.

13 Retículos endoplasmáticos

14 Retículo endoplasmático rugoso

15 Organelas Celulares Complexo Golgiense
Conjunto de bolsas (cisternas) achatadas, empilhadas umas sobre as outras (sáculos lameliformes), de onde partem vesículas secretoras. Face cis: voltada para o retículo endoplasmático rugoso (recebe proteínas e lipídios do retículo). Face trans: oposta ao retículo rugoso; desta parte desprendem-se as vesículas secretoras processadas no complexo goldiense. As vesículas secretoras podem seguir 3 caminhos: para fora da célula (exocitose), para os lisossomos ou para a membrana plasmática.

16 Complexo golgiense Funções:
Empacotar, modificar e secretar substâncias para o meio extracelular. Nos espermatozoides, dá origem ao acrossomo, que contém enzimas para a penetração no óvulo.

17 Complexo golgiense

18 Organelas Celulares Lisossomos
Vesícula membranosa arredondada repleta de enzimas em seu interior. Originam-se a partir do complexo golgiense e permanecem no citoplasma até se fusionarem com materiais a serem digeridos. Funções: Realizar a digestão intracelular (heterofágica) a partir de enzimas digestórias contidas no interior do lisossomo. Responsável pela apoptose e renovação celular (autofágica).

19 Lisossomos

20 Organelas Celulares Peroxissomos
Vesícula membranosa, de contorno arredondado, repleta de enzimas que utilizam o oxigênio para oxidar substâncias orgânicas (adicionar oxigênio às moléculas orgânicas). Contém a enzima catalase. As enzimas contidas nos peroxissomos são produzidas por ribossomos existentes no citosol. Funções: Degradar o peróxido de hidrogênio (produto da oxidação das substâncias orgânicas) através da enzima catalase, a qual transforma o H2O2 em água e em oxigênio. Atuam na desintoxicação do organismo em relação a certas substâncias, como o etanol.

21 Peroxissomos

22 Organelas Celulares Ribossomos
Constituído por duas subunidades proteicas, a subunidade menor e a subunidade maior acopladas entre si e associadas a uma molécula de ácido ribonucleico ribossômico (RNAr).

23 Ribossomos Funções: Sintetizar proteínas para a célula.
Para ocorrer a síntese de proteínas o ribossomos deve associar-se a uma molécula de ácido ribonucléico mensageiro (RNAm), para que possa traduzir a sua informação.

24 Ribossomos Polirribossomos: vários ribossomos associados a um mesmo RNAm para dar origem à várias moléculas protéicas idênticas.

25 Organelas Celulares Vacúolo da célula vegetal
Exclusiva de células vegetais. Uma grande vesícula delimitada por membrana lipoproteíca denominada tonoplasto. Chega a ocupar até cerca de 95% do volume da célula. Nas células jovens são pequenos e numerosos, já nas células adultas, ocorre a fusão destes vacúolos dando origem a uma única e grande vesícula. Surgem a partir do retículo endoplasmático ou do complexo golgiense. Apresenta uma membrana lipoprotéica denominada tonoplasto e contém uma solução aquosa em seu interior. Funções: Armazenamento de substâncias; Digestão intracelular.

26 Vacúolo Função: Armazenamento de água, íons, carboidratos, aminoácidos e proteínas. Atua, também, como organela armazenadora de resíduos indesejáveis do metabolismo celular (ex.: borracha das seringueiras)

27 Vacúolo Vacúolo

28 Organelas Celulares Mitocôndrias
Constituída dos duas membranas, uma externa, lisa, e uma interna, com invaginações formando as cristas mitocondriais. Essas cristas delimitam a matriz mitocondrial. Na matriz mitocondrial encontram-se dispersos inúmeros mitoribossomos e várias moléculas de DNA circulares. Apresenta capacidade de autoduplicação.

29 Mitocôndrias Funções:
Organela responsável pelo processo de respiração celular aeróbica.

30 Organelas Celulares Cloroplastos
Composto por duas membranas lipoproteícas (envelope) e um líquido que preenche o interior chamado estroma (nele encontramos ribossomos, DNA e RNA). Ligados à membrana interna encontramos os tilacóides (pequenos discos achatados organizados na forma de granum; o conjunto de granum recebe o nome de grana), neles estão as moléculas de clorofila. Possuem capacidade de autoduplicação. São responsáveis pelo processo fotossintético.

31 Cloroplastos Funções:
Organela responsável pela produção de glicose (molécula orgânica) dos organismos fotossintetizantes. Organismos que produzem o seu próprio alimento são chamados de autótrofos.

32 Célula Procariótica

33 Citoplasma de Células Procarióticas
Corresponde a toda a região delimitada pela membrana plasmática, a qual é composta pelo citosol. O citoplasma das células procarióticas são relativamente mais simples que o das células eucarióticas, pois a única organela celular existente são os ribossomos. O cromossomo circular das células procarióticas fica disperso no citoplasma; além desta longa molécula de DNA, há moléculas de DNA circular menores, denominados plasmídios. Os plasmídios estão relacionados aos mecanismos de resistência aos antibióticos.


Carregar ppt "Citoplasma Representa 50% do volume celular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google