A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS I"— Transcrição da apresentação:

1

2 ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS I
Citoplasma Nessa região, encontramos uma solução coloidal formada principalmente por água e proteínas. Trata-se do citoplasma ou matriz citoplasmática, onde estão mergulhados uma série de organelas, com forma e funções definidas. São elas: ribossomos, mitocôndrias e outras estruturas responsáveis por algumas funções importantes, tais como: digestão, respiração, secreção, síntese de proteínas.

3

4 Retículo Endoplasmático
Formado por um sistema de membranas intracelulares encontrado em células eucarióticas, dividido em : Retículo Endoplasmático RE Liso(agranular) – Com função de transporte e armazenamento de substâncias e pela síntese de lipídios Formado por sistema tubular.

5 Retículo Endoplásmatico
* RE rugoso (granular/ergastoplasma) – com função de armazenamento e transporte de substância, responsável pela síntese de proteínas e tem aderido os ribossomos. Formado por sistema de vesículas

6 Vacúolos Os vacúolos são estruturas de armazenamento, que podem ser classificados em três categorias: Vacúolos relacionados com os processos de digestão intracelular: vacúolo alimentar (fagossomo ou pinossomo), vacúolo digestivo ( lisossomo). Vacúolos contráteis ou pulsáteis: ocorrem apenas em protistas de água doce, participando do controle osmótico desses organismos. Ex.: protozoários como a euglena.

7 VACÚOLOS Vacúolo digestivo: associados aos lisossomos, fazem a
digestão intracelular. Vacúolos de suco alimentar ou vacúolos vegetais: são exclusivos das células vegetais. Os vacúolos de suco alimentar desempenham importante função na célula vegetal - Armazenamento(água, carboidratos, proteínas e aminoácidos)

8 Peroxissomos São pequenas vesículas semelhantes aos lisossomos, porém sua enzima principal é a peroxidase (catalase). Esta enzima degrada as moléculas de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que se formam como resultado do metabolismo (funcionamento) celular. O peróxido de hidrogênio pode ser muito tóxico para a célula porque pode levar a produção de radicais livres. Estes radicais são capazes de danificar as células.

9 5 Lisossomos Os lisossomos são bolsas circundadas por típica
membrana, que são agregados proteicos de enzimas hidrolíticas (digestivas) capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. São originados no complexo de Golgi e estão presentes em praticamente todas as células eucariontes.

10 Lisossomos São corpúsculos normalmente esféricos cujo interior apresenta uma grande quantidade de enzimas que degradam (quebram em pedaços pequenos, ou seja, digerem ou destroem) moléculas grandes ou organelas envelhecidas. Estão presentes apenas em células animais. São responsável pela Digestão intracelular; Digestão celular heterofágica – Digerir produtos englobados pela célula, como na fagocitose e na pinocitose. Digestão celular autofágica – Pode ser de dois tipos: autofagia (digestão de organelas e estruturas da própria célula) e autólise (pelo rompimento da membrana lisossômica, as enzimas vazam para o citoplasma destruindo completamente a célula).

11 Digestão celular Heterofágica
Digerir produtos englobados pela célula, como na fagocitose e na pinocitose.

12 Complexo de Golgi Organela composta por sacos achatados(dictiossomos)
e por vesículas do RE liso. Funções: Origina o acrossomo; Formação do lisossomo; Armazenamento e a secreção celular.

13 Centríolos Os centríolos são estruturas citoplasmáticas que
estão presentes na maioria dos organismos eucariontes. O centríolo é um cilindro cuja parede é constituída por nove conjuntos de três microtúbulos e geralmente ocorrem aos pares nas células. É responsável pela divisão celular. Originam os Cílios e flagelos.

14 Ribossomos Ribossomos são os locais de síntese de proteína.
Estão dispersos no citoplasma ou aderidos ao Retículo Endoplasmático. Ocorrem tanto em procariontes quanto em eucariontes.

15 Mitocôndrias •São organelas presentes em todos os seres eucariontes, com função de produzir energia para todas as atividades celulares por meio da respiração celular.

16 Produzir energia para todas as atividades celulares por meio da respiração celular


Carregar ppt "ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google