A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Programa DOS passa a ser um posicionamento contínuo, sempre incentivando um comportamento seguro por meio da atenção aos detalhes do dia a dia e instituindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Programa DOS passa a ser um posicionamento contínuo, sempre incentivando um comportamento seguro por meio da atenção aos detalhes do dia a dia e instituindo."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Programa DOS passa a ser um posicionamento contínuo, sempre incentivando um comportamento seguro por meio da atenção aos detalhes do dia a dia e instituindo os mandamentos indispensáveis que cada profissional deve seguir. PÚBLICO ALVO Todos os profissionais e/ou visitantes que trabalham e/ou acessam a área industrial. OBJETIVO GERAL Disseminar a cultura de segurança na empresa, de maneira a ser percebida e praticada por todos como um valor da Bettanin.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Trabalhar o posicionamento da empresa sobre o tema, fortalecendo a cultura de segurança; Segurança percebida e praticada por todos como um valor da empresa; Lideranças e cipeiros atuando como principais agentes disseminadores desse valor; Equalizar o entendimento sobre as regras de segurança; Regras de segurança como norteadoras das ações de todos, visando garantir um ambiente seguro; Relacionamento de parceria entre Qualidade, RH, Segurança do Trabalho e lideranças; Reconhecer e celebrar os “zero” acidentes.

4 MANDAMENTOS DE SEGURANÇA Para acessar a área industrial é obrigatório:
Usar o protetor auricular. Utilizar o corredor exclusivo para pedestres (corredor central) Usar as faixas de segurança. Utilizar o corrimão para subir e descer escadas. Para acessar as células de produção (profissionais de outras áreas e/ou visitantes): É obrigatório estar acompanhado do gestor da área. Utilizar o protetor auricular, óculos de proteção e sapato de segurança. Não tocar em máquinas ou equipamentos quando estes estiverem em operação.

5 MANDAMENTOS DE SEGURANÇA
Para desenvolver atividades em células de produção: Uso obrigatório dos EPIS’s básicos (protetor auricular, óculos de proteção e sapato de segurança), além dos EPIS’s específicos de cada setor e/ou função, conforme o Manual de Padronização de EPI’s. É proibido usar anéis, pulseiras, relógios, brincos longos, cordinha de crachá e cabelos soltos (usar presos tipo “coque”). É proibido usar o telefone celular nas células de produção. É proibido realizar limpeza e/ou manutenção em máquinas e equipamentos enquanto estiverem em operação.

6 MANDAMENTOS DE SEGURANÇA Para operação de veículos industriais:
Portar o crachá de habilitação e treinamento. Obedecer ao limite máximo de velocidade de 10 km/h nos corredores internos. Permanecer com os sinais luminosos sempre ligados. Buzinar para alertar sobre a movimentação ao passar por cruzamentos. Respeitar o horário de parada entre turnos: Das 5h45 as 6h15 / das 13h45 as 14h15 / das 21h45 as 22h15

7 MANDAMENTOS DE SEGURANÇA Além disso, fique atento às seguintes normas:
Atender ao chamado da Medicina do trabalho para a realização dos exames médicos Periódicos, Troca de Função e Retorno ao Trabalho. É obrigatório o uso e conservação dos EPI’s durante toda a jornada de trabalho. É proibido acessar a área industrial ou executar qualquer atividade utilizando “Fones de Ouvidos”. São proibidos registros fotográficos dentro da área industrial. Somente será permitido com autorização prévia das gerências responsáveis. É permitido fumar somente em locais sinalizados. Somente funcionários habilitados e autorizados podem realizar reparos e/ou alterações em máquinas e equipamentos elétricos, mecânicos e pneumáticos. É proibido burlar as proteções de máquinas. É proibido o uso de ar comprimido para limpeza corporal. É proibido correr nos corredores e entre as células de produção.

8 MANDAMENTOS DE SEGURANÇA
Em caso de Emergência e Incêndio devem ser observados os seguintes passos: Em caso de emergência (acidente do trabalho, incêndio / explosão), ligue para o Ramal 9300. Ao presenciar um principio de incêndio, acione a botoeira do alarme contra incêndio e aguarde instruções da Segurança do Trabalho, Brigada de Emergência e/ou Gestor. Somente pessoal qualificado e habilitado deve combater o incêndio e/ou prestar os primeiros socorros.

9 MANDAMENTOS DE SEGURANÇA
Responsabilidades: Qualidade e RH: Planejar, desenvolver, implantar, promover e acompanhar a evolução das ações, bem como identificar oportunidades e propor melhorias, contribuindo com o desenvolvimento da cultura e no fortalecimento da segurança como um valor. Gerências: Garantir um ambiente seguro e promover a prática de segurança. Coordenadores/Encarregados: Promover um ambiente seguro e orientar as equipes sobre a prática de segurança na empresa. Equipes: Seguir os Mandamentos de Segurança, bem como contribuir com a segurança dos demais colegas. Segurança do Trabalho: Fiscalizar e garantir a prática de segurança. Membros da CIPA: Atuar como agentes disseminadores de segurança.

10 RECONHECIMENTO/CELEBRAÇÃO Abril/Agosto/Dezembro
Areas com acidente zero durante o quadrimestre; Sem perda de pontuação no bloco de Segurança do Programa SOL, no período correspondente; Sem notificações de segurança, referente ao não cumprimento dos Mandamentos de Segurança no período correspondente. *Participação ativa da Segurança do Trabalho em todas as ações; *Tema trabalhado continuamente no MIS.

11 Placas nos principais acessos da fábrica
- Entrada principal Escada de acesso ao restaurante; Acesso ônibus Acesso SuperPro - Acesso Espuma

12 Cartaz para murais

13 Wallpaper

14 Floordoor

15 Floordoor

16 Cartilha

17 Banner MIS

18


Carregar ppt "O Programa DOS passa a ser um posicionamento contínuo, sempre incentivando um comportamento seguro por meio da atenção aos detalhes do dia a dia e instituindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google