A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira Indução Magnética em circuitos fechados Lei de Lenz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira Indução Magnética em circuitos fechados Lei de Lenz."— Transcrição da apresentação:

1 Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira Indução Magnética em circuitos fechados Lei de Lenz

2 Fluxo Magnético Através de uma Espira

3 Φ é o fluxo magnético através da espira B é o módulo do vetor campo magnético A é a área da espira θ é o ângulo entre o vetor campo magnético (B) e o vetor normal á espira (n)

4 Fluxo Magnético Caso Particular (θ=90º)

5 Fluxo Magnético Caso Particular (θ=0º)

6 Fluxo Magnético Unidades de Medida

7 Indução Magnética em Circuitos Fechados Se um circuito fechado é submetido a uma variação de fluxo magnético, haverá nele uma corrente elétrica induzida, cujo sentido e intensidade depende dessa variação do fluxo magnético. Portanto:

8 Os efeitos da força eletromotriz induzida tendem a se opor às causas que lhe deram origem (princípio da ação e reação). O sentido da corrente elétrica induzida é tal que se opõe á variação de fluxo que a produziu Lei de Lenz

9 Interpretando a Lei de Lenz O movimento da espira provoca uma variação do fluxo magnético no seu interior o que produz a corrente induzida, que, por sua vez, atuará no sentido de se opor ao movimento.

10 Resumindo a Lei de Lenz SN SN

11 NS NS

12 Portanto: se aproximarmos ou afastarmos a espira, o movimento será sempre freado pela ação da corrente induzida.

13 Isso ocorre para que o princípio da conservação de energia seja satisfeito. Caso fosse diferente, quando empurrássemos o pólo norte em direção à espira e aparecesse um pólo sul em sua face, bastaria um leve empurrão e pronto, teríamos um movimento perpétuo. O ímã seria acelerado em direção à espira, ganhando energia cinética e ao mesmo tempo surgiria energia térmica na espira.Ou seja, estaríamos obtendo alguma coisa em troca de nada. A natureza não funciona desse jeito. Por que isso ocorre?

14 Então sempre experimentamos uma força de resistência ao mover o ímã, isto é, teremos de trabalhar. Quanto maior a velocidade, maior será a corrente induzida e, conseqüentemente maior a taxa de calor dissipada na bobina. O trabalho será exatamente igual à energia térmica que aparece na bobina. Continuando...

15 Força Eletromotriz Induzida ε é a força eletromotriz induzida IΔΦI é a variação fluxo magnético Δt é o intervalo de tempo


Carregar ppt "Indução Magnética Fluxo Magnético através de uma espira Indução Magnética em circuitos fechados Lei de Lenz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google