A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM A OPINIÃO DOS TREINADORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM A OPINIÃO DOS TREINADORES"— Transcrição da apresentação:

1 AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM A OPINIÃO DOS TREINADORES
Nuno Loureiro, Eduardo Teixeira, João Paulo Costa, João Prudente, Pedro Sequeira Muito Boa tarde! Antes de iniciar esta apresentação, gostaria de cumprimentar os professores que constituem o júri destas provas de doutoramento, o Presidente, Professor Pedro Pereira, o Professor Vítor Maçãs, o Professor Hélder Lopes, o Professor Élvio Gouveia, o Professor João Prudente e o Professor Pedro Sequeira,. Gostaria também de cumprimentar a assistência e igualmente agradecer a sua presença. O trabalho que irá ser apresentado tem como título AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM: A opinião dos treinadores profissionais e a caracterização da competição, treino e relação entre ambos, em equipas de sub15, sub17 e sub19 Guarda, 25 outubro 2014

2 1 ENQUADRAMENTO DOUTORAMENTO EM CIÊNCIAS DO DESPORTO
AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM 7 ESTUDOS ESTUDO 3 l Entrevista treinadores Entrevista: 5 Partes As bolas paradas têm diferentes definições e designações, como lances de laboratório, jogadas ensaiadas, esquemas táticos. Mas são na prática onde a bola é colocada em jogo após uma paragem do mesmo. E as bolas paradas são o pontapé de saída, o lançamento de linha lateral, o pontapé livre, o pontapé de grande penalidade, o pontapé de canto e o pontapé de baliza. Na literatura tem sido evidenciado o aumento da importância dos lances de bola parada no futebol, pelo facto de ser uma modalidade de baixa pontuação o que torna decisiva uma ação de finalização, e tem vindo a surgir estudos que ressalva que as equipas de topo utilizam melhor estes lances. As 5ª Parte – As bolas paradas no futebol jovem

3 INVESTIGAR BOLAS PARADAS
2 INTRODUÇÃO INVESTIGAR BOLAS PARADAS As bolas paradas têm ganho importância no futebol nas últimas décadas devido à sua influência no resultado final dos jogos (Grant, 2000), 25% a 40% dos golos marcados no futebol, são de bola parada (Ensum, Taylor & Williams, 2000; Grant, 2000) As bolas paradas têm diferentes definições e designações, como lances de laboratório, jogadas ensaiadas, esquemas táticos. Mas são na prática onde a bola é colocada em jogo após uma paragem do mesmo. E as bolas paradas são o pontapé de saída, o lançamento de linha lateral, o pontapé livre, o pontapé de grande penalidade, o pontapé de canto e o pontapé de baliza. Na literatura tem sido evidenciado o aumento da importância dos lances de bola parada no futebol, pelo facto de ser uma modalidade de baixa pontuação o que torna decisiva uma ação de finalização, e tem vindo a surgir estudos que ressalva que as equipas de topo utilizam melhor estes lances. As

4 2 INTRODUÇÃO O QUE SÃO BOLAS PARADAS Pontapé de Saída Lançamento de Linha Lateral Pontapé de Baliza Bola parada é o momento de um jogo onde a bola é colocada em jogo após uma paragem no jogo (Bansgbo & Peitersen, 2000) Pontapé Livre (Direto ou Indireto) As bolas paradas têm diferentes definições e designações, como lances de laboratório, jogadas ensaiadas, esquemas táticos. Mas são na prática onde a bola é colocada em jogo após uma paragem do mesmo. E as bolas paradas são o pontapé de saída, o lançamento de linha lateral, o pontapé livre, o pontapé de grande penalidade, o pontapé de canto e o pontapé de baliza. Na literatura tem sido evidenciado o aumento da importância dos lances de bola parada no futebol, pelo facto de ser uma modalidade de baixa pontuação o que torna decisiva uma ação de finalização, e tem vindo a surgir estudos que ressalva que as equipas de topo utilizam melhor estes lances. As Pontapé de Grande Penalidade Pontapé de Canto

5 3 OBJETIVOS Perceber importância das bolas paradas no futebol jovem
As diferenças relativamente ao futebol profissional Os exercícios utilizados no treino A importância do lado estratégico As bolas paradas têm diferentes definições e designações, como lances de laboratório, jogadas ensaiadas, esquemas táticos. Mas são na prática onde a bola é colocada em jogo após uma paragem do mesmo. E as bolas paradas são o pontapé de saída, o lançamento de linha lateral, o pontapé livre, o pontapé de grande penalidade, o pontapé de canto e o pontapé de baliza. Na literatura tem sido evidenciado o aumento da importância dos lances de bola parada no futebol, pelo facto de ser uma modalidade de baixa pontuação o que torna decisiva uma ação de finalização, e tem vindo a surgir estudos que ressalva que as equipas de topo utilizam melhor estes lances. As Potenciar o aparecimento de especialistas

6 4 METODOLOGIA Entrevista semi estruturada Amostra
ETAPAS NO DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DA ENTREVISTA Amostra 6 treinadores primeira liga portuguesa de futebol Análise da informação As bolas paradas têm diferentes definições e designações, como lances de laboratório, jogadas ensaiadas, esquemas táticos. Mas são na prática onde a bola é colocada em jogo após uma paragem do mesmo. E as bolas paradas são o pontapé de saída, o lançamento de linha lateral, o pontapé livre, o pontapé de grande penalidade, o pontapé de canto e o pontapé de baliza. Na literatura tem sido evidenciado o aumento da importância dos lances de bola parada no futebol, pelo facto de ser uma modalidade de baixa pontuação o que torna decisiva uma ação de finalização, e tem vindo a surgir estudos que ressalva que as equipas de topo utilizam melhor estes lances. As Análise de conteúdo WEBQDA, software de apoio à análise qualitativa

7 5 RESULTADOS Treino BP Fut. Jovem (n=21) Características diferentes (n=6) Modelo e princípios jogo (n=6) Exercício simples (n=9) Exercícios treino Fut. Jovem (n=16) Competitivos (n=3) Analíticos (n=5) Movimentos simples (n=5) Repetição (n=3) Treino fase Of / Def Fut. Jovem (n=4) Fase Ofensiva (n=2) Ambas igualmente Treino lado estratégico BP Fut. Jovem (n=10) Devem treinar (n=5) Não devem treinar (n=5) Potenciar especialista BP (n=18) O talento (n=7) Volume treino (n=8) Treino individual “Eu acho que no futebol jovem, o grau de complexidade que podemos dar às bolas paradas tem de ser relativo, naturalmente que a partir dos 14, 15 anos acho que pode haver uma componente estratégica a partir do momento em que há competição (…) não podemos fazer a mesma coisa nos infantis como (…) o que se faz nos seniores, provavelmente não podemos fazer nos iniciados o que se faz nos seniores, mas quem sabe nos juvenis já podemos fazê-lo…” (treinador 1) As bolas paradas têm diferentes definições e designações, como lances de laboratório, jogadas ensaiadas, esquemas táticos. Mas são na prática onde a bola é colocada em jogo após uma paragem do mesmo. E as bolas paradas são o pontapé de saída, o lançamento de linha lateral, o pontapé livre, o pontapé de grande penalidade, o pontapé de canto e o pontapé de baliza. Na literatura tem sido evidenciado o aumento da importância dos lances de bola parada no futebol, pelo facto de ser uma modalidade de baixa pontuação o que torna decisiva uma ação de finalização, e tem vindo a surgir estudos que ressalva que as equipas de topo utilizam melhor estes lances. As

8 6 CONCLUSÕES Dedicar mais tempo treino - aumento do número de soluções
Futebol jovem - exercícios mais simples e maior n repetições Jogadores especialistas = talento + tempo de treino específico As bolas paradas têm diferentes definições e designações, como lances de laboratório, jogadas ensaiadas, esquemas táticos. Mas são na prática onde a bola é colocada em jogo após uma paragem do mesmo. E as bolas paradas são o pontapé de saída, o lançamento de linha lateral, o pontapé livre, o pontapé de grande penalidade, o pontapé de canto e o pontapé de baliza. Na literatura tem sido evidenciado o aumento da importância dos lances de bola parada no futebol, pelo facto de ser uma modalidade de baixa pontuação o que torna decisiva uma ação de finalização, e tem vindo a surgir estudos que ressalva que as equipas de topo utilizam melhor estes lances. As

9 ESTUDO 3 A IMPORTÂNCIA DAS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL, DO TREINO À COMPETIÇÃO E TAMBÉM NO FUTEBOL JOVEM: A OPINIÃO DE TREINADORES PROFISSIONAIS 4. Conclusões Importância das bolas paradas no futebol atual - livres frontais, livres laterais e pontapés de canto Dedicar mais tempo treino - aumento do número de soluções Dedicar mais tempo treino - aumento do número de soluções Dedicar mais tempo treino - aumento do número de soluções Utilizar exercícios jogados - integrar treino das transições ofensivas e defensivas Futebol jovem - exercícios mais simples e maior n repetições Jogadores especialistas = talento + tempo de treino específico

10

11 AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM A OPINIÃO DOS TREINADORES
Nuno Loureiro, Eduardo Teixeira, João Paulo Costa, João Prudente, Pedro Sequeira Muito Boa tarde! Antes de iniciar esta apresentação, gostaria de cumprimentar os professores que constituem o júri destas provas de doutoramento, o Presidente, Professor Pedro Pereira, o Professor Vítor Maçãs, o Professor Hélder Lopes, o Professor Élvio Gouveia, o Professor João Prudente e o Professor Pedro Sequeira,. Gostaria também de cumprimentar a assistência e igualmente agradecer a sua presença. O trabalho que irá ser apresentado tem como título AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM: A opinião dos treinadores profissionais e a caracterização da competição, treino e relação entre ambos, em equipas de sub15, sub17 e sub19 Guarda, 25 outubro 2014


Carregar ppt "AS BOLAS PARADAS NO FUTEBOL JOVEM A OPINIÃO DOS TREINADORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google