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Lavratti.com Comparação entre modais e multimodalidade a)Desempenho dos modais; b)Matriz de transportes; c)Custos dos transportes; d)Capacidade de carga.

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1 lavratti.com Comparação entre modais e multimodalidade a)Desempenho dos modais; b)Matriz de transportes; c)Custos dos transportes; d)Capacidade de carga dos modais; e)Seguros no transporte; f)Incoterms; g)Multimodalidade; h)Regulamentação dos transportes.

2 lavratti.com Slide 2/18 Comparação entre modais e multimodalidade Características de desempenho BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Características de desempenho Variabilidade do tempo de entrega Custo 1 = maior Tempo médio de entrega 1 = mais rápido Absoluta 1 = menor Porcentagem 1 = menor Perdas e danos 1 = menor Ferroviário33435 Rodoviário22324 Aquaviário55542 Dutoviário44211 Aeroviário11153

3 lavratti.com Slide 3/18 Comparação entre modais e multimodalidade Características de desempenho

4 lavratti.com Slide 4/18 Comparação entre modais e multimodalidade Matriz de transportes no Brasil

5 lavratti.com Slide 5/18 Comparação entre modais e multimodalidade Matriz de transportes no Brasil

6 lavratti.com Slide 6/18 Comparação entre modais e multimodalidade Matriz de transportes no Brasil

7 lavratti.com Slide 7/18 Comparação entre modais e multimodalidade Matriz de transporte no mundo

8 lavratti.com Slide 8/18 Comparação entre modais e multimodalidade Custo dos transportes no Brasil

9 lavratti.com Slide 9/18 Comparação entre modais e multimodalidade Custos logísticos no Brasil ModalCusto em Reais (bilhões)% do PIB Rodoviário128,905,60 Ferroviário9,500,40 Aquaviário11,500,50 Dutoviário3,000,10 Aéreo1,800,10 Total Transporte154,806,70% Estoque89,703,90 Armazenagem15,600,70 Administração10,000,40 Total115,304,97 Custos Logísticos Totais270,1011,7 PIB ,82 M

10 lavratti.com Slide 10/18 Comparação entre modais e multimodalidade Capacidade de cargas dos modais Capacidade de carga 1 barcaça15 barcaças1 vagão100 vagões1 carreta ton ton100 ton ton26 ton m m m m 3 32 m litros litros litros litros litros Unidades equivalentes 1 barcaça15 vagões58 carretas 15 barcaças2,25 x 100 vagões870 carretas

11 lavratti.com Slide 11/18 Comparação entre modais e multimodalidade Rede de transportes no Brasil

12 lavratti.com Slide 12/18 Comparação entre modais e multimodalidade Seguros nos transportes KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. Estrutura do Sistema Nacional de Seguro Privado: a)CNSP – Conselho Nacional de Seguros Privados; b)SUSEP – Superintendência de Seguros Privados; c)IRB – Brasil Resseguros; d)Companhias seguradoras; e)Corretores de seguros. Conceito básico de seguro: a)Segurado; b)Beneficiário; c)Bem segurado; d)Valor segurado; e)Prêmio de seguro; f)Franquia; g)Risco; h)Sinistro; i)Valor indenizado; j)Subrogação.

13 lavratti.com Slide 13/18 Comparação entre modais e multimodalidade Seguros nos transportes KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. Ramos de Seguro: a) Seguro de transporte; b) Seguro de crédito à exportação – SCE; c) Seguro-garantia aduaneiro. Documentos de seguro: a) Proposta; b) Apólice de seguro: simples ou avulsa, aberta ou com prêmio ajustável; c) Averbação; d) Certificado de seguro; e) Endosso.

14 lavratti.com Slide 14/18 Comparação entre modais e multimodalidade Seguros nos transportes KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. Seguro de transporte: a)Tipos de cobertura: básicas, adicionas e especiais; b)Período de cobertura; c)Coberturas básicas: Mais restritas, Intermediária, Mais amplas Exceções; d)Coberturas adicionais: Rejeição de mercadorias, Lucros esperados, Impostos, Desvio de trânsito, Held covered, Transit clause; e)Coberturas especiais: Greves (GMCC), Guerra marítima (GTM). Seguro de crédito à exportação – SCE: a)Riscos comerciais; b)Riscos políticos; c)Riscos extraordinários. Seguro-garantia aduaneiro Co-seguro, Resseguro e Retrocessão

15 lavratti.com Slide 15/18 Comparação entre modais e multimodalidade Incoterms Os Incoterms foram agrupados em quatro categorias por ordem crescente de obrigação do vendedor. GRUPOINCOTERMSDESCRIÇÃO E de Ex (PARTIDA - Mínima obrigação para o exportador) EXW - Ex WorksMercadoria entregue ao comprador no estabelecimento do vendedor. F de Free (TRANSPORTE PRINCIPAL NÃO PAGO PELO EXPORTADOR) FCA - Free Carrier FAS - Free Alongside Ship FOB - Free on Board Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador. C de Cost ou Carriage (TRANSPORTE PRINCIPAL PAGO PELO EXPORTADOR) CFR - Cost and Freight CIF - Cost, Insurance and Freight CPT - Carriage Paid To CIP - Carriage and Insurance Paid to O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho. D de Delivery (CHEGADA - Máxima obrigação para o exportador) DAF - Delivered At Frontier DES - Delivered Ex-Ship DEQ - Delivered Ex-Quay DDU - Delivered Duty Unpaid DDP - Delivered Duty Paid O vendedor se responsabiliza por todos os custos e riscos para colocar a mercadoria no local de destino.

16 lavratti.com Slide 16/18 Comparação entre modais e multimodalidade Intermodalidade e multimodalidade KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. Transporte intermodal utiliza mais de um modal para que a carga saia da origem e chegue ao destino. Pode ser interno ou internacional. Cada trajeto é realizado por um modal diferente e utiliza um documento diferente. Os trechos são contratados individualmente pelo embarcador. O transportador assume responsabilidade somente sobre o seu trecho. Transporte multimodal também utiliza mais de um modal para a carga. Pode ser interno ou internacional. Cada trajeto é realizado por um modal diferente, mas utiliza somente um documento. O transportador assume toda a responsabilidade, desde a origem até o destino. Geralmente, utiliza-se contêiner no transporte multimodal. O Operador de Transporte Multimodal (OTM) deve ser cadastrado na ANTT. O documento de contrato de transporte multimodal é o Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas.

17 lavratti.com Slide 17/18 Comparação entre modais e multimodalidade Vantagens do uso do transporte multimodal a)Contratos de compra e venda mais adequados; b)Melhor utilização da capacidade disponível da nossa matriz de transporte; c)Utilização de combinações de modais mais eficientes energeticamente; d)Melhor utilização das tecnologias de informação; e)Ganhos de escala e negociações do transporte; f)Melhor utilização da infra-estrutura para as atividades de apoio, tais como armazenagem e manuseio; g)Aproveitamento da experiência internacional tanto do transporte como dos procedimentos burocráticos e comerciais; h)Redução dos custos indiretos.

18 lavratti.com Slide 18/18 Comparação entre modais e multimodalidade Órgãos de política de transportes no Brasil Quem regulamenta os transportes: a) Ministério dos Transportes: b) Agência Nacional de Transportes Aquaviários: c) Agência Nacional de Transportes Terrestres: d)Agência Nacional de Aviação Civil: e) Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes:


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