A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Culto Mariano, da Rainha Santa e dos Santos Populares no concelho de Ansião Nossa Senhora da Conceição – Igreja Matriz de Ansião É venerada também nos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Culto Mariano, da Rainha Santa e dos Santos Populares no concelho de Ansião Nossa Senhora da Conceição – Igreja Matriz de Ansião É venerada também nos."— Transcrição da apresentação:

1 Culto Mariano, da Rainha Santa e dos Santos Populares no concelho de Ansião Nossa Senhora da Conceição – Igreja Matriz de Ansião É venerada também nos seguintes templos: - Igreja Matriz do Alvorge - Capela da Urjariça (Alvorge) - Capela do Mogadouro (Santiago da Guarda) - Capela da Pia Furada (Santiago da Guarda)

2 Nossa Senhora do Pranto ou da Piedade É venerada na Capela da Misericórdia de Ansião (obra do grande mestre portuense Teixeira Lopes) e, também, nos seguintes templos: - Capela da Venda do Negro (Pousaflores) que também Foi um antigo centro de peregrinações - Capela do Vale de Boi (Santiago da Guarda)

3 Nossa Senhora da Paz É venerada na Capela da Constantina A sua aparição na Fonte Santa esteve na base dum importante santuário mariano, muito procurado entre o início do século XVII e finais do século XIX

4 Nossa Senhora da Misericórdia Nossa Senhora do Desterro É venerada na Capela da Junqueira (Alvorge) É venerada na Capela da Misericórdia do Alvorge

5 Nossa Senhora da Memória É venerada na Capela de Vila Nova (Alvorge) e na da Charneca (Santiago da Guarda) Nossa Senhora da Guia É venerada na Igreja de Avelar Centro de uma importante romaria desde pelo menos o séc. XVIII

6 Nossa Senhora da Consolação É venerada na Igreja Matriz de Chão de Couce O retábulo é a última grande obra do insigne pintor José Malhoa Nossa Senhora das Neves É venerada na Igreja Matriz de Pousaflores

7 Nossa Senhora dos Remédios É venerada na Capela do Pião (Lagarteira) Nossa Senhora de Fátima É venerada na Capela de Casal de Arouca e na Capela de Tarouca (ambas na freguesia de Santiago da Guarda) Aparece como 2.ª imagem em muitas capelas e Alminhas do concelho

8 Nossa Senhora da Graça É venerada na Igreja Matriz da Torre de Vale de Todos Em pedra de Ançã é obra do século XVI, do grande Mestre conimbricense, João de Ruão

9 No concelho de Ansião há ainda outras invocações de Nossa Senhora Tais como: - Nossa Senhora do Livramento (Lousal – Ansião) - Nossa Senhora do Rosário (Aljazede – Alvorge; Ameixieira e Quinta de Cima – Chão de Couce) - Nossa Senhora da Alegria (Trás de Figueiró – Alvorge) - Nossa Senhora da Nazaré (Alqueidão – Chão de Couce) - Nossa Senhora dos Milagres (Gramatinha – Pousaflores) - Nossa Senhora da Esperança (Sarzeda – Pousaflores) - Nossa Senhora da Orada (Santiago da Guarda) - Nossa Senhora da Saúde (Lagoa Parada – Santiago da Guarda) - Nossa Senhora da Boavista (Boavista – Santiago da Guarda) - Nossa Senhora da Moita Santa (Moita Santa – Santiago da Guarda) - Imaculado Coração de Maria (Poço dos Cães – Santiago da Guarda)

10 Em conclusão: A magnitude do culto mariano, no concelho, é inegável: -33 igrejas e capelas do concelho têm como Padroeira Nossa Senhora, sob diversas invocações -Das oito Igrejas Matrizes existentes, cinco têm como Padroeira Nossa Senhora: Ansião, Alvorge, Chão de Couce, Pousaflores e Torre de Vale de Todos -Há casos de aparições de Nossa Senhora em três locais: Fonte Santa (freguesia de Ansião), Pedra do Ouro (freguesia de Chão de Couce) e Avelar -e três centros de peregrinações marianas: Constantina (N.ª Sr.ª da Paz), Venda do Negro (N.ª Sr.ª do Pranto) e Avelar (N.ª Sr.ª da Guia) A adoração por Maria, uma mulher com que as outras se podiam identificar, prova a importância do culto à divindade feminina, continuado na veneração a outras santas

11 É o caso da Rainha Santa Isabel poderá, mesmo, falar-se na rota da Rainha Santa Na Capela da Misericórdia de Ansião Na Capela da Junqueira (Alvorge) Na Capelinha de Pereira (Pousaflores) Na Capela da Além da Ponte (Ansião) Sempre na antiga estrada coimbrã…

12 A Rainha Santa também é venerada na Capela do Curcialinho (Torre de Vale de Todos) Outras santas veneradas no concelho são, por exemplo: Santa Marta (Escampado de Santa Marta – Ansião) Santa Luzia (Alvorge e Charneca do Alvorge) Santa Ana (Lisboinha – Pousaflores) Santa Bárbara (Charneca e Melriça – Santiago da Guarda)

13 O culto dos Santos populares No concelho de Ansião, o culto aos santos populares também está presente. Santo António é o mais venerado, em 11 capelas de todas as freguesias - Ribeiro da Vide (Ansião) - Vale Florido (Alvorge) - Casal de St.º António (Avelar) Serra do Mouro (Chão de Couce) - Coelhosa (Lagarteira) - Gramatinha (Pousaflores) - Louriceiras de St.º António, - Casais da Granja - Moita Negra - Mogadouro (Santiago da Guarda) - Freixo (Torre de Vale de Todos)

14 a seguir, o São João e, depois, o S. Pedro Que é venerado em seis Capelas: - Quinta das Lagoas (Ansião) - Sarzedela (Ansião) - Mata de Cima (Alvorge) Ribeira de Alcalamouque (Alvorge) - Vale da Avessada (Santiago da Guarda) - Figueiras de S. João (Torre de Vale de Todos) Que é venerado em três Capelas: - Além da Ponte (Ansião) - Albarrol (Pousaflores) - Nogueiros (Santiago da Guarda)

15 Outros santos venerados no concelho são: S. Brás (Mártir, séc. IV) S. Miguel (Arcanjo) S. Mateus (Evangelista) S. José (Pai de Jesus) S. Martinho (Bispo, séc. IV) S. Bernardo (Monge, séc. XIII) S. Simão (Mártir, séc. I) S. Luís (Rei de França, séc. XIII) S. Bartolomeu (Apóstolo, séc. I) St.º Amaro (Monge, séc. VI) S. Roque (Peregrino, séc. XIV) S. Francisco (Missionário, séc. XII) S. Vicente (fundador dos Lazaristas, sécs. XVI-XVII) S. Domingos (fundador dos Dominicanos, sécs. XII-XIII) S. Jorge (Militar romano, séc. IV) S. Bento (Monge, séc. V) S. Saturnino (Mártir, séc. I) S. Sebastião (Mártir, séc. IV) S. Rafael (Arcanjo) S. Silvestre (Papa, séc. IV) S. Cristóvão (Mártir, séc. III) S. Caetano (Notário da Santa Sé, séc. XVI) S. Lourenço (Mártir, séc. III) S. João de Brito (Mártir português, séc. XVII) S. Tiago (Mártir, séc. I)

16 E a figura central do Cristianismo? - é o orago da Igreja Matriz de Avelar, sob a invocação do Espírito Santo mas é subalternizado por N.ª Sr.ª da Guia - como Cristo Ressuscitado na Capela do Centro Pastoral de Chão de Couce (é a representação mais admirável) - sob a invocação de Senhor do Bonfim é o padroeiro duma pequena Capela numa encosta a Poente da vila de Ansião (uma zona praticamente desabitada) Um dos concelhos com mais prática religiosa na Diocese ainda tem tradições politeístas…. É padroeiro de apenas três templos:


Carregar ppt "Culto Mariano, da Rainha Santa e dos Santos Populares no concelho de Ansião Nossa Senhora da Conceição – Igreja Matriz de Ansião É venerada também nos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google