A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS E DISCUSSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO ENSINO – APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICO – QUÍMICA BÁSICA Pablo Reis Dias - Unifesspa Camila dos Santos Torres (Coordenadora do Projeto) Unifesspa INTRODUÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS A monitoria, com o contato do aluno e professor orientador, permite o desenvolvimento de habilidades acadêmicas através da didática desenvolvida dentro da sala de aula bem como a capacitação do conhecimento teórico. Esse tipo de apoio pedagógico, além do auxílio para com as dificuldades mais frequentes de determinada disciplina, estimula alunos a seguir no caminho acadêmico que é essencial para a formação de pesquisadores dentro das universidades no país. Vale ressaltar que a monitoria contribui no andamento da disciplina, pois através do auxílio dado aos alunos é possível identificar as maiores dificuldades e construir um plano de aula, juntamente com o professor, que favoreça o interesse do aluno pelo tema e ajude na facilidade do aprendizado. O monitor tem papel primordial como mediador do conhecimento, já que muitas vezes, muitos estudantes costumam reclamar da maneira pela qual o professor ministra o conteúdo em sala de aula, alegando que o mesmo utiliza abordagens muito técnicas ainda não conhecidas pelos estudantes. Com o fim da monitoria, espera-se que os discentes tenham adquirido senso crítico e intelectual suficiente para atingir as expectativas da disciplina, assim como o monitor, que deve progredir ao longo desse tempo e assimilar a didática que o professor inicialmente demonstra, a qual será repassada aos alunos. Ademais, o professor também se beneficia, pois, a partir da monitoria, é possível que ele implemente na sua forma de repassar o conteúdo. A monitoria oferecida na disciplina de físico-química básica mostrou-se proveitosa, apesar do índice de reprovação na disciplina não ter diminuído. Isso mostra que os conceitos científicos relacionados ao estudo da monitoria no geral devem continuar a ser bastante difundidos dentro do contexto universitário, a fim de implementar didáticas cada vez mais inovadoras que possam cada vez mais auxiliar no estudo dos discentes, bem como despertar interesse de outros alunos a participar do programa de monitoria. No geral, os alunos afirmaram que as dificuldades básicas foram o maior problema a ser enfrentado, porém, a monitoria pôde esclarecer muitos assuntos além até mesmo do que a ementa da disciplina prevê, possibilitando certa interdisciplinaridade entre as matérias do curso, principalmente quanto à parte teórica da disciplina. Infelizmente, o problema enfrentado pelos alunos quanto ao cálculo da disciplina, muitas vezes, vai além do que docente e monitor podem ajudar, pois, essa dificuldade é proveniente de um ensino precário oferecido nas escolas. REFERÊNCIAS ISRAEL, V. L.; KOPPE, S. A monitoria como possibilidade de ampliação na formação acadêmica inovadora em fisioterapia. In: IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. PUC- PR, 2009. PIMENTA, S. G. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação. V.22, nº2, p.72-89, 1996. PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. MATERIAIS E MÉTODOS A principal metodologia utilizada dentro da sala de aula eram listas de exercícios entregues aos alunos, baseadas nos conteúdo ministrado em aula, os quais eram resolvidas com a assistência do monitor. Alguns grupos de alunos, que possuíam mais dificuldade de aprendizagem, eram montados por eles mesmos para que assim pudessem esclarecer dúvidas juntos, possibilitando um diálogo mais proficiente, já que a interação aluno/ monitor era benéfica para ambos. Também, havia situações em que alunos tiravam suas dúvidas individualmente, o que era mais frequente. RESULTADOS E DISCUSSÃO Conforme os alunos procuravam o monitor e era realizado um relatório mensal explicativo destinado ao professor que incluía informações das quais se tratavam das dúvidas mais frequentes dos alunos, o professor pôde diversificar a didática, buscando o conteúdo até mesmo em bibliografias diferentes que pudessem facilitar o aprendizado. Com isso, as listas de exercícios aplicadas tornavam-se mais direcionadas e o professor sempre procurava resolver um exemplo parecido em sala de aula, para que a compreensão das questões da lista pudesse ser melhor e mais eficiente. A matéria da qual foi realizada a monitoria, físico-química básica, normalmente apresenta um índice alto de reprovação. Os alunos esforçaram-se para suprir as dificuldades encontradas durante a disciplina, porém a maior dificuldade percebida durante a monitoria era devido à má formação da base escolar em matemática, química e física, que apesar de não ser tema principal neste resumo expandido, proporcionava bastante dificuldade nos princípios básicos que são exigidos para o entendimento da matéria. Sendo assim, apesar da monitoria ter alcançado certos benefícios entre todos os envolvidos, muitos alunos não alcançaram a média necessária para aprovação na disciplina. Somando as duas turmas de físico-química básica o total de alunos matriculados foram dezessete, desses quatro alunos evadiram antes da primeira avaliação e seis alunos obtiveram conceito insuficiente, assim não houve um aumento nas aprovações em relação ao período anterior. O professor que lecionava esta disciplina encontra-se afastado e como foi a primeira fez da docente atual não foi possível realizar uma análise mais profunda sobre a turma. 23ª Brigada de Infantaria de Selva - Marabá Assessoria de Comunicação - ASCOM Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação - CTIC Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura - PROADI APOIO: REALIZAÇÃO: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROEG


Carregar ppt "RESULTADOS E DISCUSSÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google