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RESULTADOS E DISCUSSÃO
MONITORIA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL - DISCIPLINA MECÂNICA DOS SÓLIDOS II Plácido Moraes de Almeida Unifesspa Prof. M.Sc. Iana Ingrid Rocha Damasceno (Coordenadora do projeto) Unifesspa Gráfico 1 – Percentual de reprovação na disciplina Mecânica do Sólidos INTRODUÇÃO A educação como prática social deve ser pensada como uma ação de cooperação e não de competição, sendo fundamental estimular essas práticas cooperativistas na Universidade, de modo que haja uma socialização do saber entre os discentes, fortalecendo a socialização e garantindo a redução dos déficits. O curso de Engenharia Civil apresenta em sua grade curricular uma carga horária extensa na área de conhecimento de Mecânica dos Sólidos e Resistência dos Materiais, onde muitas vezes, em virtude da deficiência oriunda da formação básica acarreta níveis consideráveis de reprovação. Na tentativa de reverter essa carência, o programa de monitoria da Disciplina Mecânica dos Sólidos II se faz necessário para auxiliar a permanência desses discentes e reduzir a evasão. MATERIAIS E MÉTODOS Foram aplicadas atividades práticas, com a utilização de listas de exercícios baseadas nas referências bibliográficas HIBBELER (2004) e BEER e JOHNSTON (1995) da disciplina. A turma foi distribuída em grupos que discutiram o conteúdo aplicado em sala de aula, posteriormente o monitor executava a resolução dos exercícios e sanava os questionamentos que surgiam. Fonte: Autor Gráfico 2 – Percentual de notas finais da disciplina Mecânica do Sólidos RESULTADOS E DISCUSSÃO O desenvolvimento da monitoria na disciplina de Mecânica dos Sólidos foi fundamental para a redução das reprovações e para a recuperação de alunos que ficaram reprovados em anos anteriores. A monitoria auxiliou de forma abrangente a turma de Mecânica dos Sólidos 2 – 2016/2, o que pode ser comprovado pelo resultado da turma, apresentado no Gráfico 1. Em 2014, o percentual de notas foi da seguinte maneira: bom 15%; reg 59% e ins 26%. Em 2015 os resultados não foram diferentes, exc 8%, bom 23%; reg 46% e ins 8%. No entanto, em 2016 com a monitoria os resultados foram consideravelmente melhores, exc 5%; bom 48%, reg 43% e 0% ins, conforme Gráfico 2. O programa de monitoria proporcionou ao monitor um sistema de aprendizagem contínua referente a disciplina ministrada, contribuindo no desenvolvimento de característica pessoais e acadêmicas, quanto à expressão em público e desenvolver trabalhos em equipe. Paralelamente, a monitoria auxiliou a turma na solução de questionamentos primários, melhora na interação dos alunos de turmas diferentes, alunos mais interessados e uma considerável melhora nos resultados. Fonte: Autor CONSIDERAÇÕES FINAIS A disciplina de Mecânica dos Sólidos II apresenta um alto grau de dificuldade para os alunos do curso de Engenharia Civil, confirmado pelos resultados de anos anteriores. No ano de 2016, com o desenvolvimento da monitoria foram identificados os pontos positivos e negativos de cada discente, que puderam ser trabalhados com pessoalidade e objetividade. REFERÊNCIAS HIBBELER, R. C, Resistência dos Materiais, 5ª Edição, Pearson Education, São Paulo, 2004 BEER, F. P. & JOHNSON JR, E. R., Resistência dos Materiais, 3ª. ed., Makron Books, São Paulo, 1995. 23ª Brigada de Infantaria de Selva - Marabá Assessoria de Comunicação - ASCOM Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação - CTIC Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura - PROADI Casa da Cultura de Marabá APOIO: REALIZAÇÃO: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROEG
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