A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turmas: 3º A e C Professora: Rafaela Xavier Domingues

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turmas: 3º A e C Professora: Rafaela Xavier Domingues"— Transcrição da apresentação:

1 Através da fechadura Entrando em um mundo diferente “Construção de uma História em Quadrinhos”
Turmas: 3º A e C Professora: Rafaela Xavier Domingues Coordenadora: Simara Fantinato

2 Apresentação A atividade proposta envolve uma produção textual extensa, que é a adaptação do livro de imagens “Alice” para uma história em quadrinhos (HQ), com textos e imagens. Dessa forma, os alunos são incentivados a utilizarem diferentes linguagens como meio de produção de conhecimento, o que os prepara para assumirem a posição de narradores de uma história.

3 Objetivos Conhecer as características do gênero História em Quadrinhos; Promover a leitura, utilizando pistas linguísticas e enfocando os aspectos relacionados à intertextualidade e ao uso de metáforas visuais; Construir a noção da  leitura como fonte de prazer e cultura; Estabelecer relação entre as partes lidas e o todo; Levar os alunos a assumirem a posição de narradores e ilustradores de uma história.

4 Desenvolvimento 1ª Etapa –Livro de imagens
Os alunos receberam o livro de imagens “Alice” (Rogério Coelho), e foram instigados a realizarem a leitura do mesmo. Muitos questionamentos surgiram: - Como vamos ler? Não tem texto. - Esse livro não é para 1º ano? Foram, então, desafiados a realizarem a leitura do mesmo, incentivados com a proposta de que a leitura seria possível sim. Aos poucos, foram se surpreendendo com o que descobriam, perceberam que era possível ler as imagens.

5 A leitura de imagens proporcionou aos alunos a leitura de elementos não verbais que constroem o todo em imagens visuais. O livro de imagens instigou os alunos a perceberem os detalhes das imagens e a interpretarem a história que, para cada um, teve uma versão diferente. Cada aluno, em forma de síntese, contou a sua versão para os colegas.

6 2ª Etapa – Folheando Gibis
A professora realizou a leitura de uma história em quadrinhos, mas sem mostrar as imagens, lendo somente as falas. Ao concluir, foi perguntado aos alunos se entenderam a narrativa. Com a resposta negativa, foram levantadas hipóteses do porquê. Foi iniciada uma conversa com o grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um. Levantamos conhecimentos prévios sobre a estrutura e a característica linguística desse gênero textual (balões, expressão das personagens, diálogos, onomatopeias...). Os alunos foram convidados a folhear gibis, prestando atenção em sua estrutura.

7

8 3ª Etapa –Vídeos instrutivos
Os alunos assistiram a vídeos sobre como se faz uma História em Quadrinhos.

9 Sites: https://www. youtube. com/watch. v=7oIy_8QsTJc https://www

10 4ª Etapa – Balões de fala e Onomatopeias Exploramos os gibis e sua estrutura. Pesquisamos os diferentes balões e onomatopeias presentes nas histórias em quadrinhos. Brincamos e nos divertimos muito realizando interpretações.

11

12

13

14

15

16

17 5ª Etapa – Criando diálogos Nas páginas 24 e 25, exploraram mais as falas em balões utilizando a pontuação correta.

18 6ª Etapa – O filme Coincidentemente, estava em cartaz o filme “Alice através do espelho”, do qual assistimos ao trailer, e exploramos as páginas 26 e 27 do Mundo Leitor. 5º Etapa –Filme p. 26 e 27 Site:

19 7ª Etapa- Mãos à obra E chegou a hora de transformar o livro de imagens em História em Quadrinhos...

20

21 Produto final... 7ª Etapa - Exposição

22 Avaliação O Mundo Leitor proporciona um trabalho interdisciplinar com os descritores a serem desenvolvidos pelo 3º ano, possibilita o acesso do educando às diversas formas textuais que circulam na sociedade, ensinando a produzi-las e compreendê-las.  Mais do que um divertido passatempo, as HQs são um valioso instrumento para se despertar o gosto pela leitura. São narrativas contadas a partir de uma estrutura que utiliza o desenho e o discurso direto, como na fala. Os quadrinhos são gêneros discursivos que associam as linguagens verbal e imagética, envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em sequência, numa relação de causa e efeito. A expressão verbal costuma aparecer nos balões, nas legendas, onomatopeias e interjeições. O uso de imagens e representação de gestos compõe a linguagem não verbal, essencial à criação das HQs.


Carregar ppt "Turmas: 3º A e C Professora: Rafaela Xavier Domingues"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google