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Oratória é uma habilidade própria que exige treinamento e desafio; Reúne elementos como: gestos, postura, emoções e outros. Uma boa comunicação eleva.

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2 Oratória é uma habilidade própria que exige treinamento e desafio; Reúne elementos como: gestos, postura, emoções e outros. Uma boa comunicação eleva o poder de negociação, gestão de pessoas, cativa os fornecedores e clientes, aumentando lucros. Quando falamos revelamos um pouco de nossa imagem.

3 Oratória e técnicas de comunicação em público; Normas de Conduta e Apresentação; Utilização de Recursos Visuais.

4 Uma das pressuposições da programação neurolingüística (P.N.L) a ciência que estuda o comportamento humano – diz que estamos sempre nos comunicando, além disso, estamos o tempo inteiro recebendo estímulos do mundo. E é interessante saber que cada pessoa possui uma forma muito subjetiva de perceber o mundo em que vive. Todas as pessoas codificam as informações externas por meio dos sentidos e reapresentam essas informações através dos canais representacionais. Os mais comuns são visão, audição e as sensações – de gosto, cheiro ou tato.

5 1.SEJA VOCÊ MESMO: aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar, seja sempre natural. 2.PRONUNCIAR BEM AS PALAVRAS: Ex.: primeiro, janeiro, terceiro, trazer, ontem (e não primero, janero, trazê, onti). 3.FALAR COM BOA INTENSIDADE: altura adequada para o ambiente, com entusiasmo e vibração. 4.FALAR COM BOA VELOCIDADE 5.FALAR COM BOM RITMO 6.TER UM VOCABULÁRIO ADEQUADO: isento de termos pobres, diminuição do tecnicismo e usando palavras comum a todos

6 7. TER POSTURA CORRETA : Não colocar as mãos nos bolsos, nas costas. Deixar os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação. Distribuir o peso do corpo sobre as duas pernas. Não ficar se movimentando de um lado para o outro. Deixar o semblante descontraído e sorridente. Deve existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia.

7 O início: conquiste os ouvintes: Contar uma pequena história que tenha estreita relação com o conteúdo da mensagem; Elogiar sinceramente os ouvintes; Dizer que não irá consumir muito tempo. Etc. No início você DEVERÁ EVITAR: Pedir desculpas por estar com problemas físicos. Contar piadas (dispersa a atenção) Fazer perguntas quando não deseja a resposta. Tomar partido de assuntos polêmicos. 8. TER INÍCIO, MEIO E FIM:

8 O meio: preparação do tema a ser abordado Matéria que irá abordar em uma única frase; Relato histórico do tema ou problema no qual dará a solução; Dividir o assunto em etapas; O fim: -Breve recapitulação. -Resumo da apresentação; Pode-se usar os mesmos recursos do início: elogio e outros etc. 9. CUIDAR DA GRAMÁTICA: toda gramática precisa ser correta. 10. PRATICAR: ler e sempre se atualizar

9 Para comunicar-se bem, aprimorar: Respiração: pela respiração controlamos a emoção. Voz: fazer exercícios de leitura em voz alta, de emissão corretas da voz. Olhar: olhe e cative. Riso: quem sorri é considerado simpático. Gestos: mostram os hábitos de cada um. Conversação: lembrar do diálogo e não do monólogo. Controle emocional: conseguir passar para o exterior o que há no interior. Explanação de idéias: começar pelo inicio e depois atingir o ponto principal, por fim tirar uma conclusão.

10 Quais recursos deverei usar ???

11 Recursos Audiovisuais Ampliar a compreensão dos ouvintes; Ampliar a compreensão dos ouvintes; Ajudando a reter informações por tempo prolongado; Ajudando a reter informações por tempo prolongado;

12 Verificando Serve como reforço da mensagem ? Ressalta as informações mais importantes ? Esclarece e complementa as partes mais importantes de uma apresentação ? Verificando Serve como reforço da mensagem ? Ressalta as informações mais importantes ? Esclarece e complementa as partes mais importantes de uma apresentação ?

13 Título simples, esclarecedor e de poucas palavras. Produção Atualizada Recomendável Produção nacional de Veículos atualizada nos últimos 5 anos Desaconselhável

14 ... Legendas concisas e legíveis,

15 ...letras GRANDES para que todos possam ler e compreender os assuntos....frases curtas e com poucas linhas 6 palavras por linha, 6 a 9 linhas por visual CORES sem excesso... Limitadas a 3 ou 4 e olhe lá. Apenas uma idéia Um desenho em cada um

16 Formas mais comuns : Setorial – pizza ou pie Barras

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19 Charges, desenhos, fotos e outros com moderação

20 ORDENAÇÃO DIDÁTICA DA FALA : INTRODUÇÃO PREPARAÇÃO ASSUNTO CENTRAL CONCLUSÃO ORDENAÇÃO DIDÁTICA DA FALA : INTRODUÇÃO PREPARAÇÃO ASSUNTO CENTRAL CONCLUSÃO

21 LOUSA PARA GIZ FOLHETO QUADRO BRANCOCARTAZ

22 FLIP CHARTRETRO PROJETOR

23 DVD + Televisor ou DVD + Data Show

24 PROJETOR MULTIMIDIA (data show)

25 PODEMOS USAR VÁRIOS RECURSOS SIMULTANEAMENTE. Quanto mais recursos forem utilizados, maior será os custos e possibilidades de erros ! PORÉM... Analise cada circunstância e decida pelo aparelho mais conveniente. Cuidado antes de usar as novidades que aparecem no mercado ! Chegue com antecedência e teste todo material para evitar surpresas técnicas.

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27 BASEADO NA APRESENTAÇÃO Técnicas de Apresentação do Profº Claudio Neris ADAPTAÇÃO E MODIFICAÇÃO Instrutor de informática: Danilo Valério da Silva ADAPTAÇÃO E MODIFICAÇÃO Instrutor de informática: Danilo Valério da Silva Apresentação utilizada para orientar como apresentar, elaborar apresentação, materiais para uso e criar apresentações em PowerPoint para diversos objetivos.


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