A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Miseráveis é um romance que se situa nos finais do século XVIII até meados do século XIX. Neste espaço de tempo deram-se muitos acontecimentos históricos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Miseráveis é um romance que se situa nos finais do século XVIII até meados do século XIX. Neste espaço de tempo deram-se muitos acontecimentos históricos,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Os Miseráveis é um romance que se situa nos finais do século XVIII até meados do século XIX. Neste espaço de tempo deram-se muitos acontecimentos históricos, tal como a Revolução Francesa e a Batalha de Waterloo.

3 Texto narrativo. Texto complexo, já que não acomoda apenas um núcleo, mas várias tramas se desencadeiam durante a narração da história principal. Ele se organiza a partir de uma trama, ou seja, em torno dos acontecimentos que são organizados em uma sequência temporal. A linguagem utilizada é muito variável, depende de quem escreve. Ele configura um mundo de personagens mais denso e complexo, aproxima-nos do acontecer cotidiano, e daí um ritmo temporal mais lento.

4 A personagem principal é Jean Valjean, preso por ter roubado um pão para alimentar a família e que, em consequência da sua tentativa de evasão, viu a sua pena permutada para trabalhos forçados nas galés. Um dia Jean Valjean é libertado dessa pena e posto em liberdade.

5 Depois de ter vagueado durante vários dias, numa noite chega a Digne. Ele encontra uma mulher que lhe indica a casa do Bispo Myriel de Digne para lhe dar guarida. Depois de ter ido a várias casas e ninguém lhe deu o abrigo que precisava. O bispo recolheu-o, deu-lhe de comer e guarida por uma noite.

6

7 "-Meu nome é Jean Valjean. Cumpri pena como forçado das galés por dezenove anos. Há quatro dias fui libertado. Vou para Pantalier, que é o meu destino. Estou caminhando há quatro dias. Cheguei quase ao anoitecer. Fui a uma estalagem. Mas não quiseram me hospedar. Quando cheguei, tive de apresentar meu documento na Prefeitura, como é obrigatório. E o estalajadeiro descobriu quem sou. Fui a outra e me expulsaram. Bati até à porta da cadeia e não consegui abrigo. Entrei na casinha de um cão e fugi debaixo de mordidas. Estava deitado em um banco da praça, quando uma senhora me apontou sua casa e disse para eu bater à sua porta. Que é isso aqui? Uma estalagem? Eu tenho dinheiro para pagar. É o dinheiro que ganhei em dezenove anos de trabalhos forçados. Estou exausto e faminto. Posso ficar?"

8 Durante a sua estadia, Jean Valjean reparara no móvel do quarto do bispo, pois nele se guardavam os castiçais e faqueiro de prata. À noite, quando todos dormiam, Jean Valjean levantou-se, pegou no faqueiro de prata e foi-se embora com ele. No dia seguinte, bate à porta do bispo um grupo de três policias, que vinham acompanhados por Jean Valjean, apanhado por estes. Levaram-no a casa do bispo para entregar o faqueiro e certificar-se de que a história do Jean Valjean correspondia à verdade.

9 Para espanto deste, o bispo não o acusa e ainda lhe oferece os dois castiçais de prata, dizendo perante os policias que se tinha esquecido de os levar. Os policias libertam-no. A partir deste episódio, Jean Valjean torna-se uma pessoa boa. Com o faqueiro de prata, monta uma fábrica de imitação de azeviche inglês e de avelórios pretos da Alemanha, tornando-se num homem muito rico e importante. Mas possuindo uma outra identidade.

10 Numa ocasião, conhece uma ex-empregada da sua fábrica de nome Fantina (que por força das circunstâncias se tornou prostituta), prometendo-lhe trazer de volta a sua filha deixada aos cuidados dos Thénardier, donos de uma taberna, explorando a criança de forma desumana e a mãe também. Entretanto, a mãe morre e para agravar as coisas, Jean Valjean começa a ser perseguido pelo inspector de polícia, Javert.

11 Jean Valjean tendo conhecimento do julgamento de um homem chamado Jean Valjean, parte para Arràs. Sabendo que o homem era inocente, Jean Valjean, já no tribunal diz que ele é o próprio, e que o homem é inocente.


Carregar ppt "Os Miseráveis é um romance que se situa nos finais do século XVIII até meados do século XIX. Neste espaço de tempo deram-se muitos acontecimentos históricos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google