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Gestão da Cadeia de Suprimentos

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Apresentação em tema: "Gestão da Cadeia de Suprimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Cadeia de Suprimentos
Aula 10 Rafael Lima

2 Introdução O meio de transporte de produtos tem grande impacto nos custos logísticos Devemos conhecer as características dos modais de transporte para saber qual selecionar Aspectos como prazos de entrega e níveis de estoque são influenciados pelas decisões de modais

3 Introdução Vamos analisar os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo e dutoviário Podemos usar diversos critérios para avaliar os modais de transporte: Velocidade Disponibilidade Confiabilidade Capacidade Frequência

4 Avaliação dos Modais Velocidade
Refere-se ao tempo decorrido de movimentação em uma dada rota, também conhecido como transit time, sendo o modal aéreo o mais rápido de todos. Imagem: Imagem: Processamento no porto de origem Processamento no porto de destino Transit time

5 Avaliação dos Modais Marítimo Rodoviário Ferroviário Disponibilidade
Disponibilidade Capacidade que um modal tem de atender qualquer par origem-destino de localidades. Como você avaliaria a disponibilidade dos seguintes modais? Imagem: Imagem: Imagem: Marítimo Rodoviário Ferroviário

6 Avaliação dos Modais Confiabilidade
Refere-se à variabilidade potencial das programações de entrega esperadas ou divulgadas Variações no clima, nos tempos de processamento, alfândegas Alta confiabilidade: dutoviário Baixa confiabilidade: marítimo e ferroviário

7 http://gicr.blogspot.com.br - http://qatartoday.org
Avaliação dos Modais Capacidade Refere-se à possibilidade de um modal de transporte de lidar com qualquer requisito de transporte, como tamanho e tipo de carga. Aéreo Baixa capacidade Imagem: Imagem: Marítimo Grande capacidade

8 Avaliação dos Modais Frequência
Está relacionada à quantidade de movimentações programadas. Alta frequência: dutoviário (contínuo) e rodoviário. Baixa frequência: ferroviário, marítimo e aéreo. Imagem:

9 Modal Rodoviário Modal rodoviário
Modal dominante no transporte de cargas no Brasil Possui diversas vantagens: Transporte porta a porta Frequência e disponibilidade Movimentação de curta distância Flexibilidade de rotas e vias Flexibilidade de carga

10 Modal Rodoviário Desvantagens do modal rodoviário:
Custo mais elevado em comparação com os modais ferroviário e aquaviário; Capacidade de carga reduzida; Alto grau de poluição no meio ambiente; Alto custo de manutenção e ampliação da malha rodoviária.

11 Modal Rodoviário Tipos de frete:
Carga incompleta (LTL – Less than Truck Load): o frete é calculado pela quantidade transportada e pela distância; Carga completa (TL – truck load): o frete é cobrado pelo caminhão todo e não com base na quantidade transportada. As tarifas variam de acordo com a distância.

12 Modal Rodoviário Malha rodoviária brasileira Total de Rodovias
Km Rodovias pavimentadas Km (12%) Rodovias não pavimentadas Km (80,4%) Rodovias planejadas Km (7,6%) Rodovias Federais Km (32,4%) Rodovias Estaduais Km (54,4%) Rodovias Municipais Km (13,2%) Rodovias Federais Duplicadas 5.446 Km (8,3%) Rodovias Federais em Duplicação 1.317 Km (2%) Rodovias Federais em Pista Simples Km (89,7%)

13 Modal Rodoviário Densidade da malha rodoviária pavimentada

14 Modal Ferroviário Modal ferroviário Grande capacidade de carga
Adequado para médias e longas distâncias Valor de frete reduzido Ideal para produtos de baixo valor agregado Imagem:

15 Modal Ferroviário Desvantagens do modal ferroviário
Baixa densidade do modal ferroviário Baixa disponibilidade e flexibilidade Altos custos de investimento necessários para ampliar a infraestrutura existente Longo tempo de transporte (viagem + movimentação) Diversas “bitolas” impedem a integração do sistema de transporte

16 Modal Ferroviário Ferrovias Brasileiras

17 Modais de Transporte Principais produtos transportados: Produto
Participação (%) Minério de ferro 63% Soja e farelo de soja 8% Indústria siderúrgica 7% Carvão/Coque 4% Produção agrícola 3% Granéis minerais 2% Combust./ Deriv. Petr. / Álcool Outros 11% Fonte: Confea (2008)

18 Modal Aquaviário Modal aquaviário / hidroviário
Inclui os transportes fluviais e marítimos. Transporte de grandes cargas com baixa razão valor-peso e não perecíveis. Custos de estocagem dos produtos não podem ser elevados. Modal mais utilizado na exportação de produtos Imagem:

19 Modal Aquaviário Desvantagens do modal aquaviário
Transporte lento e com grandes incertezas no tempo de processamento nos portos e alfândegas. Lentidão e dificuldade de acesso aos portos. Geralmente necessitam da combinação com outros modais. No Brasil, há poucos rios navegáveis, o que dificulta o transporte fluvial.

20 Modal Aéreo Modal aéreo
Transporte muito rápido, porém nem sempre o tempo de manuseio também é rápido. Usado para produtos com alta razão valor-peso ou valor-volume. Tarifas mais caras em comparação com os demais modais. É o modal menos utilizado, com menos de 1% no transporte mundial de cargas.

21 Modal Aéreo Modal aéreo Possui boa confiabilidade e disponibilidade.
Possui baixa capacidade de carga total, sendo usado para cargas menores. A tendência é o surgimento de aeroportos exclusivos para carga, com integração a outros modais. Imagem:

22 Modal Dutoviário Modal dutoviário
Transporte que utiliza tubulações para mover produtos líquidos e gasosos. Trata-se de um modal de baixo custo de operação. Baixa flexibilidade e disponibilidade. Imagem: Imagem:

23 Custos logísticos no Brasil
Matriz de transportes no Brasil Modal Milhões de TKU Participação (%) Rodoviário 61,09% Ferroviário 20,73% Aquaviário 13,59% Dutoviário 33.300 4,19% Aéreo 3.169 0,40% Total 100,00% Fonte: Relatório Anual CNT Publicado em: Março de 2012

24 Custos logísticos no Brasil
Comparação Brasil x EUA

25 Gestão da Cadeia de Suprimentos
Atividade 10 Rafael Lima

26 Responda as questões a seguir sobre os modais de transporte:
Discuta os modais rodoviário e ferroviário com relação aos tamanhos de carga e distância de transporte. Qual é a relação entre a escolha dos modais de transporte e as quantidades de estoques resultantes dessa escolha? Que modal você considera mais adequado para a exportação de carnes do Brasil para a Europa? Por que?

27 Letra A Resposta: O modal rodoviário é apropriado para cargas menores e com entregas em curtas ou médias distâncias. Já o modal ferroviário é mais apropriado para entregas distantes, envolvendo cargas de maior volume. Existe uma área de competição entre o modal rodoviário e ferroviário, na qual temos distâncias médias e cargas de volume médio. Nesses casos, a disponibilidade de malha ferroviária ou rodoviária determinará a escolha do modal.

28 Comparação entre os modais ferroviário e rodoviário
Fonte: CNT(2013)

29 Letra B Resposta: Modais de transporte tendem a oferecer diferentes índices de rapidez e confiabilidade. Em geral, modais mais rápidos e confiáveis tendem a reduzir estoques de segurança e em trânsito, porém são mais caros. Por outro lado, modais mais lentos e pouco confiáveis levam ao aumento do estoque na cadeia.

30 Letra C Resposta: A exportação de carnes é feita principalmente por navios, dentro de contêineres refrigerados. O emprego de navios é justificado pelo baixo frete, dado que o produto é de baixo valor agregado. Além disso, exportações de carne são feitas em grande volume, o que justifica o uso de contêineres.


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