A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 5 Introdução ao Stata 16 de abril de 2013. Gráficos O comando graph do STATA possui várias opções. Em geral, gráficos de barra são usados para mostrar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 5 Introdução ao Stata 16 de abril de 2013. Gráficos O comando graph do STATA possui várias opções. Em geral, gráficos de barra são usados para mostrar."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 5 Introdução ao Stata 16 de abril de 2013

2 Gráficos O comando graph do STATA possui várias opções. Em geral, gráficos de barra são usados para mostrar a distribuição de variáveis categóricas, enquanto histogramas e box-plots são usados para mostrar a distribuição das variáveis quantitativas.

3 Gráficos A cada novo gráfico que o Stata gerar, o anterior será "perdido", por isso, às vezes é desejável salvar um gráfico antes de gerar outro. Um gráfico pode ser salvo de duas maneiras diferentes: – copiar cada gráfico e colar em um outro arquivo "fora" do STATA, por exemplo, um arquivo do Word. – Salvar a janela com o gráfico como uma figura, utilizando o menu: File Save graph.

4 Gráficos Diagrama de dispersão dos dados mas mostrando também a curva de regressão linear Dois gráficos podem ser combinados: salvar os dois gráficos e depois graph combine graph1 graph2 Gráficos podem ser exportados: graph export mygraph.wmf

5 Diagrama de dispersão Gráficos da gordura e da idade, adicionando o sexo como marcador

6 Diagrama de dispersão twoway (scatter rendapc educ, mlabel(educ)), by(ano)

7 Box plot Serve para analisar a distribuição da variável de interesse. O 1º. Quartil e o 3º. Quartil da distribuição da variável delimitam a caixa (box). A mediana é representada pela linha no interior da caixa. As extremidades representam os valores máximo e mínimo. Se a variável tem uma distribuição normal, a linha (mediana) deve estar no meio da caixa (dividindo-a em duas partes iguais).

8 Box plot Identificar outliers: são representados como pontos isolados do diagrama de caixa.

9 Gráficos de barras graph bar (count) celular, over(uf) Podem ser feitos direto no point and click

10 Histograma Deve selecionar a variável, o seu tipo, a amplitude dos intervalos (bins) bem como o valor de início do primeiro intervalo e no eixo Y a frequencia de ocorrências Exibir a curva normal

11 Expressões lógicas Se y diferente de 2 e z maior que x ou x igual a 1.

12 Tabelas Tabelas cruzadas Para cruzar duas variáveis qualitativas deve-se utilizar o comando: tab var1 var2, col (100% na coluna) tab var1 var2, lin (100% na linha)

13 Tabelas de sentido duplo


Carregar ppt "Aula 5 Introdução ao Stata 16 de abril de 2013. Gráficos O comando graph do STATA possui várias opções. Em geral, gráficos de barra são usados para mostrar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google