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Glauko Carvalho curso Informática Básica. QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? QUEBRA GELO CONTRATO DE CONVIVENCIA CONHECENDO O CURSO SUMÁRIO.

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1 Glauko Carvalho curso Informática Básica

2 QUEM SOU EU? QUEM É VOCÊ? QUEBRA GELO CONTRATO DE CONVIVENCIA CONHECENDO O CURSO SUMÁRIO

3 QUEM SOU EU? GLAUKO CARVALHO Cursos Técnico em Informática – IFTO Gestão da TI – IFTO (Concluindo) Ciências da Computação – UFT (2 anos) Trabalhos SENAC – Instrutor de Informática DETRAN – Técnico em TI iTech informática - Proprietário

4 QUEM É VOCÊ??? NOME TRABALHA OU ESTUDA? ONDE? POR QUE RESOLVEU FAZER O CURSO?

5 QUEBRA GELO

6 CONTRATO DE CONVIVÊNCIA SILÊNCIO EM SALA DE AULA CELULAR NO SILÊNCIOSO RESPEITAR OS COLEGAS VESTIR-SE ADEQUADAMENTE INTERVALO – 15 MIN MANTER O AMBIENTE DE AULA LIMPO

7 MÓDULOS DO CURSO MÓDULOCARGA HORÁRIA SISTEMA OPERACIONAL (WINDOWS 7) 28 PRÁTICA DE DIGITAÇÃO 8 WORD 40 EXCEL 36 POWER POINT 28 INTERNET 20 INFORMÁTICA BÁSICA – 160 HORAS

8 CRONOGRAMA DO CURSO LEGENDA:

9 METODOLOGIA do aprendizado 1TEORIA 2PRATICA 3AVALIAÇÃO

10 AVALIAÇÕES Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida.

11 O QUE É INFORMAÇÃO? O QUE É O COMPUTADOR? O QUE É COMPUTAÇÃO? GERAÇÕES DOS MICROCOMPUTADORES DISPOSITIVOS DO COMPUTADOR SOFTWARE APLICAÇÃO DO COMPUTADOR AULA 1

12 Dados = Informação? Na realidade, a informação é o resultado de dados processados pelo computador. O Que é Informação? Dados Processamento Informações

13 Funcionalidades do computador para a Informação. – Armazenamento de dados: garantir a consistência e veracidade dos dados – Processamento de dados: manipular dados com o objetivo de obter informações úteis – Comunicação de dados: troca de dados entre diferentes computadores (Redes de computadores) O Que é Informação?

14 Dispositivo elétrico concebido para manipular dados com rapidez e precisão. Recebe dados de entrada de forma automática e os processa de modo a obter informação de saída, com base num conjunto detalhado de instruções (que também constituem dados de entrada) O Que é o Computador?

15 ? 1) O que é COMPUTAÇÃO? DADOS PROCESSAMENTO INFORMAÇÃO 2) O que é INFORMÁTICA? INFORmação autoMÁTICA

16 3) Componentes de um Sistema de Computação PESSOAS SOFTWARE (LÓGICA) HARDWARE (FÍSICA)

17 A finalidade da Computação é facilitar a vida das pessoas

18 Primeiro ser humano a CALCULAR foi um pastor, que se utilizou de uma técnica de empilhamento de pedras para controlar a quantidade de ovelhas de seu rebanho. Calculus = pedra, em latim Histórico e evolução

19 Primeira maneira que os seres humanos encontraram para identificar uma determinada quantidade foi através dos dedos da mão. Digitus = dedo, em latim

20 A primeira tentativa bem-sucedida de criar uma máquina de contar foi o ÁBACO.

21 O primeiro instrumento moderno de calcular... Somadora – foi construído pelo físico, matemático e filósofo francês Blaise PASCAL, em 1642.

22 JACQUARD desenvolveu os cartões perfurados para entrada de dados.

23 – Alimentação de dados, através de cartões perfurados. – Uma unidade de memória, onde os números podiam ser armazenados e reutilizados. – Programação seqüencial de operações – hoje chamado de sistema operacional. Histórico e evolução MÁQUINA de BABBAGE Base do funcionamento de um computador:

24 Herman HOLLERITH - Juntou os cartões de Jacquard e o conceito de impulsos elétricos para transmissão de dados. - Reconhecimento no censo americano de Tempo muito menor gerando economia. Histórico e evolução

25 Guerra e Computação: o que tem a ver? As guerras trouxeram para a computação um enorme desenvolvimento. Os governos incentivaram o desenvolvimento de equipamentos que pudessem calcular trajetórias precisas, construir mísseis, e etc... Histórico e evolução

26 Alan TURING cria o Colossus, máquina que, uma vez plugada, programada e alimentada, resolvia qualquer questão de criptografia em poucos minutos. Histórico e evolução

27 ENIAC (Eletronic Numerical Integrator And Computer) O computador mais famoso desta época. Foi construído em – válvulas – Pesava 4 toneladas – 30 metros de comprimento e 3 metros de altura – Ocupava área de 180 m 2 – Capacidade de somas por segundo Histórico e evolução

28 ENIAC Histórico e evolução

29 MARK O Mark também reivindica o título de primeiro computador. Histórico e evolução

30 ANOINVENTOCRIADORPAÍS 1876TelefoneGrahm BellEUA 1877FonógrafoThomas EdisonEUA 1895CinemaLouis LumièreFrança 1915RádioGuglieno MarconiItália 1920Cinema FaladoItália 1926TelevisãoJonh BairdInglaterra 1947TransistorLaboratórios BellEUA 1954Transistor SilícioTexasEUA 1956FaxAsahi ShimbumJapão Histórico e evolução

31 ANOINVENTOCRIADORPAÍS 1956VideocasseteAmpexEUA 1958LaserTownesEUA 1958ModemBellCompanyEUA 1960ChipTexas Instru.EUA 1970 Microprocessado r IntelEUA 1973DisqueteEUA 1980WalkmanSonyJapão 1983Tel. CelularAt&TEUA 1984CD-ROMPhilips e Sony Hol/Jap 1984VideogameNitendoJapão

32 Histórico e evolução ANOINVENTOCRIADORPAÍS 1988Primeiro VírusEUA 1989WWWTim Berners LeeInglaterra 1991Foto CDPhilips e KodakHolanda 1993PentiumIntelEUA 1995 Reconheciment o de Voz IBMEUA

33 BUG Bug significa Inseto em inglês. Ela é usada em computação como significado de erro, falha, problema, pois uma mariposa conseguiu entrar num Mark II e travou todo o sistema. Histórico e evolução

34 Quanto ao princípio de construção Analógicos e Digitais Quanto à utilização Científicos e Comerciais Quanto à característica de construção Primeira, segunda, terceira, quarta e quinta (???) geração Geração dos Computadores

35 Quanto ao princípio de construção: Computador Analógico Representa variáveis por meio de analogias físicas e comparações (medição). Geração dos Computadores

36 Quanto ao princípio de construção: Computador Digital Processa seqüências de operações lógicas e aritméticas (conta). O computador analógico mede. O computador digital conta. Geração dos Computadores

37 Quanto à utilização: Computador Científico - Empregado em cálculos e pesquisas científicas. - Ex.: Processamento de imagens, previsão de tempo, computação gráfica entre outros. - Pequeno volume de entrada e saída de dados. Geração dos Computadores

38 Quanto à utilização: Computador Comercial - Grande maioria dos equipamentos utilizados nas empresas. - Grande volume de entrada e saída de dados. Geração dos Computadores

39 Quanto à característica de construção: Primeira geração ( ) A válvula é o componente básico – Grande – Esquentava muito – Gastava muita energia elétrica Computadores ocupavam muito espaço físico Geração dos Computadores

40 Segunda geração ( ) O transistor é o componente básico – Tamanho menor que a válvula – Esquentava menos – Gastava menos energia elétrica – Mais durável e confiável Geração dos Computadores

41 Terceira geração ( ) O LSI (chip) é o componente básico – Pequena pastilha de silício de 1 cm 2 – Composto de milhares de transistores Os computadores diminuíram de tamanho e aumentaram sua performance. Geração dos Computadores

42 Quarta geração ( ??) O VLSI é o componente básico – Menor que o LSI Miniaturização dos computadores Surgiram os microcomputadores PC Geração dos Computadores

43 O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios. Para conter o mesmo número de elementos do cérebro, um computador dos anos: 40 teria o tamanho de São Paulo; 50 teria o tamanho do Cristo Redentor; 60 teria o tamanho de um ônibus. E hoje ??? Geração dos Computadores

44 E quanto às DÚVIDAS que você tem? / / Quem não pergunta sabe de TUDO ou não sabe NADA!


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