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Apresentação CAIXA. DEMANDA Público Target Identificação do consumidor, dos mercados ou dos produtos analisados PRODUTO Análise específica Dimensionamento.

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1 Apresentação CAIXA

2 DEMANDA Público Target Identificação do consumidor, dos mercados ou dos produtos analisados PRODUTO Análise específica Dimensionamento do potencial característico dos produtos e mercados em cada uma das localidades INVESTIMENTO Ações rentáveis Melhores alternativas para os investimentos alcançarem as melhores Taxas Internas de Retorno Plano do Negócio

3 PESQUISA Dados estruturados Levantamento de informações de campo e nos bancos de dados da UrbanSystems GEO-ANÁLISE Matriz urbana Integração dos dados com informações geográficas, em mais de 2 mil cidades brasileiras LÓGICA URBANA Cidade Mental Identificação dos fluxos de movimentação e dos padrões de consumo da população Plano do Mercado

4 QUALIDADE VIDA Preferências Vetores, desejos e tendências em relação aos mercados e produtos CENTRALIDADE Usos da cidade Pólos de atratividade e os vínculos dos fluxos das pessoas, espaços e produtos POTENCIAL SISTÊMICO Lógica Urbana Principais oportunidades em função dos mercados e dos consumidores considerados Plano das Demandas

5 Sócio Cultural Poder de compra $ C1C1 $1$1 C2C2 $2$2 $3$3 C3C3 Nível de exigência de produtos Capacidade de pagamento Gap sócio cultural Gap renda Os consumidores

6 CONSUMIDOR FINAL ALTA RENDA ( acima de 20 SM) MÉDIA ALTA RENDA (de 10 a 20 SM) MÉDIA BAIXA RENDA (de 5 a 10 SM) BAIXA RENDA (até 5 SM) MERCADO Classes A, B, C e D Habitação de Interesse Social Alto Padrão O mercado / oportunidades

7 Estratificação da demanda Padrão sócio-cultural Renda

8 ESTUDO PROSPECTIVO DA CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO CIVIL PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS CONSUMIDOR FINAL ALTA RENDA ( acima de 20 SM) MÉDIA ALTA RENDA (de 10 a 20 SM) MÉDIA BAIXA RENDA (de 5 a 10 SM) BAIXA RENDA (até 5 SM) COMERCIALIZAÇÃO DE UNIDADES PRIVADA POR IMOBILIÁRIA ESTATAL INSUMOS MATERIAIS BÁSICOS COMPONENTES SUBSISTEMAS VAREJO DE GRANDE E MÉDIO PORTE VAREJO DE PEQUENO PORTE COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS VENDA DIRETA PRODUÇÃO PRÓPRIA E PREÇO DE CUSTO PRODUÇÃO PRIVADA IMOBILIÁRIA PRODUÇÃO E GESTÃO ESTATAL AUTO CONSTRUÇÃO

9 VENDA DIRETA PROJETOS PRODUÇÃO PRÓPRIA E P. DE CUSTO PRODUÇÃO PRIVADA IMOBILIÁRIA PRODUÇÃO E GESTÃO ESTATAL VAREJO DE GRANDE E MÉDIO PORTE COMERCIALIZAÇÃO DE UNIDADES PRODUÇÃO VAREJO DE PEQUENO PORTE COMERCIALIZAÇÃO DE INSUMOS AUTOCONSTRUÇÃO 8,40 bi 28 mil 4,17 bi 6,06 bi 4,94 bi 2,41 99 mil EQUIPAMENTOSM.O 0,32 bi Incorporação: 8,10bi Construção: 3,96 bi 9,38 bi1,24 bi Construção: 1,53 bi 1,46 bi 2,27 bi 1,48 bi 1,38 bi 0,14 bi CONSUMIDOR FINAL ALTA RENDA (acima de 20 SM) MÉDIA ALTA RENDA (de 10 a 20 SM) MÉDIA BAIXA RENDA (de 5 a 10 SM) BAIXA RENDA (até 5 SM) PRIVADA POR IMOBILIÁRIA ESTATAL 58 mil 5,80 bi 25,38 bi 220 mil Gestão: 0,25bi Construção: 0,35 bi 14,20 bi25,38 bi2,41 bi 0,70 bi 4,87 bi7,58 bi4,94 bi TERRENOS 7,20 bi 6,53 bi 496 mil 99 mil 2,48 bi 9,01 bi 3,41 bi5,31 bi3,46 bi ESTUDO PROSPECTIVO DA CADEIA PRODUTIVA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

10 Construções auto-geridas (Estudo Poli-USP): 45,51% dos recursos 68,10% das unidades

11 Construção Auto-Gerida / Auto-Financiada predominante... (estudo Abramat – Booz Allen Hamilton) (1) Estão excluídas as Obras de Arte, Construção Pesada e Obras Industriais e Obras de infra-estrutura (2) O número de Unidades Habitacionais (U.H.) não contempla as reformas em unidades pré-existentes Fonte: PNAD; Bacen; Caixa; Ministério das Cidades; CBIC; Prospectividade Tecnológica; PINI; base 2001 Auto- Financiamento Privado R$ 48 Bi (62%) 700 mil U.H. (2) (64%) R$ 48 Bi (62%) 700 mil U.H. (2) (64%) R$ 22 Bi (30%) 100 mil U.H. (9%) R$ 22 Bi (30%) 100 mil U.H. (9%) R$ 0,7 Bi (0,9%) 20 mil U.H. (2) (2%) R$ 0,7 Bi (0,9%) 20 mil U.H. (2) (2%) R$ 0,4 Bi (0,5%) 50 mil U.H. (5%) R$ 0,4 Bi (0,5%) 50 mil U.H. (5%) R$ 3 Bi (4,1%) 130 mil U.H. (2) (12%) R$ 3 Bi (4,1%) 130 mil U.H. (2) (12%) R$ 2 Bi (2,7%) 100 mil U.H. (9%) R$ 2 Bi (2,7%) 100 mil U.H. (9%) Financiamento Governamental R$ 70 Bi (92%) 800 mil U.H. (73%) R$ 1,1 Bi (1,4%) 70 mil U.H. (6%) R$ 5 Bi (6,8%) 230 mil U.H. (21%) R$ 52 Bi (67%) 850 mil U.H. (2) (77%) R$ 24 Bi (33%) 250 mil U.H. (23%) Segmentação da Construção Habitacional (1) Construção Via Construtora Construção Auto- Gerida

12 Edificações Residenciais Novas (unidades habitacionais) Construção via Construtora Construção Auto-Gerida 110 mil 260 mil 74% 88% 95% 97% 26% 12% 5% 4% A B C D / E 70 mil 610 mil

13 Expansão e Reforma de Unidades Residenciais (unidades habitacionais) 94% 97% 99% 7% 4% 1% A B C D / E Reforma via Construtora Reforma Auto-Gerida mil 900 mil mil mil Na Classe média, 4 moradias diferentes ao longo da vida (UrbanSystems)

14 Financiamentos da Caixa Construção via Construtora Construção Auto-Gerida 74% 88% 95% 97% 26% 12% 5% 4% A B C D / E

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