A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porque investir em São Carlos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porque investir em São Carlos"— Transcrição da apresentação:

1 Porque investir em São Carlos
T R E M T U R Í S T I C O Porque investir em São Carlos

2 LOCALIZAÇÃO

3 INDICADORES São Carlos fica na região administrativa central do Estado de São Paulo, a 230 km da capital paulista , próximo das cidades de Araraquara, Rio Claro e Ribeirão Preto, em uma das macrorregiões mais desenvolvidas do País. Mais de estudantes de nível superior vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior. População: 229 mil habitantes aproximadamente.

4 São Carlos possui forte vocação educacional e tecnológica:
Duas universidades públicas e também instituições privadas de Ensino. Dois parques tecnológicos: Science Park e Parque Eco -Tecnológico Damha. Duas unidades da Embrapa: Embrapa Instrumentação Agropecuária e Embrapa Pecuária Sudeste. Duas incubadoras de empresas: ParqTec (Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos); CEDIN (Centro de Desenvolvimento das Indústrias Nascentes).

5 INDICADORES Aeroportos: o aeroporto local (8 km),
o aeroporto de Araraquara (40 km), o aeródromo de Itirapina (25 km), o aeroporto de Ribeirão Preto (100 km) o aeroporto de Campinas (149 km). Terminal Rodoviário de São Carlos, com linhas inter municipais e interestaduais. Estação Ferroviária para transporte de cargas (Ferroban).

6 INDICADORES Tabela 1: Dados demográficos Indicadores Valor Fonte
População (hab) IBGE (2010) Área da unidade territorial (km²) 1.137,33 PIB Município (a preços corrente) IDH (de 0 a 1) 0,805 PIB per capita (R$) (a preços correntes) 23.150,32 Renda per Capita Nominal Rural e Urbana (média mensal) (R$) 3.666,48

7 VOCAÇÃO ECONÔMICA Indústria Construção Civil Comércio
Prestação de Serviços Total 980 969 6.878 10554 19381

8 Gráfico 01: Motivação das Viagens para o Município de São Carlos 1
1 Fonte: Lage, B.H. Projeto de Desenvolvimento, Turismo e Gestão Integrada de São Carlos e Região. São Paulo, Escola de Comunicação e Artes ECA/USP, 2003.

9 Gráfico 02: Estimativa da Demanda de Turistas em São Carlos (2001 – 2010) 2
2 Fonte: Lage, B.H. Projeto de Desenvolvimento, Turismo e Gestão Integrada de São Carlos e Região. São Paulo, Escola de Comunicação e Artes ECA/USP, 2003.

10 Gráfico 03: Estimativa de receita gerada pelo turismo na economia de São Carlos

11 Gráfico 04: Infra-Estrutura turística de São Carlos

12 TREM TURISTICO DE SÃO CARLOS
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA O Trem Turístico de São Carlos é uma proposta interessante, inovadora e que resgata o histórico ferroviário da cidade e região, tendo, portanto uma conotação cultural e turística. O aproveitamento das belezas naturais da região, no trecho de metros é uma das singularidades deste projeto. Como complemento e adição de novas possibilidades e oportunidades, propõe-se montar um projeto de Educação Ambiental e Educação para a Ciência, utilizando o potencial do Trem Turístico.

13 TREM TURISTICO DE SÃO CARLOS
Neste trecho da viagem, pode-se apresentar seguintes elementos e componentes de Educação Ambiental e Educação para a Ciência: O cerrado, sua extensão no Brasil, suas peculiaridades e características como unidade de vegetação, sua importância como bioma peculiar do Brasil. Vegetação do Cerrado, utilização de seu potencial e importância econômica; Áreas alagadas ( pântanos) que existem ao longo do trecho: importância como ecossistemas, características funcionais, características ecológicas, biodiversidade; Ao logo do trecho há áreas de reflorestamento: apresentação de espécies introduzidas, seu impacto, usos de espécies introduzidas para diversas finalidades, diferentes entre as áreas de reflorestamentos e espécies nativas de cerrados.

14 OBRIGADO. Mais informações e-mail: turismo@saocarlos. sp. gov
OBRIGADO!!!! Mais informações Fone: *


Carregar ppt "Porque investir em São Carlos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google