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CEP - Cidadania e Participação
Evento Anual de Aprendizagem Maputo, 16 de Maio 2017 Fotografia da Facilidade – Instituto para a Cidadania e Desenvolvimento Sustentável – Nampula
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Objectivo Aumentar a influência dos cidadãos e das cidadãs na melhoria da qualidade de serviços de saúde e educação Mudancas na unidades onde e implementado. Ha muitas politicas mas pouco implemtadas. Proecupacao do CEP e melhorias onde este e implmemntado
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Implementação do CEP e CPC
O CEP está a ser implementado em 12 distritos de 4 províncias (Nampula, Gaza, Manica e Zambézia) O CPC é implementado em 81 escolas e 34 centros de saúde Experiência de 3 anos: 2014 a 2017 115 unidades
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Abordagem do CPC Construído a partir de experiências de outros actores
Adaptado e refinado ao longo do processo de implementação e das aprendizagens feitas para responder ao desafio do contexto e dos objectivos CEP
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Características Foco em mudanças nas unidades de serviços
Empoderamento, voz, participação, acção e influência das cidadãs e cidadãos com apoio das OSC Enquadrado nas estratégias de participação do MINEDH e MISAU: utilização dos mecanismos de co-gestão Trabalho do lado da demanda e da oferta
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Características OSC e facilitadores locais
Indicadores definidos pelos grupos comunitários e pelos provedores Integração nos Planos de Acção das unidades Assuntos da unidade de serviços levados a nível distrital pelos mecanismos de co-gestão com apoio ou em paralelo com as OSC
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Características Disseminação e utilização de informação a partir do betterdata Repetição do ciclo para consolidação, empoderamento, criar o hábito de fazer as coisas de uma maneira diferente
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Ciclo do Cartão de Pontuação Comunitária no CEP
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Muito obrigada
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