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O Controlo de Gestão e a Situação do SMIGESPT

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Apresentação em tema: "O Controlo de Gestão e a Situação do SMIGESPT"— Transcrição da apresentação:

1 O Controlo de Gestão e a Situação do SMIGESPT
Vítor Camilo Director da TECANGOL, SA

2 ÍNDICE Importância do Controlo de Gestão Projecto SMIGEP-ST
Constrangimentos Operacionais Próximos Passos

3 IMPORTÂNCIA DO Controlo de Gestão

4 O Controlo de Gestão permite à Empresa Pública (EP) assegurar que a mesma se mantém no caminho certo para atingir os objectivos que foram traçados. Função do Controlo de Gestão: Definir objectivos Planear Implementar o Plano CONTROLAR 1 2 3 O diagnóstico deve determinar: 1 Se o Plano está a ser correctamente implementado. No caso de não estar, algumas mudanças são necessárias ao nível da sua implementação; Se o Plano ainda está de acordo com os objectivos definidos ou se, pelo contrário, algumas das premissas em que ele se baseou se mostraram entretanto erradas, situação que implica alterações ao nível do Plano; Se os próprios objectivos são realistas e exequíveis. Caso os objectivos não sejam cumpridos terão de ser revistos , assim como identificadas as correcções necessárias. 2 3

5 A realização do Controlo de Gestão tem impacto não só nas EPs, como também no Ministério e Executivo. A “informação” e o “planeamento” são a base do controlo. Disponibilização de informação relevante e actualizada acerca do grau de performance do sector dos Transportes; Maior nível de conhecimento da contribuição dos negócios do MINTRANS para a economia do país; Melhoria na gestão e distribuição dos Recursos do Orçamento Geral de Estado; Melhoria da qualidade das decisões políticas e das prioridades estratégicas; Executivo MINTRANS Empresas Públicas Informação sobre o cumprimentos dos objectivos estratégicos para o desenvolvimento das actividades dos transportes e consequente melhoria da gestão publica; Acesso a informação fiável e consistente, proveniente das empresas públicas, em tempo real; Maior agilidade e facilidade na consulta da informação produzida; Facilidade na comunicação dos resultados com a Tutela e outros stakeholders. Reporte de Informação Incremento do nível da tomada de decisão operacional e da definição estratégica; Maior controlo da informação e resultados obtidos das diversas empresas; Maior solidez da informação prestada à Tutela e entidades oficiais; Cumprimento mais rigoroso dos requisitos das áreas de negócio mais complexas

6 Os dasboards e datawarehouse são ferramentas que permitem obter informação e realizar a respectiva análise. Com base nestas a EP pode tomar as acções correctivas necessárias.. Fases da Função do Controlo de Gestão: Estabelecer objectivos ou padrões Datawarehouse Reunir informação sobre a situação corrente Comparar as duas anteriores ANÁLISE Dashboards Diagnosticar as razões para discrepâncias O planeamento é a base para o controlo; a informação é o guia do controlo; a acção é a essência do controlo. Tomar a acção correctiva necessária ACÇÃO

7 PROJECTO DO SMIGEp-st

8 A implementação destas ferramentas viabiliza o Controlo de Gestão.
A implementação do Sistema de Monitorização dos Indicadores de Gestão das EPs do Sector dos Transportes implica a recolha de informação, organização e visualização da mesma. Recolha de informação Organização e Armazenamento da informação Visualização dos indicadores Fases do SMIGEP-ST: Para a implementação do SMIGEP-ST definiram-se 3 fases de trabalho. Datawarehouse Dashboards A implementação destas ferramentas viabiliza o Controlo de Gestão.

9 São várias as dimensões de análise dos indicadores: Área, Empresa, Sector, Província e Tempo. As mesmas permitem a comparabilidade dos dados a diferentes níveis. Província Sector dos Transportes Empresa Área financeira, operacional e recursos humanos Só com uma monitorização eficaz dos índices de gestão é possível medir e avaliar os principais indicadores de performance (KPI’s) das empresas públicas. Tempo

10 5 anos de Informação ( )

11 Dados de Recursos Humanos (2008-2012)
100-90% 89-80% 79-0%

12 Dados Financeiros ( ) 89-80% 79-0%

13 Dados Operacionais Ferroviários (2008-2012)
89-80% 79-0%

14 Dados Operacionais Portuários (2008-2012)
79-0%

15 Dados Operacionais Rodoviários (2008-2012)
79-0%

16 Dados Operacionais Rodoviários (2008-2012)
100-90% 89-80%

17 CONSTRANGIMENTOS OPERACIONAIS

18 Existem vários constrangimentos identificados para a operacionalização do SMIGEP-ST, sendo o mais relevante a dificuldade na obtenção atempada da informação. Obtenção da informação Dificuldade, por parte das empresas públicas, na obtenção e apresentação atempada de dados e no envio de formulários ao MINTRANS, para cálculo de indicadores de gestão Comunicação dos dados Impossibilidade de comunicar e disponibilizar dados ao Ministério com o formato e regularidade necessária, bem como os respectivos processos de controlo da qualidade dos mesmos Qualidade dos dados Insuficiência na qualidade, fiabilidade e consistência dos indicadores fornecidos pelas empresas públicas Actualização dos dados

19 PRÓXIMOS PASSOS

20 Disponibilização de Consultores
Os próximos passos incluem o apoio na recolha de dados, sensibilização das entidades acerca da obtenção dos indicadores e controlo das actividades necessárias ao sucesso do Sistema. PRÓXIMOS PASSOS Lançamento de Nova Plataforma Web de Recolha de Dados Validação da qualidade e precisão dos dados Disponibilização de Consultores funcionais e técnicos para suporte a estas actividades Articulação com empresas para criação de interfaces automáticas de recolha de dados Apoio directo ao Exmo. Sr. Ministro

21 OBRIGADO


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