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Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04

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Apresentação em tema: "Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 Adição (sem reserva) utilizando o material dourado
Exemplo 1) Utilizando as peças do material dourado efetue 4 5 2 + 1 3 7

3 Adição (com reserva) utilizando o material dourado
3 4 8 + 2 7 1 1 Exemplo 2) Utilizando as peças do material dourado efetue 6 2 2

4 Subtração (sem empréstimo) utilizando o material dourado
Exemplo 3) Utilizando as peças do material dourado efetue 478 – 152. 4 7 8 1 5 2 3 6

5 Subtração (com empréstimo) utilizando o material dourado
4 3 1 2 1 4 Exemplo 4) Utilizando as peças do material dourado efetue 424 – 268. 1 2 6 8 1 5 6

6 Propriedades da Adição I
Propriedade Comutativa A ordem das parcelas não altera a soma ou total. Situação-problema 1) Mário tem 5 bolinhas azuis e ganhou 4 bolinhas vermelhas. Quantas bolinhas Mário possui ao todo? 4 + 5 = 9 Situação-problema 2) Mário tem 4 bolinhas vermelhas e ganhou 5 bolinhas azuis. Quantas bolinhas Mário possui ao todo? 5 + 4 = 9

7 Propriedades da Adição II
Propriedade Associativa A ordem da adição das parcelas não altera a soma ou total. Situação-problema) Janaína tem 4 selos verdes, 2 selos amarelos e 3 selos rosas. Quantas selos Janaína possui ao todo? (4 + 2) + 3 = = 9 4 +(2 + 3) = = 9 (4 + 3) + 2 = = 9

8 Propriedades da Adição III
Propriedade do Elemento Neutro Adicionar zero a uma parcela não altera seu valor. Situação-problema) Paulo tinha 6 maçãs. Não ganhou mais nenhuma. Com quantas maçãs Paulo ficou? 6 + 0 = 6

9 Explorando as propriedades da adição
Exercício) Efetue = = Propriedade Comutativa = ( ) = = Propriedade Associativa = 810 Propriedade Elemento Neutro

10 Incentivando o cálculo mental
Exercício) Efetue 572 – 389. 1 10 100 72 = 183 Exercício) Efetue 631 – 478. 2 20 100 31 = 153

11 Quadrados Mágicos Um quadrado é considerado mágico quando a soma de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal resulta sempre no mesmo resultado. 2 7 6 9 5 1 4 3 8 15 15 3 6 5 16 14 7 8 12 10 34 15 4 9 34 11 2 15 34 1 13 34 15 15 15 15 15 34 34 34 34 34 34

12 Triângulo Mágico Exercício) Disponha os números de 1 a 9 no diagrama abaixo, de forma que a soma de cada linha sempre resulte em 19. 2 6 1 8 9 3 4 5 7

13 Estrela Mágica Exercício) Na estrela a seguir a soma de cada linha sempre resulta em 24. Desta forma, complete corretamente as lacunas. 1 5 3 10 6 8 4 2 12 9

14 Para refletir Escreva o procedimento necessário para efetuar uma adição sem reserva utilizando o material dourado. Um aluno está com dificuldades em aprender a adição com reserva. Como o material dourado pode auxiliá-lo na superação desta dificuldade específica? Numa determinada escola não há disponível material dourado para o professor. Como este poderá ensinar a subtração sem empréstimo para seus alunos usando os mesmos princípios? Como a manipulação das peças do material dourado pode diminuir as dificuldades na aprendizagem da subtração com empréstimo perante os alunos? Como um professor pode validar a propriedade comutativa da adição perante seus alunos? Qual o significado dos parênteses numa expressão numérica? Utilizando as propriedades da adição, efetue Utilizando a reta numérica efetue 851 – 368. Qual a principal intenção em utilizar as chamadas “figuras mágicas” no ensino de adição?

15 Para refletir (Respostas 1)
Escreva o procedimento necessário para efetuar uma adição sem reserva utilizando o material dourado. O aluno agrupa 10 cubinhos(unidades) e troca por 1 barrinha (dezena). Depois ele agrupa 10 barrinhas (dezenas) e troca por 1 plaquinha (centena). 2) Um aluno está com dificuldades em aprender a adição com reserva. Como o material dourado pode auxiliá-lo na superação desta dificuldade específica? Agrupando as peças do material dourado e efetuando as trocas o aluno percebe o significado do “vai um” na adição com reserva. Numa determinada escola não há disponível material dourado para o professor. Como este poderá ensinar a subtração sem empréstimo para seus alunos usando os mesmos princípios? O professor pode confeccionar as peças do material dourado com materiais recicláveis (isopor ou E.V.A.). Ele também pode desenhar as peças na lousa e ir apagando para fazer os desagrupamentos. Como a manipulação das peças do material dourado pode diminuir as dificuldades na aprendizagem da subtração com empréstimo perante os alunos? Quando o aluno realiza o desagrupamento o aluno começa a perceber o significado do “empréstimo” na subtração.

16 Para refletir (Respostas 2)
Como um professor pode validar a propriedade comutativa da adição perante seus alunos? Utilizando a tabela dos fatos básicos o professor pode, por exemplo, pedir ao aluno a interseção da linha 3 e coluna 5 e, depois, da linha 5 com a coluna 3, mostrando que o resultado é o mesmo. Qual o significado dos parênteses numa expressão numérica? Os parênteses significam que a operação dentro dele possui prioridade, ou seja, deve ser efetuada primeiro. Utilizando as propriedades da adição, efetue (Resolvida em sala de aula) Utilizando a reta numérica efetue 851 – 368. Qual a principal intenção em utilizar as chamadas “figuras mágicas” no ensino de adição? Motivar os alunos na aprendizagem das operações matemáticas elementares.


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