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Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

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Apresentação em tema: "Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 O Ábaco O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma ordem e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de anos. Cada povo, cultura e época utilizou seu próprio tipo de ábaco, sendo atualmente utilizado para ensinar crianças as operações de adição e subtração no sistema decimal. A palavra ábaco originou-se do latim abacus, e esta veio do grego abakos. Esta era um derivado da forma genitiva abax (tábua de cálculos ou tábua polvilhada com terra).

3 Agrupamentos decimais no ábaco Primeiramente explica-se aos alunos os agrupamentos permitidos pelo ábaco, ou seja, a cada 10 unidades pode-se trocar por 1 dezena; a cada 10 dezenas pode-se trocar por 1 centena; a cada 10 centenas pode-se trocar por 1 milhar e assim sucessivamente. UM C D U

4 Representando numerais no ábaco (Tipo 1) Exemplo 1) Represente o numeral 43 utilizando o ábaco. UM C D U

5 Representando numerais no ábaco (Tipo 2) Exemplo 2) Represente o numeral 2567 utilizando o ábaco. UM C D U

6 Representando numerais no ábaco (de correr) Exemplo 3) Represente o numeral 2567 utilizando o ábaco. UM C D U

7 Adição sem reserva utilizando o ábaco (Tipo 1) Exemplo 4) Represente no ábaco a adição primeiramente represente no ábaco as unidades de uma das parcelas (o 5 do 345); em seguida represente as unidades da outra parcela (o 2 do 132); repita o procedimento com as demais ordens até representar todos os algarismos de todas parcelas; o numeral obtido representa a soma das parcelas. UM C D U 1ª parcela 2ª parcela

8 Adição sem reserva utilizando o ábaco (Tipo 2) Exemplo 5) Represente no ábaco a adição primeiramente represente no ábaco uma das parcelas (por exemplo 345); em seguida represente a outra parcela (no caso 132) sobre a parcela que encontra-se no ábaco; o numeral obtido é o resultado da operação. UM C D U 1ª parcela 2ª parcela

9 Adição com reserva utilizando o ábaco Exemplo 6) Represente no ábaco a adição primeiramente represente no ábaco as unidades de uma das parcelas (o 8 do 548); em seguida represente no ábaco as unidades da outra parcela (o 3 do 273); quando completar a 10 quantidades substitua por uma peça na próxima ordem e continue a contagem; repita o procedimento quantas vezes for necessário até representar todos os algarismos de todas as parcelas. UM C D U

10 Subtração sem empréstimo utilizando o ábaco Exemplo 7) Represente no ábaco a subtração 587 – 326. primeiramente represente no ábaco o minuendo (no caso 587); em seguida retire do minuendo a quantidade de unidades do subtraendo (o 6 do 326); repita o procedimento com as demais ordens até representar todos os algarismos do subtraendo; o numeral obtido representa a resto. UM C D U 587 –

11 Subtração com empréstimo utilizando o ábaco Exemplo 8) Represente no ábaco a subtração 625 – 279. primeiramente represente no ábaco o minuendo (no caso 625); em seguida retira-se da quantidade das unidades (o 5 do 625) a quantidade de unidades do subtraendo (o 9 do 279); contudo não foi possível retirar as 9 unidades, apenas 5 (ou seja falta retirar ainda 4 peças); por isso retira-se 1 peça da ordem seguinte e substitui-se por 10 peças na ordem anterior para continuar a retirada; o procedimento é repetido até que todos os algarismos do subtraendo sejam utilizados. UM C D U –

12 Para refletir 1)Descreva o princípio do funcionamento do ábaco. 2)Descreva o roteiro para um aluno iniciante representar o numeral 36 utilizando o ábaco. 3)Represente o numeral 3724 utilizando o ábaco tradicional e o ábaco de correr. 4)Represente no ábaco tradicional as adições: a) (sem reserva)b) (com reserva) 5)Represente no ábaco tradicional as subtrações: a) 879 – 421 (sem empréstimo)b) 543 – 368 (com empréstimo)


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