A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As noções de número, numeral e algarismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As noções de número, numeral e algarismo"— Transcrição da apresentação:

1 As noções de número, numeral e algarismo
IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 Práticas tradicionais
passar o lápis sobre o pontilhado; colar bolinhas de papel crepom; escrita repetida de um numeral e/ou sequências numéricas; enfeitar numerais dando-lhes aspectos de animais ou objetos.

3 Concreto X Abstrato A matemática é uma “ciência” abstrata.
Antigamente pesquisas afirmavam que antes dos 7 anos de idade as crianças não possuíam recursos para abstrair qualquer conceito. Atualmente é aceito o desenvolvimento da abstração em todas as etapas do desenvolvimento, desde que as ações do mundo físico (concreto) tenham algum significado na representação formal (abstrato).

4 Algarismo, numeral e número
Algarismos: são símbolos usados na representação de números. Numeral: é um substantivo que significa classe de palavras que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas, ou que indica o lugar que ocupam numa série. Número: é um substantivo que significa palavra ou símbolo que expressa uma quantidade.

5 Como trabalhar esses conceitos?
As representações utilizadas pelos alunos variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo de cada um. No início os alunos podem representar as quantidades através de traços ou pequenos círculos para representar, por exemplo, as quantidades de pontos numa brincadeira. As intervenções do professor devem ter como objetivo final a transposição dessas representações para a utilização dos algarismos indo-arábicos. Para isto o professor deve valer-se do cotidiano em que o aluno está inserido apresentando as diversas formas em que tais algarismos aparecem no dia-a-dia

6 Mural dos Números

7 Os Números e Nós Nome Altura Peso Aniversário Casa Telefone João 1,20
35 11/11/2008 21 Laís 1,15 32 13/08/2008 141 Lucas 1,22 36 16/10/2008 201 Márcia 1,18 34 26/01/2008 50 Sérgio 1,30 38 12/01/2008 340

8 Cardinal X Ordinal Durante a aprendizagem da notação dos algarismos o professor deve explicitar a utilização dos mesmos para contagens (cardinal) e para ordenação dos elementos de um conjunto (ordinal). Para isto o professor pode desenvolver as atividades: Coleção de tampinhas de garrafa (cardinal); Utilização da fita métrica (ordinal).

9 Atividades auxiliares
Utilização de cartazes para diferenciar a posição dos algarismos em numerais diferentes. Ditado de numerais para identificar regularidades e noções de sucessor e antecessor. Pesquisa entre o maior e o menor número conhecido pelo aluno e sobre curiosidades. Bingo dos numerais para identificar as dificuldades apresentadas durante o processo.


Carregar ppt "As noções de número, numeral e algarismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google