A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As noções de número, numeral e algarismo IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As noções de número, numeral e algarismo IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 As noções de número, numeral e algarismo IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 Práticas tradicionais p assar o lápis sobre o pontilhado; c olar bolinhas de papel crepom; e scrita repetida de um numeral e/ou sequências numéricas; e nfeitar numerais dando-lhes aspectos de animais ou objetos.

3 Concreto X Abstrato A matemática é uma ciência abstrata. Antigamente pesquisas afirmavam que antes dos 7 anos de idade as crianças não possuíam recursos para abstrair qualquer conceito. Atualmente é aceito o desenvolvimento da abstração em todas as etapas do desenvolvimento, desde que as ações do mundo físico (concreto) tenham algum significado na representação formal (abstrato).

4 Algarismo, numeral e número Algarismos: são símbolos usados na representação de números. Numeral: é um substantivo que significa classe de palavras que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas, ou que indica o lugar que ocupam numa série. Número: é um substantivo que significa palavra ou símbolo que expressa uma quantidade.

5 Como trabalhar esses conceitos? A s representações utilizadas pelos alunos variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo de cada um. N o início os alunos podem representar as quantidades através de traços ou pequenos círculos para representar, por exemplo, as quantidades de pontos numa brincadeira. A s intervenções do professor devem ter como objetivo final a transposição dessas representações para a utilização dos algarismos indo-arábicos. P ara isto o professor deve valer-se do cotidiano em que o aluno está inserido apresentando as diversas formas em que tais algarismos aparecem no dia-a-dia

6 Mural dos Números

7 Os Números e Nós NomeAlturaPesoAniversárioCasaTelefone João1,203511/11/ Laís1,153213/08/ Lucas1,223616/10/ Márcia1,183426/01/ Sérgio1,303812/01/

8 Cardinal X Ordinal Durante a aprendizagem da notação dos algarismos o professor deve explicitar a utilização dos mesmos para contagens (cardinal) e para ordenação dos elementos de um conjunto (ordinal). Para isto o professor pode desenvolver as atividades: Coleção de tampinhas de garrafa (cardinal); Utilização da fita métrica (ordinal).

9 Atividades auxiliares Utilização de cartazes para diferenciar a posição dos algarismos em numerais diferentes. Ditado de numerais para identificar regularidades e noções de sucessor e antecessor. Pesquisa entre o maior e o menor número conhecido pelo aluno e sobre curiosidades. Bingo dos numerais para identificar as dificuldades apresentadas durante o processo.


Carregar ppt "As noções de número, numeral e algarismo IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google