A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NUMERAL Classe gramatical variável. Numeral X Algarismo Numeral : dez Algarismo: romano – X arábico - 10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NUMERAL Classe gramatical variável. Numeral X Algarismo Numeral : dez Algarismo: romano – X arábico - 10."— Transcrição da apresentação:

1 NUMERAL Classe gramatical variável

2 Numeral X Algarismo Numeral : dez Algarismo: romano – X arábico - 10

3 Classificação: Tenho dez amigos íntimos. CARDINAL Indica quantidade Sou o primeiro aluno da classe. ORDINAL Indica ordem

4 Tomei meio copo de leite. (1/2) Fracionário Indica divisão Comi o dobro do que devia. (2 vezes) Multiplicativo Indica multiplicação

5 UM(artigo) X UM(numeral) Tenho um amigo e você, dois. (=quantidade) Numeral Um dia (qualquer) estava no jardim e avistei uma borboleta Artigo

6 Flexão do numeral Cardinais: - um, dois e os que indicam centenas a partir de duzentos, variam em gênero. Tenho um (a) amigo (a) Tenho duzentas folhas de papel. -Terminados em ão variam em número. um milhão, seis milhões Os demais são INVARIÁVEIS

7 Ordinais: Variam em gênero e número A oitava nadadora de nossa equipe chegou em vigésimo terceiro lugar

8 Multiplicativos: Flexionam-se em gênero e número quando usados como adjetivo e não se flexionam quando usados como substantivo: O carteador costuma fazer apostas duplas e triplas. (valor de adjetivo) Esta empresa produziu o triplo do ano anterior. (valor de substantivo)

9 Fracionários: Variam em número de acordo com os cardinais que expressam a quantidade das frações: O rapaz pagou um terço da dívida. cinco quartos

10 ATENÇÃO!!! O numeral fracionário MEIO (=1/2) concorda em gênero e número com o substantivo ao qual se refere: O horário do vôo é meio-dia e meia (hora). MEIO (= um pouco) é invariável A menina estava meio insegura.

11 OBSERVE: A notícia foi dada em primeiríssima mão. Há numerais que podem se flexionar em grau quando se quer dar ênfase a uma idéia. O Corinthians caiu para a segundona.

12 Emprego dos numerais: Algarismos romanos colocados após as palavras PAPA, SÉCULO, REIS até o dez, serão sempre lidos como ORDINAIS. Do onze em diante, como CARDINAIS: Papa João Paulo VI (sexto) Papa Bento XVI (dezesseis) Obs: Se vierem antes, serão sempre lidos como ORDINAIS. Esse é o XI capítulo (décimo primeiro)

13 Na numeração de LEIS, DECRETOS, AVISOS, CIRCULARES, PORTARIAS e outros textos oficiais com algarismos arábicos, são lidos como numerais ORDINAIS até o nono e como CARDINAIS a partir do dez: O governo baixou a portaria 8ª. (oitava) Conforme o artigo 15 (quinze), não houve infração.

14 Numeração de páginas, folhas, textos, casas, apartamentos são lidos como CARDINAIS: Releiam a página 12 (doze) Moro na casa 4 (quatro) Obs: Se o algarismo vier antes do substantivo, é lido como ORDINAL. Li a 6ª.(sexta) folha do jornal.


Carregar ppt "NUMERAL Classe gramatical variável. Numeral X Algarismo Numeral : dez Algarismo: romano – X arábico - 10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google