A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio

2 Regra geral Toda palavra variável referente ao substantivo deve flexionar-se (gênero, número) para adaptar-se a ele.

3 Principais regras Concordância do adjetivo com mais de um substantivo: É influenciada por 3 fatores: a posição do adjetivo: antes ou depois dos substantivos; o gênero( masc/fem) e o número (sing/pl) dos substantivos com os quais o adjetivo concorda; a função sintática do adjetivo (adjunto adnominal ou predicativo).

4 Revisando... Adjunto adnominal- determina, qualifica, caracteriza o nome a que se refere (qualquer termo da oração).Classes gramaticais: artigo, numeral, pron adjetivo, adjetivo, locução adjetiva) Predicativo – característica atribuída ao sujeito ou objeto por intermédio de um verbo. (VL- ser, estar, ficar, andar, parecer, permanecer, continuar)

5 1.Quando o adjetivo vem após substantivos de mesmo gênero

6 2.Quando o adjetivo vem após substantivos de gêneros diferentes

7 3.Quando o adjetivo vem antes de vários substantivos (adj+subst+subst)

8 Concordância das palavras MEIO,BASTANTE e MESMO Depende da palavra à qual se referem: a.Quando se referem a substantivo, concordam com ele. Tomamos duas meias garrafas de vinho. Você sempre teve bastantes amigos. As alunas mesmas montaram a peça de teatro.

9 b.Quando se referem a adjetivo ou a verbo, funcionam como advérbio, por isso,são invariáveis. Elas estavam meio preocupadas. As crianças estavam bastante cansadas. As alunas montaram mesmo a peça de teatro.

10 Concordância das palavras ANEXO e OBRIGADO Estabelecem concordância normal com o substantivo ou pronome a que se referem. As fotocópias seguirão anexas a carta. O recibo seguirá anexo à carta. O diretor me disse: Muito obrigado. Ela me disse: Muito obrigada. OBS: A expressão em anexo e invariável.

11 Concordância das expressões É BOM,É PROIBIDO e É NECESSÁRIO A concordância dos adjetivos dessas expressões com o substantivo que as acompanha se faz assim: a.Se o substantivo é precedido de artigo ou pronome, o adjetivo concorda com o substantivo. É proibida a entrada de estranhos. É necessária muita paciência para te suportar. Esta água mineral é boa para a saúde.

12 b.Se o substantivo não e precedido de artigo ou pronome, o adjetivo não varia. É proibido entrada de estranhos. ATIVIDADES...


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google