A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 06 INTERJEIÇÃO NUMERAL PREPOSIÇÃO. INTERJEIÇÕES Palavras Invariáveis que exprimem sensações e estados emocionais variados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 06 INTERJEIÇÃO NUMERAL PREPOSIÇÃO. INTERJEIÇÕES Palavras Invariáveis que exprimem sensações e estados emocionais variados."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 06 INTERJEIÇÃO NUMERAL PREPOSIÇÃO

2 INTERJEIÇÕES Palavras Invariáveis que exprimem sensações e estados emocionais variados.

3 Ah, porque estou tão sozinho Ah, porque tudo é tão triste Ah, a beleza que existe A beleza que não é só minha Que também passa sozinha (Vinícius de Moraes) "Tomara Que você volte depressa Que você não se despeça Nunca mais do meu carinho (Vinícius de Moraes) "Salta além da estratosfera E cai onde cair Que a galera Morre de rir! Ai, minhas costelas! Já estou vendo estrelas! Bravo! Bravo! (Chico Buarque) "Se Deus quiser, um dia eu quero ser índio Viver pelado, pintado de verde num eterno domingo Ser um bicho preguiça e espantar turista (Rita Lee) "Que menina é aquela Que entrou na roda agora Ela tem um remelexo Que valha-me Deus! Nossa Senhora! (Caetano Veloso)

4

5

6

7

8 NUMERAL É a palavra que indica a quantidade exata de seres, ou a posição que um ser ocupa numa determinada série.

9 CLASSIFICAÇÃO DOS NUMERAIS

10 quantidade determinada ordem multiplicação divisão, fração Cardinais: indicam quantidade determinada. um, dois, três, quatro, cinco, seis Ordinais: indicam ordem de sucessão. primeiro, segundo, terceiro Multiplicativos: indicam multiplicação. dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo Fracionários: indicam divisão, fração. meio, terço, quarto, onze avos

11 FLEXÃO DOS NUMERAIS

12 Cardinais * Os cardinais um, dois e as centenas a partir de duzentos são flexionados em gênero: Assino apenas um jornal e uma revista. Havia apenas duzentos lugares para trezentas pessoas. * Os numerais milhão, bilhão, trilhão etc. variam em número: A loteria está acumulada em cinquenta milhões. * Os demais cardinais não são flexionados: Comprei cinco laranjas e cinco abacates.

13 Ordinais Os numerais ordinais variam em gênero e número Na segunda corrida que disputaram, foram os primeiros colocados Ela estava lendo a centésima primeira página do livro.

14 Multiplicativos * Só variam quanto tiverem valor de adjetivo, isto é, quando estiverem se referindo a um substantivo Mulheres protestam contra dupla jornada de trabalho Na loteca, fez apostas triplas.

15 Fracionários * Concordam em gênero e número com o cardinal que os antecede: Ele recebeu um terço do que merecia Ele recebeu uma terça parte do que merecia Adiantou dois terços do preço ao reservar a mercadoria.

16 EMPREGO DOS NUMERAIS

17 numeral anteposto ordinal posposto cardinal O numeral anteposto ao substantivo deve ser lido como ordinal, concordando com esse substantivo. Se estiver posposto ao substantivo, deve ser lido como cardinal, concordando com a palavra número, que se considera subentendida segunda casa ou casa dois décima quinta cabine ou cabine quinze décima primeira vaga ou vaga onze V Salão do Automóvel (quinto) II Maratona Estudantil (segunda)

18 Na indicação de reis, papas, séculos e partes de uma Obra. * Quando posposto ao substantivo, usam-se os numerais ordinais até décimo século X (décimo) João Paulo II (segundo) * Daí em diante, devem-se empregar os cardinais século XI (onze) Bento XVI (dezesseis)

19 Se o numeral anteceder o substantivo, será obrigatório o uso do ordinal: 1. vigésimo primeiro 1. vigésimo primeiro século 2. décimo primeiro 2. décimo primeiro capítulo

20 nove ordinais Em textos legais (leis, decretos, medidas provisórias, portarias etc.), os artigos, incisos e parágrafos numerados até nove são lidos como ordinais. (nono, terceiro, segundo) artigo 9º, inciso III, parágrafo 2º (nono, terceiro, segundo) Do número dez em diante são lidos como cardinais. (doze, quinze, dez) artigo 12, inciso XV, parágrafo 10 (doze, quinze, dez) Lembre-se: Os artigos e parágrafos devem ser grafados com algarismos arábicos e os incisos com algarismos romanos.

21 NUMERAIS ADJETIVOS Desempenham na frase uma própria função do adjetivo. Virão determinando u m substantivo. alunos 1.Dois alunos chegaram. 2. homem 2. Primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong voltou ao espaço recentemente.

22 NUMERAIS SUBSTANTIVOS Exerce as mesmas funções do substantivo. 1.Um é pouco, dois é bom, três é demais O resultado da soma é quinze.

23 PREPOSIÇÕES É a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. O termo que antecede a preposição é denominado regente; o termo que a sucede é denominado regido.

24 Seus primos moravam em Paris REGIDOREGENTE PREPOSIÇÃO

25 Locução Prepositiva É o conjunto de duas ou mais palavras com valor de preposição. a despeito de ao lado de em vez de a fim de apesar de embaixo de abaixo de através de junto de acerca de de acordo com para com antes de de encontro a perto de ao encontro de em frente a por entre

26 Eram afáveis para com os amigos. regente locução prep. Regido A proposta estava de acordo com o pedido. regente locução prep. regido

27 Classificação das Preposições Essenciais: são aquelas que sempre funcionam como preposição. A- até- de- entre- perante- sob ante – com- desde- para- por- sobre-após- contra- em- per- sem- trás

28 Acidentais: são palavras que, não sendo efetivamente preposições, podem funcionar como tal. afora- conforme- consoante durante- exceto- salvo -malgrado

29 Emprego das Preposições adeemper As preposições a, de, em e per podem aparecer unidas com outras palavras.Combinação: ao (a+o) aos (a+os) aonde (a+onde)Contração: do (de+o) dum (de+um) desta (de+esta) no (em+o) num (em+um) neste (em+este) pelo (per+o) pelas (per+as)

30 CRASE a a as A preposição a pode se fundir com um outro a (ou as). Essa fusão de dois as é indicada pelo acento grave (`) e recebe o nome de crase: a+a Vou a+a escola. à Vou à escola.

31 ATENÇÃO!!! Na língua culta, não se deve contrair a preposição de com o artigo que encabeça o sujeito de um verbo: de a Está na hora de a onça beber água. da (E não: Está na hora da onça beber água) Essa regra vale também para este tipo de construção: de ele Chegou a hora de ele sair. dele (E não: Chegou a hora dele sair.)

32 Valores semânticos lugar: Ver de perto. origem: Ele vem de Brasília. causa: Morreu de fome. assunto: Falava de futebol./ Discutiam sobre política. meio: Veio de trem. posse: A casa de Paulo está sendo reformada. matéria: Usava um chapéu de palha. companhia: Saiu com os amigos. falta ou ausência: Vivia sem dinheiro.

33 finalidade: Discursava para convencer. modo: Sentia-se à vontade. tempo: Ano após ano, ele repete as mesmas coisas. instrumento: Cortou o fio com uma faca. especialidade: Formou-se em Direito. oposição: Puseram-se contra nós.

34 Notícia do dia: 26 de Março de 2013.


Carregar ppt "AULA 06 INTERJEIÇÃO NUMERAL PREPOSIÇÃO. INTERJEIÇÕES Palavras Invariáveis que exprimem sensações e estados emocionais variados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google