A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRASE ORIGEM DA PALAVRA : ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO. CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO. NA LÍNGUA ORAL E ESCRITA, ESSA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRASE ORIGEM DA PALAVRA : ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO. CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO. NA LÍNGUA ORAL E ESCRITA, ESSA."— Transcrição da apresentação:

1 CRASE ORIGEM DA PALAVRA : ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO. CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO. NA LÍNGUA ORAL E ESCRITA, ESSA FUSÃO OCORRE ATRAVÉS DA UNIÃO DE DUAS VOGAIS IDÊNTICAS = A (PREPOSIÇÃO) + A (ARTIGO FEMININO OU PRONOME DEMONSTRATIVOS COMEÇADOS POR A) EXIGIDA PELA REGÊNCIA DO NOME OU DO VERBO. NA LÍNGUA ORAL E ESCRITA, ESSA FUSÃO OCORRE ATRAVÉS DA UNIÃO DE DUAS VOGAIS IDÊNTICAS = A (PREPOSIÇÃO) + A (ARTIGO FEMININO OU PRONOME DEMONSTRATIVOS COMEÇADOS POR A) EXIGIDA PELA REGÊNCIA DO NOME OU DO VERBO.

2 NA LÍNGUA ESCRITA, ESSA FUSÃO É MARCADA PELO ACENTO GRAVE ( ` ). NA LÍNGUA ESCRITA, ESSA FUSÃO É MARCADA PELO ACENTO GRAVE ( ` ). CONCLUI-SE ENTÃO QUE EXCULINDO- SE OS CASOS DOS DEMONSTRATIVOS A CRASE SÓ OCORRE ANTES DE PALAVRAS FEMININAS, SALVO EM ALGUNS CASOS ESPECIAIS QUE SERÃO VISTOS MAIS ADIANTE. CONCLUI-SE ENTÃO QUE EXCULINDO- SE OS CASOS DOS DEMONSTRATIVOS A CRASE SÓ OCORRE ANTES DE PALAVRAS FEMININAS, SALVO EM ALGUNS CASOS ESPECIAIS QUE SERÃO VISTOS MAIS ADIANTE.

3 CRASE OBRIGATÓRIA SUBSTITUIR A PALAVRA FEMININA POR UMA MASCULINA CORRESPONDENTE. SE APARECER AO OU AOS DIANTE DE PALAVRAS MASCULINAS, É PORQUE OCORRE A CRASE. SUBSTITUIR A PALAVRA FEMININA POR UMA MASCULINA CORRESPONDENTE. SE APARECER AO OU AOS DIANTE DE PALAVRAS MASCULINAS, É PORQUE OCORRE A CRASE.EXEMPLOS: TEMOS AMOR À ARTE. (TEMOS AMOR AO ESTUDO) TEMOS AMOR À ARTE. (TEMOS AMOR AO ESTUDO) RESPONDI ÀS PERGUNTAS. (RESPONDI AOS QUESTIONÁRIOS) RESPONDI ÀS PERGUNTAS. (RESPONDI AOS QUESTIONÁRIOS)

4 CRASE OBRIGATÓRIA II. SUBSTITUIR O A " POR PARA " OU PARA A, SE APARECER PARA A, OCORRE A CRASE: II. SUBSTITUIR O A " POR PARA " OU PARA A, SE APARECER PARA A, OCORRE A CRASE:EXEMPLOS: CONTAREI UMA HISTÓRIA A VOCÊ. (CONTAREI UMA HISTÓRIA PARA VOCÊ.) CONTAREI UMA HISTÓRIA A VOCÊ. (CONTAREI UMA HISTÓRIA PARA VOCÊ.) FUI À HOLANDA. FUI À HOLANDA. (FUI PARA A HOLANDA) (FUI PARA A HOLANDA)

5 CRASE OBRIGATÓRIA III - SUBSTITUIR O VERBO "IR" PELO VERBO PELO VERBO "VOLTAR". SE APARECER A EXPRESSÃO VOLTAR DA, OCORRERÀ A CRASE. III - SUBSTITUIR O VERBO "IR" PELO VERBO PELO VERBO "VOLTAR". SE APARECER A EXPRESSÃO VOLTAR DA, OCORRERÀ A CRASE.EXEMPLOS: IREMOS A CURITIBA. (VOLTAREMOS DE CURITIBA) IREMOS A CURITIBA. (VOLTAREMOS DE CURITIBA) IREMOS À BAHIA. (VOLTAREMOS DA BAHIA) IREMOS À BAHIA. (VOLTAREMOS DA BAHIA)

6 NÃO OCORRE A CRASE I. ANTES DE VERBO: I. ANTES DE VERBO: EX.:VOLTAMOS A CONTEMPLAR A LUA. II. ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS: II. ANTES DE PALAVRAS MASCULINAS: EX.: GOSTO MUITO DE ANDAR A PÉ. EX.: PASSEAMOS A CAVALO. EX.: GOSTO MUITO DE ANDAR A PÉ. EX.: PASSEAMOS A CAVALO.

7 NÃO OCORRE A CRASE III. ANTES DE PRONOMES DE TRATAMENTO, EXCEÇÃO FEITA A SENHORA, SENHORITA E DONA: EX:. DIRIGIU-SE A V.SA. COM ASPEREZA EX:. DIRIGIU-SE À SRA. COM ASPEREZA. IV. ANTES DE PRONOMES EM GERAL: EX:. NÃO VOU A QUALQUER PARTE. EX:. FIZ ALUSÃO A ESTA ALUNA.

8 NÃO OCORRE A CRASE V. EM EXPRESSÕES FORMADAS POR PALAVRAS REPETIDAS: V. EM EXPRESSÕES FORMADAS POR PALAVRAS REPETIDAS: EX:. ESTAMOS FRENTE A FRENTE. EX:. ESTAMOS CARA A CARA. VI. QUANDO O "A" VEM ANTES DE UMA PALAVRA NO PLURAL: VI. QUANDO O "A" VEM ANTES DE UMA PALAVRA NO PLURAL: EX:. NÃO FALO A PESSOAS ESTRANHAS. EX:. RESTRIÇÃO AO CRÉDITO CAUSA O TEMOR A EMPRESÁRIOS. EX:. NÃO FALO A PESSOAS ESTRANHAS. EX:. RESTRIÇÃO AO CRÉDITO CAUSA O TEMOR A EMPRESÁRIOS.

9 CRASE FACULTATIVA I. ANTES DE NOME PRÓPRIO FEMININO: I. ANTES DE NOME PRÓPRIO FEMININO: EX.: REFIRO-ME À (A) JULINANA. EX.: REFIRO-ME À (A) JULINANA. II. ANTES DE PRONOME POSSESSIVO II. ANTES DE PRONOME POSSESSIVO FEMININO: EX.: DIRIJA-SE À (A) SUA FAZENDA. FEMININO: EX.: DIRIJA-SE À (A) SUA FAZENDA. III. DEPOIS DA PREPOSIÇÃO ATÉ: EX.: DIRIJA-SE ATÉ À (A) PORTA. III. DEPOIS DA PREPOSIÇÃO ATÉ: EX.: DIRIJA-SE ATÉ À (A) PORTA.

10 CASOS PARTICULARES 1. CASA 1. CASA Quando a palavra casa é empregada no sentido de lar e não vem determinada por nenhum adjunto adnominal, não ocorre a crase. Quando a palavra casa é empregada no sentido de lar e não vem determinada por nenhum adjunto adnominal, não ocorre a crase. Exemplos: Exemplos: Regressaram a casa para almoçar. Regressaram à casa de seus pais. Regressaram a casa para almoçar. Regressaram à casa de seus pais. 2. TERRA 2. TERRA Quando a palavra terra for utilizada para designar chão firme, não ocorre crase. Quando a palavra terra for utilizada para designar chão firme, não ocorre crase. Exemplos: Exemplos: Regressaram a terra depois de muitos dias. Regressaram à terra natal. Regressaram a terra depois de muitos dias. Regressaram à terra natal.

11 3. PRONOMES DEMONSTRATIVOS: AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELES, AQUILO. 3. PRONOMES DEMONSTRATIVOS: AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELES, AQUILO. SE O TEMPO QUE ANTECEDE UM DESSE PRONOMES DEMONSTRATIVOS REGER A PREPOSIÇÃO A, VAI OCORRER A CRASE. SE O TEMPO QUE ANTECEDE UM DESSE PRONOMES DEMONSTRATIVOS REGER A PREPOSIÇÃO A, VAI OCORRER A CRASE. EXEMPLOS: EXEMPLOS: ESTÁ É A NAÇÃO QUE ME REFIRO. (ESTE É O PAÍS A QUE ME REFIRO.) ESTÁ É A NAÇÃO QUE ME REFIRO. (ESTE É O PAÍS A QUE ME REFIRO.) ESTA É A NAÇÃO À QUAL ME REFIRO. (ESTE É O PAÍS AO QUAL ME REFIRO.) ESTA É A NAÇÃO À QUAL ME REFIRO. (ESTE É O PAÍS AO QUAL ME REFIRO.)

12 ESTAS SÃO AS FINALIDADES ÀS QUAIS SE DESTINA O PROJETO. (ESTES SÃO OS OBJETIVOS AOS QUAIS SE DESTINO O PROJETO.) ESTAS SÃO AS FINALIDADES ÀS QUAIS SE DESTINA O PROJETO. (ESTES SÃO OS OBJETIVOS AOS QUAIS SE DESTINO O PROJETO.) HOUVE UM SUGESTÃO ANTERIOR À QUE VOCÊ DEU. (HOUVE UM PALPITE ANTERIOR AO QUE VOCÊ ME DEU.) HOUVE UM SUGESTÃO ANTERIOR À QUE VOCÊ DEU. (HOUVE UM PALPITE ANTERIOR AO QUE VOCÊ ME DEU.)

13 OCORRE TAMBÉM A CRASE I. Na indicação do número de horas: Chegamos às nove horas. II. Na expressão à moda de, mesmo que a palavra moda venha oculta: Usam sapatos à (moda de) Luís XV. III. Nas expressões adverbiais femininas, exceto às de instrumento: Chegou à tarde (tempo). Falou à vontade (modo). IV. Nas locuções conjuntivas e prepositivas; à medida que, à força de...

14 OBSERVAÇÕES LEMBRE-SE QUE: LEMBRE-SE QUE: Há - indica tempo passado. Moramos aqui há seis anos Há - indica tempo passado. Moramos aqui há seis anos A - indica tempo futuro e distância. Daqui a dois meses, irei à fazenda. Moro a três quarteirões da escola A - indica tempo futuro e distância. Daqui a dois meses, irei à fazenda. Moro a três quarteirões da escola


Carregar ppt "CRASE ORIGEM DA PALAVRA : ORIGEM DA PALAVRA : CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO. CRÁSIS (DO GREGO) = MISTURA ; FUSÃO. NA LÍNGUA ORAL E ESCRITA, ESSA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google