A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crase Gramática e Texto - Rody. Conceito A (artigo) Aquele É uma fusão da preposição A + Aquela Aquilo A (demonstra.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crase Gramática e Texto - Rody. Conceito A (artigo) Aquele É uma fusão da preposição A + Aquela Aquilo A (demonstra.)"— Transcrição da apresentação:

1 Crase Gramática e Texto - Rody

2 Conceito A (artigo) Aquele É uma fusão da preposição A + Aquela Aquilo A (demonstra.)

3 Não me referi às pessoas ignorantes. A + AS = ÀS Ainda sou útil àquele ofício. A + AQUELE = ÀQUELE Não tenho admiração àquela música. A + AQUELA = ÀQUELA Fiz várias alusões àquilo. A + AQUILO = ÀQUILO A caneta que comprei é igual à que tens. A + A (demonstrativo) = À

4 Substituição 1.A por AO = À O pai dedicou a obra à filha. (AO FILHO) Sou favorável à prática esportiva. (AO EXERCÍCIO) Serei sempre atento à paisagem. (AO MEIO AMBIENTE )

5 A por PARA = A A por PARA A = À Todos se dirigiram a casa. (PARA) Naquela ocasião, dirigi-me à secretaria. (PARA A) Fomos a Recife. (PARA) Ao retornar à França, visitei um velho amigo. (PARA A) Quando voltei à Bahia, lembrei-me de tudo. (PARA A) Indo a Brasília, dirigi-me ao Congresso. (PARA)

6 Iniciando com os Verbos Chegar Retornar - vim de = A por VIR Voltar - vim da = À Ir Língua Portuguesa

7 Ao chegar à Brasília de JK, visitei o palácio. (vim da) Ao chegar a Brasília, dirigi-me ao palácio. (vim de) Ao chegar à fazenda, fui cavalgar. (vim da) Quando retornei à bela Recife, fiquei feliz. (vim da) Quando retornei a Recife, fiquei emocionado. (vim de) Quando retornei à diretoria, não vi o diretor. (vim da) Língua Portuguesa

8 Voltando à Fortaleza de Alencar, visitei Iracema. (vim da) Voltando a Fortaleza, visitei a praia de Iracema. (vim de) Ao voltar à praia, percebi o ocorrido. (vim da) Eu fui à antiga cidade. (vim da) Naquela ocasião, fomos à Roma de Nero. (vim da) Irei a Roma na próxima semana. (vim de) Língua Portuguesa

9 A Crase e os Demonstrativos Àquele = a esse Àquela = a essa Àquilo = a isso Fiz alusões àquele poeta. Refiro-me àquela senhora. Não mais obedeço àquilo.

10 A Crase e os Numerais Usa-se a crase -Antes de horas O congresso iniciará às quatorze horas. -Antes dos dias da semana Reunir-nos-emos às sextas-feiras. -Na omissão de palavras femininas Eu já revi essa apostila da página 1 à 40.

11 A Crase e os Numerais Não se usa a crase -Antes de horas De treze horas a dezesseis, estaremos aqui. -Antes dos dias da semana De segunda a sexta, não mais trabalharemos.

12 Não use a Crase Antes de 1. Pronomes Oblíquos Tônicos Nada entreguei a ela. 2. Pronome de Tratamento Não fique preocupado, pois direi tudo a você. 3. Pronome Indefinido Nunca obedeci a ninguém.

13 7. Palavras Masculinas Ninguém conseguirá chegar à cidade a pé.


Carregar ppt "Crase Gramática e Texto - Rody. Conceito A (artigo) Aquele É uma fusão da preposição A + Aquela Aquilo A (demonstra.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google