A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Recursos Humanos - Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos Língua Portuguesa e Redação: uma proposta de atualização e capacitação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Recursos Humanos - Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos Língua Portuguesa e Redação: uma proposta de atualização e capacitação."— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Recursos Humanos - Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos Língua Portuguesa e Redação: uma proposta de atualização e capacitação Profa. Gabriela Azeredo Santos Departamento de Recursos Humanos - Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos Língua Portuguesa e Redação: uma proposta de atualização e capacitação Profa. Gabriela Azeredo Santos CorreçãoExercícios Encontro 5 Encontro 5

2 1. Deram cinco horas no relógio. 2. Pode haver outras greves na semana que vem. 3. Não serei eu que farei a denúncia. 4. Por meio do teclado, transmitem-se ao papel os caracteres correspondentes. 5. Discordou-se das minhas sugestões. 6. Não é permitido que se estacionem carros sem cartão. 7. Pensou-se em várias soluções diferentes. 8. É importante que se evitem os erros do passado. 9. Não se ouviram murmúrios no salão de festas. 10. Jogos, passeios, festas, nada o distraía.

3 Em relação à frase "70% do corpo docente do Estado ganha menos de R$ 500,00" Em relação à frase "70% do corpo docente do Estado ganha menos de R$ 500,00" 1. Quanto à concordância verbal, ela está:certa 2. Se o verbo "ganhar" estivesse no plural (ganham), a frase, quanto à concordância verbal, ficaria: certa 3. Se, antes do número percentual, fosse colocado o pronome demonstrativo "esses", o verbo "ganhar" não sofreria mudança alguma: errado 4. Se, antes do número percentual, fosse colocada a expressão "mais de", o verbo "ganhar" não sofreria mudança alguma: errado 5. Se, no lugar de "70", fosse colocado "1", o verbo "ganhar" não sofreria mudança alguma: certo 6. Se, no lugar de "corpo docente", fosse colocado "professores", o verbo "ganhar" não sofreria mudança alguma: errado

4 As frases estão certas ou erradas? Preste atenção quanto ao uso de crase As frases estão certas ou erradas? Preste atenção quanto ao uso de crase Jacqueline prefere recorrer as bênçãos do vigário da vila. Errada Jacqueline prefere recorrer as bênçãos do vigário da vila. Errada Eu estava à toa na vida, quando Maria do Carmo chegou. Certa Eu estava à toa na vida, quando Maria do Carmo chegou. Certa Postou-se ao lado de Pedro, à espera de uma oportunidade para prosear. Certa Postou-se ao lado de Pedro, à espera de uma oportunidade para prosear. Certa A medida que iam conversando, o sono incomodava Ione. Errada A medida que iam conversando, o sono incomodava Ione. Errada O jogo começará as 21h. Errada O jogo começará as 21h. Errada Comemos arroz à grega hoje. Certa Comemos arroz à grega hoje. Certa Fui à Brasília no verão do ano passado. Errada Fui à Brasília no verão do ano passado. Errada Assisti à um show do U2 na Irlanda. Errada Assisti à um show do U2 na Irlanda. Errada Levou Lílian a casa da irmã. Errada Levou Lílian a casa da irmã. Errada Estarei esperando-a em casa após às 14h. Errada Estarei esperando-a em casa após às 14h. Errada Eu não me referi a sua namorada... Certa (mas...) Eu não me referi a sua namorada... Certa (mas...)...mas me referi aquela garota que lá está. Errada...mas me referi aquela garota que lá está. Errada

5 Cheguei à casa ao meio-dia. A frase está Errada; o certo é "Cheguei a casa...", pois a palavra "casa" não está especificada Cheguei à casa de Luciana ao meio-dia. A frase está Certa, pois a palavra "casa" está especificada. Quando chegaram a terra, os marinheiros festejaram o retorno ao lar. A frase está Certa, pois a palavra "terra" significa "chão firme, solo" e não está especificada A reação que você teve foi análoga a que tive quando a encontrei. A frase está Errada; o certo é "... foi análoga à que tive...", pois há a fusão da preposição "a" com o pronome demonstrativo "a", idêntico ao pronome "aquela" Não obedeço a regras absurdas. A frase está Certa, pois não ocorre crase com o "a" no singular diante de palavra no plural O detetive seguia a mulher à distância. A frase está Errada; o certo é "...seguia a mulher a distância", pois só ocorrerá crase diante da palavra "distância" quando ela estiver especificada As pessoas as quais já paguei o salário podem retirar-se agora. A frase está Errada; o certo é "As pessoas às quais já paguei o salário...", pois o verbo "pagar" exige a preposição "a" A frase está Errada; o certo é "As pessoas às quais já paguei o salário...", pois o verbo "pagar" exige a preposição "a" A conjugação do verbo aderir é idêntica à do verbo preferir. A frase está Certa, pois há a fusão da preposição "a" com o pronome demonstrativo "a", idêntico ao pronome aquela·. A frase está Certa, pois há a fusão da preposição "a" com o pronome demonstrativo "a", idêntico ao pronome aquela·.


Carregar ppt "Departamento de Recursos Humanos - Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos Língua Portuguesa e Redação: uma proposta de atualização e capacitação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google