A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Correspondência Oficial Correspondência Oficial (4ª parte)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Correspondência Oficial Correspondência Oficial (4ª parte)"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Correspondência Oficial Correspondência Oficial (4ª parte)

2 : Curso de Correspondência Oficial Instrutoria: Maria Beatriz Bastos Cardoso Câmara

3 Tópicos de Redação Oficial

4 Grafia de Datas e Horas

5 Datas Existem três possibilidades para abreviar a grafia de datas: com traço: com barra: 12/11/2002 com ponto:

6 Observações: Os números cardinais devem ser escritos sem ponto ou espaço entre o milhar e a centena: 1999 (e não 1.999); 2002 (e não 2.002). O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 12/11/02. - O primeiro dia do mês deve ser escrito assim: 1º (e não 1). Exemplo: 1º/5/02 ou 1º/05/02.

7 Observações: O emprego de zero antes do dia ou do mês formado de um só algarismo não é de rigor: 02/02/99 ou 2/2/99.

8 Horas Hora redonda: 8 horas; 9 horas; ou 8h; 9h (sem "s" e sem ponto depois de "h"). Hora quebrada: 8h30min; 9h43min, etc. (sem dar espaços entre os elementos e sem usar ponto depois de "h" e "min").

9 Horas 1. A grafia com dois pontos, como em 08:00 09:00 10:05 13:20 é usada em áreas específicas, como em anotações de programação com horários em sequência, de passagens, competições, agendas, horários anunciados pela televisão.

10 Dias, horas, crase e paralelismo Escreva assim: De segunda a sexta-feira De terça a quinta-feira ou Da segunda à sexta-feira Da terça à quinta-feira

11 Dias, horas, crase e paralelismo Escreva assim: De 9h a 11h De 8h30min a 11h30min ou Das 9h às 11h Das 8h30min às 11h30min

12 Expressão ex oficio Ex officio: de ofício; Por dever de ofício; 1.Por obrigação e regimento; por dever do cargo. 2.Diz-se do ato oficial que se realiza sem provocação das partes.

13 anexo/em anexo O adjetivo anexo concorda em gênero e número com o substantivo ao qual se refere: Encaminho as minutas anexas. Dirigimos os anexos dos projetos à Chefia. A locução adverbial em anexo, como é próprio aos advérbios, é invariável: Encaminho as minutas em anexo. Em anexo, remetemos os relatórios à Chefia. Empregue também: conjuntamente, juntamente com.

14 através de/por intermédio de Através de quer dizer de lado a lado, por entre: A viagem incluía deslocamentos através de boa parte da floresta. Evite o emprego com o sentido de meio ou instrumento; nesse caso empregue: por intermédio, por, mediante, por meio de, segundo, servindo-se de, valendo-se de: O projeto foi apresentado por intermédio do Departamento. O assunto deve ser regulado por meio de decreto. A comissão foi criada mediante portaria do Ministro de Estado.

15 ao nível de/em nível (de) A locução ao nível tem o sentido de à mesma altura de: Fortaleza localiza-se ao nível do mar. Evite seu uso com o sentido de em nível, com relação a, no que se refere a. Em nível significa nessa instância: A decisão foi tomada em nível ministerial; Em nível político, será difícil chegar-se ao consenso. A nível (de) constitui modismo que é melhor evitar.

16 bem como Evite repetir; alterne com: e, como (também), igualmente, da mesma forma.

17 causar Evite repetir. Use também originar, motivar, provocar, produzir, gerar, levar a, criar.

18 dado/visto/haja vista Os particípios dado e visto têm valor passivo e concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem: Dados o interesse e o esforço demonstrados, optou-se pela permanência do servidor em sua função; Dadas as circunstâncias... Vistas as provas apresentadas, não houve mais hesitação no encaminhamento do inquérito. Já a expressão haja vista, com o sentido de uma vez que ou seja considerado, veja-se, é invariável: O servidor tem qualidades, haja vista o interesse e o esforço demonstrados.

19 detalhar Evite repetir; alterne com pormenorizar, delinear,

20 devido a Evite repetir; utilize em virtude de, por causa de, em razão de, graças a, provocado por.

21 informar Alterne com: comunicar, avisar, noticiar, participar, inteirar, cientificar, instruir, confirmar, levar ao conhecimento, dar conhecimento.

22 no sentido de Empregue também: com vistas a, a fim de, com o fito (objetivo, intuito, fim) de, com a finalidade de, tendo em vista, tendo por fim.

23 operacionalizar Neologismo verbal de que se tem abusado. Prefira: realizar, fazer, executar, levar a cabo ou a efeito, pôr em obra, praticar, cumprir, desempenhar, produzir, efetuar, construir, compor, estabelecer.

24 relativo a Empregue também: referente a, concernente a, tocante a, atinente a, pertencente a, que diz respeito a, que trata de, que respeita.


Carregar ppt "Curso de Correspondência Oficial Correspondência Oficial (4ª parte)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google