A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estatística – Aula 04 IMES – Fafica Cursos de Licenciaturas Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estatística – Aula 04 IMES – Fafica Cursos de Licenciaturas Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 Estatística – Aula 04 IMES – Fafica Cursos de Licenciaturas Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 Medidas de posição X Medidas de dispersão A análise dos dados coletados pode ser feita sob vários aspectos como posição e dispersão, por medidas que procuram representar todo o conjunto de dados. Representando o conjunto de dados na reta real, cada um desses dados fica associado a um único ponto ou posição nesta reta, obtendo-se assim um conjunto de posições ocupadas por estes dados. Notaf 4,05 5,03 6,02 7,03 8,02 9,010 Total25

3 Medidas de tendência central É possível determinar no conjunto das posições uma única posição que represente o conjunto de dados satisfatoriamente. Esta posição única ocupa um lugar mais ou menos central no conjunto de posições, pois neste local tendem a concentrar mais dados. O valor associado a esta posição representativa do conjunto de dados chama-se medida de tendência central ou medida de dispersão.

4 Principais medidas de tendência central As principais medidas de tendência central são: média, mediana e moda. Outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a própria mediana, os quartis, os percentis. Mediana Trata-se da separatriz mais conhecida. A mediana é um valor da série de dados que subdivide a mesma em dois grupos com a mesma quantidade de elementos. É indicada para organizar os dados em grupos idênticos para a tomada de conclusões numa pesquisa acadêmica. Mediana Trata-se da separatriz mais conhecida. A mediana é um valor da série de dados que subdivide a mesma em dois grupos com a mesma quantidade de elementos. É indicada para organizar os dados em grupos idênticos para a tomada de conclusões numa pesquisa acadêmica. Moda Trata-se do valor que mais aparece numa série de dados. A moda é indicada para concluir sobre a importância de um determinado dado numa pesquisa acadêmica. Moda Trata-se do valor que mais aparece numa série de dados. A moda é indicada para concluir sobre a importância de um determinado dado numa pesquisa acadêmica.

5 Média

6 Média aritmética (simples) Igualando as expressões temos:

7 Exemplo de média aritmética (simples) Exemplo O peso líquido drenado, em gramas, de 5 recipientes são: 195, 197, 200, 201 e 202. Determine o peso líquido médio desses recipientes.

8 Média aritmética (ponderada) A média aritmética ponderada é calculada somando-se os produtos de cada variável pelo seus respectivos pesos e dividindo a seguir o resultado pela soma dos pesos. Exemplo A tabela abaixo indica a idade de um grupo de 35 crianças. Determine a média etária desse grupo. IdadeNº de crianças

9 Para Refletir 1)Qual a principal diferença entre uma medida de tendência central e uma medida de dispersão? 2)Por quê as medidas de posição recebem este nome? 3)O que você entende por medida de tendência central? 4)Quais são as principais medidas de tendência central? 5)Caracterize média, mediana e moda. 6)Qual a principal característica da média? 7)Quais são os tipos de média que existem? 8)Diferencie média aritmética simples de média aritmética ponderada.


Carregar ppt "Estatística – Aula 04 IMES – Fafica Cursos de Licenciaturas Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google